Foram prorrogadas até o dia 24 de novembro as inscrições para o Vestibular e o Processo Seletivo Seriado (PSS) da UFSM. Ambos os processos seletivos são para ingresso em cursos de graduação com início em 2026. Pelo Vestibular, são oferecidas 1.707 vagas e, pelo PSS, são 2.003 vagas disponíveis, distribuídas entre os quatro campi da instituição: Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.
Vestibular – O processo seletivo será composto por uma prova com 120 questões objetivas e uma redação, e ocorrerá nos dias 10 e 11 de janeiro de 2026 em seis cidades: Cachoeira do Sul, Curitiba, Florianópolis, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Santa Maria. As provas ocorrerão no turno da tarde do dia 10 de janeiro e nos turnos da manhã e tarde do dia 11 de janeiro.
Distribuição das vagas por campus
As vagas estão distribuídas da seguinte forma:
- Campus de Santa Maria: 1.344 vagas (1.217 vagas pelo Sistema de Cotas e Ampla Concorrência e 127 vagas suplementares).
- Campus de Cachoeira do Sul: 120 vagas (114 pelo Sistema de Cotas e Ampla Concorrência e 6 vagas suplementares).
- Campus de Frederico Westphalen: 119 vagas (92 pelo Sistema de Cotas e Ampla Concorrência e 27 vagas suplementares).
- Campus de Palmeira das Missões: 124 vagas (108 pelo Sistema de Cotas e Ampla Concorrência e 16 vagas suplementares).
Processo Seletivo Seriado – O PSS é composto por provas aplicadas ao final de cada ano do ensino médio, com conteúdo correspondente à série cursada. Em 2026, a UFSM disponibiliza 2.003 vagas para candidatos que estiverem aptos a realizar a terceira e última etapa do processo: o PSS3. As vagas estão distribuídas entre os campi de Santa Maria (1.610), Cachoeira do Sul (160), Frederico Westphalen (132) e Palmeira das Missões (101).
As provas ocorrerão nos dias 10 e 11 de janeiro de 2026, em 12 cidades: Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana. A inscrição deve ser feita anualmente, sempre correspondente ao ano escolar em que o estudante está matriculado.
Etapas e estrutura das provas
Cada uma das três etapas tem estrutura própria:
PSS1 (1º ano): prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha.
PSS2 (2º ano): prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha. O candidato deve ter realizado o PSS1 no ano anterior.
PSS3 (3º ano): prova objetiva com 40 questões, mais a prova de redação. O candidato deve ter participado do PSS2 e escolherá, neste momento, o curso para o qual deseja concorrer.
O PSS3 é o único que resulta em ingresso na universidade, mas a participação contínua nas etapas anteriores é obrigatória para sua validação.
Inscrições – As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, nas páginas do Vestibular e PSS até as 23h59min do dia 24 de novembro.
Para acessar o sistema de inscrição (Painel do Candidato), é necessário possuir uma conta no sistema de login único do Governo Federal (portal Gov.br). O passo a passo para a criação da conta está disponível nas páginas dos concursos.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00 para o Vestibular e de R$ 60,00 para o PSS, e pode ser pago até 26 de novembro, via boleto bancário ou PIX.
Para informações detalhadas sobre os processo seletivos, incluindo estruturas do Vestibular e PSS, cursos, vagas, sistema de cotas, isenção da taxa de inscrição, conteúdo das provas e outras orientações, os interessados devem consultar os editais Nº 049/2025 (do Vestibular) e Nº 50/2025 (do PSS).