Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Edital de vagas complementares oferece 240 vagas em todos os cursos de graduação da UFSM campus Palmeira das Missões



Interessados em realizar algum curso de graduação na UFSM-PM devem se inscrever até o dia 14 de março no site ufsm.br/prograd.

A Universidade Federal de Santa Maria está com inscrições abertas ao Edital de Vagas Complementares 2024. Ao todo, são 1.884 vagas distribuídas em 99 cursos presenciais de graduação, ofertados no campus sede em Santa Maria e nos campi descentralizados de Frederico Westphalen, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões. No campus de Palmeira das Missões são, ao total, 240 vagas distribuídas nos cursos de Administração Diurno, Administração Noturno, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Enfermagem, Nutrição e Zootecnia.

As vagas são destinadas a quem realizou algum Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) completo entre os anos de 2019 e 2023. O sistema vai considerar automaticamente o ano de maior pontuação, caso a pessoa tenha participado de mais de uma edição do ENEM. É necessário também ter obtido um mínimo de 300 pontos na prova de Redação do ENEM, no ano adotado.

As inscrições gratuitas no Edital de Vagas Complementares estarão abertas até o dia 14 de março (quinta-feira) no site ufsm.br/prograd.

É possível realizar apenas uma única inscrição. Caso a pessoa tenha se inscrito mais de uma vez, somente a última inscrição será homologada.

Antes de realizar a inscrição, as pessoas interessadas devem ler as orientações do Edital, pois é de sua responsabilidade o correto fornecimento de informações, entre elas o e-mail para contato da UFSM.

Os candidatos deverão preencher com cuidado o Questionário Socioeconômico no momento da inscrição, pois suas informações sociais (renda, cor/raça,  opção por cota para quilombola ou pessoa com deficiência) serão usadas para enquadramento em cota.

Após o preenchimento do Formulário de Inscrição, deve-se clicar em “Enviar ficha de inscrição por e-mail” para receber os dados informados.

Com o Número Único de Consulta, disponível na ficha de inscrição, é possível verificar a situação da inscrição através do Portal, na aba “Minhas Inscrições – Pesquisar Inscrição”.

Cronograma

No dia 15 de março, será publicada a Lista de Pessoas Classificadas, junto ao Edital 032/2024.

Após a publicação da lista, as pessoas classificadas deverão realizar a Habilitação e Confirmação de Vaga, até o dia 18 de março.

Elas deverão acessar oPortal de Confirmação de Vaga e Habilitação, selecionando o concurso “Vagas Complementares UFSM 2024”, informando apenas seu CPF e Data de Nascimento (sem necessidade de número de inscrição) e inserindo sua documentação digitalizada.

No dia 19 de março, será divulgado ocronograma de webconferências obrigatórias junto ao Edital, para pessoas que forem classificadas nas cotas para quilombolas, pessoas pretas, pardas ou indígenas e pessoas com deficiência (códigos LB_PPI, LI_PPI, LB_PCD, LI_PCD, LB_Q e LI_Q).

As webconferências, via Google Meet, serão realizadas nos dias 19 e 20 de março.

Após a solicitação de confirmação de vaga (e webconferência, se a cota exigir), todas as pessoas que enviaram sua documentação receberão e-mail da UFSM informando:

a) o deferimento da vaga, com número de matrícula e instruções de primeiro acesso ao Portal Estudantil, onde constarão as disciplinas do semestre, no link “Minhas Turmas”. Outras informações poderão ser obtidas com a Coordenação ou Secretaria do curso, em ufsm.br/graduacao; ou  

b) o indeferimento da vaga, caso haja alguma inconsistência nas documentações ou informações prestadas. Após o envio do email pela UFSM, o(a) candidato(a) terá 72 horas para novo acesso ao Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação, para complementar ou corrigir documentos ou informações via recurso.

Como não há prazo fixo para envio do email de deferimento ou indeferimento, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) recomenda às pessoas que confirmarem vaga que monitorem diariamente sua caixa de email, inclusive spam e lixo eletrônico, até o recebimento da mensagem.

Edital 032/2024, com o Quadro de Vagas, a documentação geral e específica exigida paras as cotas, além de orientações e link para inscrição, está disponível no site ufsm.br/prograd

Dúvidas podem ser encaminhadas ao Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos, pelo e-mail falecom@nisa.ufsm.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-8274

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes