Acadêmica do curso de Enfermagem da UFSM-PM irá representar Palmeira das Missões na 17º Conferência Nacional de Saúde a ser realizada de 02 a 05 de julho em Brasília

Sandra Vanusa dos Reis da Silva, do 6º semestre do curso de Enfermagem, foi eleita na 9ª Conferência Estadual de Saúde para representar o segmento usuários do município de Palmeira das Missões na 17º Conferência Nacional de Saúde

A acadêmica Sandra Vanusa dos Reis da Silva, do 6º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, participou, nos dias 15, 16 e 17 de maio, em Porto Alegre, da 9º Conferência Estadual de Saúde. Na ocasião, a estudante foi eleita para representar o segmento usuários do município de Palmeira das Missões na 17º Conferência Nacional de Saúde, que irá ser realizada em Brasília, de 02 a 05 de julho de 2023.

Para a acadêmica, representar o município em um evento desta magnitude é motivo de muito orgulho. “Quando entramos na universidade, principalmente em um curso da área da saúde, nem imaginamos o mundo de oportunidades que temos tanto de participar de projetos quanto de eventos. E uma dessas oportunidades foi de ter participado das pré-conferências e da 10ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no município de Palmeira das Missões, e, em seguida, da 9º Conferência Estadual de Saúde. Participar das conferências e representar o segmento usuários da minha Terra Natal é um orgulho e uma grande responsabilidade, pois é uma oportunidade para o fortalecimento do SUS, por meio da participação social”, declara a aluna.

O tema da 17º Conferência Nacional de Saúde, este ano, será “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia” e busca reforçar a garantia da igualdade e direito à saúde para cada brasileiro. “Em 1988, juntamente com a constituição, foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), que é fruto de uma luta social pela redemocratização do Estado brasileiro. Hoje, mais do que nunca, devemos lutar por ele, não se esquecendo dos princípios que o regem (universalidade, integralidade, equidade, descentralização e controle social) e que, sem eles, é impossível termos um SUS gratuito e de qualidade para todos”, afirma a estudante.

O coordenador do curso de Enfermagem da UFSM-PM, professor Leonardo Bigolin Jantsch, reforça a importância da inserção acadêmica nesses espaços democráticos e de direito constitucional, que fortalece especialmente a formação acadêmica dentro da enfermagem. “Incentivar os discentes a ocuparem esses espaços representativos, ainda no processo formativo, é responsabilidade nossa enquanto instituição de ensino, além de compromisso social e de garantia constitucional”, reforça o docente.

A acadêmica Sandra Vanusa, finaliza agradecendo a todos que, de uma forma ou outra, estiveram envolvidos na luta por um SUS cada vez melhor. “Foi dentro da universidade que pude realmente conhecer o nosso SUS, seu papel social para a nossa comunidade e para tantos outros municípios brasileiros”, finaliza.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM