

Nos dias 18 e 19 de novembro de 2025, o Projeto de Ensino “Processo de Enfermagem e Raciocínio Clínico: interfaces e possibilidades para fortalecer a formação de discentes de Enfermagem” promoveu, em parceria com o Serviço de Ensino e Treinamentos em Emergências, Resgate e Saúde (SETERS), um curso teórico-prático de Suporte Avançado de Vida, com ênfase no manejo da via aérea por máscara laríngea e na reanimação cardiopulmonar.
A atividade foi ofertada em duas turmas e destinada a estudantes do curso de Enfermagem que participaram das ações do Projeto de Ensino ao longo do semestre. Foram abordados conteúdos como Suporte Básico de Vida baseado nas diretrizes de BLS, compressões torácicas de alta qualidade, uso do Desfibrilador Externo Automático, inserção de cânula orofaríngea, utilização de dispositivos extraglóticos e uso do cardioversor, entre outros.
Além da explanação teórica — que incluiu temas como fases e tipos de parada cardiorrespiratória — os participantes também realizaram atividades práticas e simulações realísticas. Nessas vivências, puderam treinar os procedimentos aprendidos e experimentar, na prática, situações clínicas que podem evoluir para parada cardiorrespiratória, assim como seu manejo adequado.
Ao final da capacitação, os estudantes demonstraram maior segurança na execução das técnicas, especialmente no reconhecimento rápido da parada cardiorrespiratória, no manejo da via aérea e na aplicação correta das manobras de reanimação cardiopulmonar. A atividade ainda reforçou a importância do trabalho em equipe, da comunicação eficaz e da padronização de condutas — aspectos essenciais para a qualidade da assistência em contextos de alta complexidade.
Com isso, o curso representou um importante avanço na formação dos futuros enfermeiros, fortalecendo competências técnicas e comportamentais e ampliando a capacidade dos discentes para atuarem com segurança e eficiência em situações de emergência.
Divisão de Divulgação Institucional UFSM-PM