A série de depoimentos “Vozes de uma história” tem como objetivo registrar e compartilhar memórias, trajetórias e percepções de pessoas que fizeram parte da história do campus de Palmeira das Missões ao longo de seus 20 anos, valorizando as contribuições da comunidade acadêmica e evidenciando o impacto da UFSM-PM na formação de profissionais, na produção de conhecimento e no desenvolvimento regional.
A iniciativa faz parte das ações alusivas ao aniversário do campus e é produzida pela Divisão de Divulgação Institucional da UFSM-PM com apoio da Direção do campus.
Os fatos serão divulgados ao longo do ano.

1º DEPOIMENTO
Professor Adriano Lago, Diretor do campus da UFSM-PM
Ao celebrarmos os 20 anos da Universidade Federal de Santa Maria em Palmeira das Missões, somos tomados por um profundo sentimento de gratidão. Este é um momento de reconhecer e agradecer a todas as pessoas e instituições que acreditaram e contribuíram para a construção desse projeto: uma universidade pública, gratuita e de qualidade no município e na região.
Esse sonho, que começou a se concretizar em 2005 e teve início de suas atividades em 16 de outubro de 2006, foi resultado do esforço coletivo da comunidade acadêmica, dos movimentos sociais, das gestões institucionais e municipais, além de lideranças regionais que se mobilizaram junto ao governo federal para tornar essa realidade possível.
Ao longo dessas duas décadas, também nos acompanha o sentimento de dever cumprido. O campus de Palmeira das Missões consolidou-se como um importante espaço de formação, oferecendo, atualmente, sete cursos de graduação, cursos de especialização, dois cursos de mestrado, um curso de doutorado e, também, oportunidade de pós-doutorado. Trata-se de um ambiente acadêmico completo, comprometido com a excelência no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação.
Nesses 20 anos de atuação, já formamos mais de 3 mil profissionais, impactando positivamente a sociedade por meio de suas atuações em diferentes áreas. São trajetórias que evidenciam o papel transformador da universidade na vida das pessoas e no desenvolvimento regional.
Ao mesmo tempo, seguimos motivados por novos desafios. Com um jovem campus, em uma jovem universidade, mantemos o compromisso com o crescimento contínuo, com o fortalecimento institucional e com o engajamento da comunidade. O olhar está voltado para o futuro, para que, nos próximos anos, possamos continuar crescendo e consolidando a UFSM Palmeira das Missões como um campus cada vez mais forte e relevante.
É com esses sentimentos, de gratidão, realização e compromisso com o futuro, que celebramos esta trajetória e projetamos novas conquistas.