Docente do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade é contemplada em edital do CNPq/DECIT/SECTICS/MS

Ao final de 2023, foi publicado resultado da Chamada N21/2023 – Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva que tem financiamento do Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, do Ministério da Saúde (Decit/SECTICS/MS), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A docente e pesquisadora do NEPESC e do PPGSR Marta Cocco da Costa teve o projeto aprovado intitulado: “SITUAÇÖES DE VULNERABILIDADE E VIOLÊNCIA VIVENCIADAS POR MULHERES COM DEFICIÊNCIAS EM CONTEXTO RURAL: (in)visibilidade, aproximações e tecnologias educativas para o cuidado“.

Conforme a docente, a proposta é interdisciplinar, interinstitucional e internacional e busca analisar as situações de vulnerabilidade e violência vivenciadas por mulheres com deficiências, em diferentes contextos rurais do Brasil visando a implementação de tecnologias educativas para instrumentalização de gestores/profissionais que atuam no contexto rural e a sensibilização da população rural quanto ao tema. Com isso, a proposta será desenvolvida nas 5 regiões do Brasil e em Portugal. No Brasil será: Região Sul (Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul e Norte do Paraná); Região Sudeste (Região Sul do Rio de Janeiro); Região Centro-Oeste (Região leste do Mato Grosso); Região Nordeste (Recôncavo Baiano e Semiárido de Sergipe); Região Norte (Região Estuarina do Litoral do Pará). A Base Geográfica em Portugal, compreenderá a Região Centro-Norte.

A proposta foi contemplada com valor aproximado de R$ 360.000,00 e visa contribuir na produção de conhecimentos e de produtos voltados a tecnologia do cuidado, com vistas a promover o aperfeiçoamento do sistema de saúde, no planejamento de políticas públicas voltadas às diversas formas de violências vivenciadas pelas mulheres com deficiências que vivem na área rural e na construção de linhas de cuidado. Bem como, na consolidação de um Sistema Único de Saúde inclusivo, acolhedor e resolutivo a estas mulheres, na perspectiva da violência enquanto problema social que envolve agredidos, agressores, domicílios e espaços territoriais sociais.

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES

Universidade Federal de Santa Maria (executora) – Campus Palmeira das Missões (PM)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Estadual do Norte do Paraná

Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-ENSP/FIOCRUZ

Universidade Federal de Mato Grosso

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Universidade Federal de Sergipe; Universidade Federal Rural da Amazônia

Universidade Nova de Lisboa/Portugal.

EQUIPE EXECUTORA

Coordenadora: Dra. Marta Cocco da Costa (NEPESC/UFSM)

Dra. Jaqueline Arboit (NEPESC/UFSM)

Dra. Alice do Carmo Jahn (NEPESC/UFSM)

Dra. Ethel Bastos da Silva (NEPESC/UFSM)

Dra. Adriane Cervi Blümke (NEPESC/UFSM)

Carmem Layana Jadischke Bandeira (NEPESC/UFSM)

Silvana Teresa Neitzke Wollmann (NEPESC/UFSM)

Fabiane Debastiani (NEPESC/UFSM)

Prinstainá dos Santos Rocha (NEPESC/UFSM)

Maiara Florencio Loronha (NEPESC/UFSM)

Gabrieli Rieffel Machado (NEPESC/UFSM)

Bianca Rubiane Grosz (NEPESC/UFSM)

Dra. Letícia Becker Vieira (GEMBE/UFRGS)

Dra. Liana Wernersbach Pinto (CLAVES/ENSP/FIOCRUZ-RJ)

Dra. Vera Lucia Marques da Silva (CLAVES/ENSP/FIOCRUZ- RJ)

Luciane Stochero (CLAVES/ENSP/FIOCRUZ-RJ)

Dra. Emiliana Cristina Melo (GESAT/UENP)

Dr. Alessandro Rolim Scholze (GESAT/UENP)

Dra. Maria Asenate Conceição Franco (GPSSENGÊ/IFB)

Lays Conceição Franco Fon (GPSSENGÊ/IFB)

Dra. Josilene Dália Alves (EPIGEO- Araguaia)

Dra. Pamela Roberta de Oliveira (EPIGEO- Araguaia)

Andréa Arraz Pessoa (EPIGEO- Araguaia)

Dra. Patrícia Rosalba Salvador Moura Costa (Grupo de Pesquisa Gênero e Sexualidade/UFS)

Dra. Ruth Helena Cristo Almeida (GERAM/UPRA)

Carolina da Silva Gonçalves (GERAM/UPRA)

Dr. Manuel Lisboa (ONVG/Portugal)

Dra. Dalila Cerejo (ONVG/Portugal)

Dra. Ana Lúcia Teixeira (ONVG/Portugal)

Dra. Rosário Rosa (ONVG/Portugal).