Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Alunos da UFSM-PM participam de evento na Universidad Nacional de Asunción (UNA) em Assunção no Paraguai

Alunos da UFSM representando a universidade no Evento que ocorreu em Assunção no Paraguai.

Na última semana nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2023, ocorreu a 30ª Jornada de Jóvenes Investigadores (JJI) e o encontro anual da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM) na Universidad Nacional de Asunción (UNA) em Assunção no Paraguai, onde abrangeu instituições de ensino superior de seis países: Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia. O evento contou com a participação de representantes de diversas universidades membros da AUGM, incluindo a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que se fez presente com uma delegação de 18 alunos, sendo 3 deles do campus de Palmeira das Missões, o evento foi dividido em eixos temáticos. Ao todo, foram quatro eixos centrais: “Interdisciplinar”, “Ciências Humanas”, “Ciências Exatas” e “Ciências da Vida”, abrangendo outras 30 temáticas de interesse acadêmico.

Um dos principais focos da participação da UFSM neste evento foi apresentar o projeto do “Escritório Local de Inovação Rio da Várzea (ELI-RV)”, que tem como objetivo melhorar o desenvolvimento regional nos 20 municípios da região do COREDE Rio da Várzea. Esse projeto opera sob a premissa da quádrupla hélice de inovação, envolvendo a colaboração da UFSM, COREDE (Conselho Regional de Desenvolvimento) Rio da Várzea (RV), Sicredi Raízes, Sicredi Região da Produção, Sicredi Conexão, Insight Academy e a sociedade civil. O ELI-RV visa promover o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento regional nos 20 municípios que compõem o COREDE Rio da Várzea. Participar de um evento fora do país é uma oportunidade única de divulgar a importância do projeto ELI-RV e buscar a articulação das ações de desenvolvimento regional.

Aluno do Curso de Administração Diurno participa de congresso em Assunção no Paraguai

O representante do projeto ELI-RV que participou da Jornada de Jóvenes Investigadores na UNA, Thiago Budó, aluno do curso de Administração Diurno do campus, ressaltou “Fiquei muito contente de poder participar de um evento desse, conhecer outro país, e ter a oportunidade de representar a UFSM-PM e o ELI-RV na divulgação deste projeto muito importante para o desenvolvimento da nossa região”. O professor Nelson Guilherme Machado Pinto, do Departamento de Administração, e orientador do trabalho complementa: “A inovação é um processo que pressupõe colaboração e trocas de conhecimento. Enquanto grupo de pesquisa, quando escolhemos trilhar essa jornada nos apoiamos em parceiros que possibilitaram esse momento acontecer. O COREDE Rio da Várzea, as regionais da Sicredi e a Insight são parceiros relevantes para continuarmos esse caminho juntos. Vale destacar que esse projeto sempre contou com o apoio e incentivo das Coordenações dos Cursos de Administração do campus de Palmeira das Missões bem como do Departamento de Administração.”

Essa participação ativa da UFSM na Jornada de Jóvenes Investigadores reforça o compromisso da universidade com o desenvolvimento regional e a promoção da inovação. Os resultados e experiências compartilhados no evento certamente contribuíram para fortalecer a rede de colaboração entre as universidades e impulsionar ainda mais o projeto ELI-RV e suas ações em prol do desenvolvimento na região do Rio da Várzea.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM