
Nos dias 03 e 05 de setembro tiveram início, em Palmeira das Missões, as primeiras turmas do Programa Progredir, uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, e a administração municipal. Foram abertos os cursos de Microempreendedorismo Individual (MEI) e de Meliponicultura, voltados à qualificação profissional e à inclusão socioeconômica.
O início das atividades contou com uma recepção organizada pela equipe do Progredir/UFSM-PM, representada pela professora Adriane Cervi Blümke, responsável pelo Programa, juntamente com os técnico-administrativos em educação (TAEs) Miguel Arboitte e Suelen Martinelli. Também participaram da abertura o diretor do campus, professor Adriano Lago, o secretário municipal de Assistência Social, Davi Piovesan, acompanhado da assistente social Tanise Malheiros e da psicóloga Kelin Gerlach.
O momento contou ainda com a presença do prefeito em exercício, Regis Lorenzoni, e dos docentes e TAEs que conduzirão as formações: Nelson Guilherme Machado Pinto e Gabriel Nunes de Oliveira, responsáveis pelo curso de MEI, e Luiz Pucci e o TAE Danillo Freitas da Silva, responsáveis pelo curso de Meliponicultura.
O Programa Progredir é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFSM (PRE), por meio da Coordenadoria de Cidadania e da Incubadora Social, integrando as ações do Hub de Inovação Social. Seu objetivo é promover cursos de capacitação ministrados por docentes e TAEs da UFSM, destinados a pessoas inscritas no Cadastro Único, fortalecendo a inclusão socioeconômica e produtiva e contribuindo com o desenvolvimento regional.
Divisão de Divulgação Institucional da UFSM-PM