Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Vestibular da UFSM foi realizado no último final de semana: campus de Palmeira das Missões recebeu candidatos de várias cidades da região e de outros estados



O campus de Palmeira das Missões recebeu cerca de 600 candidatos inscritos no Vestibular da UFSM e Processo Seletivo Seriado (PSS1)

Com caneta na mão e coração esperançoso, estudantes deixavam os prédios onde prestaram o Vestibular da UFSM. A prova encerrou às 18he 30min do último domingo (14). Durante os dois dias, os alunos realizaram 120 questões de linguagens, literatura, artes integradas, educação física e tecnologias. Além disso, no domingo, os vestibulandos também realizaram a prova de redação, que teve como gênero textual a Carta Aberta

Neste ano, o tema foi: “O uso de elementos culturais fora do contexto original é uma forma de desrespeito ou de valorização do grupo de origem e da sua cultura?”. Os vestibulandos deveriam redigir uma carta aberta destinada à Ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Para o professor de redação de um cursinho pré-vestibular, Mateus Klesener, o candidato já estava esperando pelo gênero textual solicitado. “Esse gênero requer atenção do candidato. Ele precisa estar atento porque exige uma interlocução. Foi exigido um destinatário específico, uma autoridade, em que o candidato, no momento da escrita, precisa usar uma linguagem adequada”, explica.  

Avaliação do Processo Seletivo 

Com índice de abstenção baixo, poucas intercorrências e tranquilidade para a realização das provas tanto do Vestibular quanto do Processo Seletivo Seriado, a avaliação da gestão da UFSM é que o fim de semana foi de muito sucesso. “Esse momento é de muita alegria e agradecimento para todos que trabalharam para que o Vestibular e o PSS acontecessem. O vestibular e a Universidade não estão isolados, trabalhamos juntos com a comunidade. Esse momento é histórico. É a Universidade voltando a ser protagonista nesse processo”, afirma o reitor da UFSM, Luciano Schuch.

A gestão da UFSM já está avaliando quando será realizado o próximo vestibular, mas antecipou que há grandes chances de acontecer no mesmo período do ano.

Relatório de dados do Vestibular e PSS

Um relatório divulgado pela Pró-Reitoria de Graduação da UFSM traz informações detalhadas sobre o Vestibular e o Processo Seletivo Seriado (PSS). No documento é possível encontrar informações sobre os cursos mais concorridos, número de inscritos por cidade de realização da prova, sexo, abstenção geral e por cidade, além do estado em que os inscritos residem. 

De acordo com as informações apresentadas, mulheres eram mais de 60% das candidatas em ambos os processos seletivos. Além disso, a grande maioria dos inscritos são residentes do Rio Grande do Sul.

Provas e gabaritos do Vestibular e do PSS 1

Provas e gabaritos do Vestibular 2024 

Prova e gabarito do PSS 1

 

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Com informações do site da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-8194

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes