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UFSM-PM – Memórias

UFSM-PM Memórias é um projeto da Direção da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, que tem como objetivo registrar os principais eventos realizados pela equipe diretiva durante sua gestão. A iniciativa, proposta pelo atual diretor, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva e pelo vice-diretor, professor Daniel Graichen, visa dar mais transparência para as atividades realizadas pela atual gestão. 

Acesse UFSM-PM Memórias e fique por dentro das ações realizadas pela Direção da UFSM-PM.

UFSM-PM – Memórias

UFSM-PM Memórias é um projeto da Direção da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, que tem como objetivo registrar os principais eventos realizados pela equipe diretiva durante sua gestão. A iniciativa, proposta pelo atual diretor, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva e pelo vice-diretor, professor Daniel Graichen, visa dar mais transparência para as atividades realizadas pela atual gestão. 

Confira:

 
10/08/2021 – Direção da UFSM-PM divulga Relatório de Gestão do primeiro semestre de 2021

Com o objetivo de prestar contas para a comunidade acadêmica e geral, a direção da UFSM-PM divulgou na última reunião do Conselho do Campus, realizada no dia 10 de agosto, o Relatório de Gestão correspondente aos meses de janeiro a julho deste ano.

Confira abaixo os serviços realizados durante este período e divulgados pela atual gestão da unidade:

  1. Instalação de 15 novos switches em substituição aos antigos e inadequados;
  2. Instalação de uma sala de reuniões com 24 assentos;
  3. Definido um espaço exclusivo para a Pós-graduação, duas salas de coordenações e secretaria;
  4. Melhoramento no sistema de iluminação e andamento à instalação de novos postes e luminárias;
  5. Retomado, junto ao DAER, as tratativas para a construção do trevo de acesso, contando com o apoio de deputados estaduais, prefeitura de Palmeira das Missões e de vereadores;
  6. Assegurado (valores já empenhados) uma ampla reforma da Casa do Estudante I, já com dispositivos de segurança;
  7. Fogões a gás serão substituídos por fogões elétricos;
  8. Início da elaboração do projeto de sinalética (sinalização) do campus;
  9. Iniciado o projeto de reurbanização do campus, com convênio firmado entre a UFSM-PM e o curso de Arquitetura e Urbanização da UFSM-CS;
  10. Instalação da Galeria dos Ex-diretores da UFSM-PM;
  11. Reforma do Restaurante Universitário (com recursos próprios);
  12. Iniciada a instalação de câmeras de vigilância em pontos estratégicos do campus;
  13. Atuação, junto à Secretaria Municipal de Saúde, para vacinação de servidores, terceirizados e alunos bolsista de pós-graduação e de graduação;
  14. Realização de 7 (sete) reuniões expandidas a toda comunidade universitária para discutir a nova estrutura administrativa do campus;
  15. Assinatura de carta de intenções com a Prefeitura de Palmeira das Missões e com a EMATER para reativação do horto-florestal;
  16. Modernização de um laboratório de informática, com a instalação de 40 computadores novos.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

A carta de intenções tem por objetivo permitir a colaboração do três órgãos em ações de extensão, que incluam aspectos culturais, artísticos, de saúde, meio ambiente e econômico para o desenvolvimento da região de Palmeira das Missões.
30/07/2021 – UFSM Palmeira das Missões assina carta de intenções com Emater/Ascar e Prefeitura de Palmeira das Missões

Na última sexta-feira (30), em audiência na Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões, a Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, assinou uma carta de intenções com a Emater/Ascar e a Prefeitura de Palmeira das Missões. Estiveram presentes na ocasião o gerente regional da Emater, Luciano Schwerz, o presidente estadual, Geraldo Sandri, o prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, o vice-diretor da UFSM-PM, professor Daniel Graichen e demais autoridades  e lideranças do município e região.

De acordo com Graichen, a carta de intenções tem por objetivo permitir a colaboração do três órgãos em ações de extensão, que incluam aspectos culturais, artísticos, de saúde, meio ambiente e econômico para o desenvolvimento da região de Palmeira das Missões. “A construção de um instrumento jurídico contribuirá para estreitar os laços entre a UFSM e a comunidade regional, facilitando a implementação de projetos de extensão por professores da UFSM e abrindo campos de estágios para os alunos. Além disso, a carta prevê o uso da estrutura do campus pelos profissionais da Emater e do município para, entre outras ações, reativar o Horto Florestal, produzir fitoterápicos e planejar aspectos de ajardinamento e florestamento em áreas do campus”, afirmou o vice-diretor.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 
22/07/2021 – Reitor da UFSM visita o campus de Palmeira das Missões após quase 1 ano e meio de distanciamento devido à pandemia de Covid-19

Na última quinta-feira (22), o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, professor Paulo Afonso Burmann, realizou uma visita no campus de Palmeira das Missões após quase 1 ano e meio sem ir ao município devido à pandemia de Covid-19 (a última visita foi em 12/03/2020 em que participou da Recepção Institucional aos calouros do campus).

Na ocasião, o reitor reuniu-se com a Direção da unidade, autoridades locais e regionais e servidores da instituição. “Por conta de todas as condições e impedimentos sanitários, sentia a falta muito grande de estar aqui, o contato com nossos servidores e servidoras e verificar in loco as principais demandas que tem sido apresentadas ao longo desse tempo”, afirmou Burmann.

Os presentes discutiram assuntos importantes para o município de Palmeira das Missões e região, como a construção do trevo de acesso à instituição e as demandas do Hospital Público Regional. Demandas essas descritas em um ofício entregue pelo prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, em que solicita a parceria da universidade para futuros projetos do HPR. No documento, a prefeitura solicita apoio técnico e institucional para a elaboração do Planejamento Estratégico do HPR, dada a complexidade de abertura e funcionamento do hospital após o término das obras. “Estar em contato com a equipe e ver exatamente essas necessidades é algo que nós não podemos jamais abrir mão. A partir desse encontro, muitas das demandas tomam rumo de prioridade conforme estabelecido pela equipe aqui do campus, mas sobretudo, é importante verificar aqui, no campus de Palmeira das Missões, o ritmo de crescimento, de organização, de trabalho que foi impresso nesses quase dois anos que não tínhamos contato direto e ver o entusiasmo que as pessoas que estão na linha de frente estão tocando o processo”. O reitor ainda salientou a importância da universidade continuar integrada às lideranças da cidade e região e o quanto isso tem um fator decisivo no avanço de todas as ações da UFSM em Palmeira das Missões.

Após uma visita aos laboratórios da UFSM-PM em que são realizados os testes de Covid-19 e conversar com a equipe do Projeto de Extensão UFSM-Detecta, responsável pelas análises, Burmann, acompanhado do diretor do campus, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, do vice-diretor, professor Daniel Graichen e dos demais presentes, fizeram uma visita nas obras do Hospital Público Regional, um grande complexo de saúde que está sendo construído no município, que contará com 224 leitos com serviços de média e ampla complexidade e que atenderá 72 municípios da região.

Paulo Afonso Burmann destacou a grande contribuição do hospital para a saúde das pessoas da região e reforçou a importância da universidade para a formação e capacitação dos profissionais na área da saúde. “Para a UFSM, integrada em todas as ações, demandas e preocupações da comunidade, soma-se um fator extra, que é melhorar o que já temos em termos de campo de formação e abrir novas frentes, novas possibilidades de formação, uma vez que a estrutura do hospital também prevê uma estrutura de apoio à formação continuada dos profissionais que vão trabalhar aqui e, quem sabe, o apoio à formação de profissionais da saúde de outras áreas além daquelas que já temos aqui no campus de Palmeira das Missões”, declarou.

O reitor reiterou que a UFSM está acompanhando de perto todo o processo de construção do HPR e que está à disposição dos gestores públicos municipais e estaduais para apoiar algumas das iniciativas que ainda se fazem necessárias no campo da conclusão da obra, da sua gestão e do seu funcionamento em geral. As obras do Hospital Público Regional estão em fase final e o Hospital deve começar a funcionar em 2022, com atendimento 100% SUS.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

Vacinação de bolsistas de projeto da UFSM-PM foi realizada na quinta-feira (29/07)

Em mais uma ação conjunta entre a Direção da UFSM-PM e a Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira das Missões, na quinta-feira (29), foi realizada a vacinação dos bolsistas que atuam em projetos de extensão da instituição. A vacinação foi para os que tiveram o nome na lista divulgada previamente pelo Gabinete de Projetos do campus e foi realizada no CTG Galpão da Boa Vontade. Os estudantes levaram um documento de comprovação que é bolsista e um documento de identificação. De acordo com o vice-diretor, Daniel Graichen, este é mais um esforço da direção da UFSM-PM para viabilizar que os projetos que estão em andamento no campus possam ter continuidade. Os bolsistas que não tiveram seu nome na lista, irão ser vacinados em uma próxima oportunidade.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

15/07/2021 – UFSM Palmeira das Missões vacina alunos da Pós-Graduação contra a Covid-19

Na última quinta feira (15), em ação conjunta entre a Direção da UFSM-PM e a Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira das Missões, foram vacinados os alunos do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios e de outros PPGs da UFSM que estejam em atividade no campus.

Para Daniel Graichen, vice-diretor da UFSM-PM, esse é um importante passo para o andamento dos projetos de pesquisa desenvolvidos na unidade. “Os alunos de Pós-Graduação, além do calendário de aulas da instituição, devem cumprir prazos e metas estabelecidos pela CAPES/MEC e por seus projetos, assim, na medida em que os alunos estejam vacinados, eles têm segurança para cumprir suas atividades de pesquisa, envolvendo saídas de campo, entrevistas, trabalhos em laboratórios e até mesmo viagens para outros estados”, afirma.

Na primeira semana do mês de junho, docentes, técnico-administrativos em educação e bolsistas de projetos da UFSM-PM receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com a direção do campus, os bolsistas da instituição que ainda não receberam a imunização devem ser vacinados nas próximas semanas.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

De acordo com o diretor, há uma tratativa muito grande entre vários setores e autoridades locais e estaduais para que o trevo de acesso ao campus da UFSM-PM seja construído. A realização do projeto traria vários benefícios aos que frequentam o local, principalmente em termos de segurança e mobilidade. Foto: Cristian S. Batista
09/07/2021 – Direção da UFSM-PM segue tratativas com autoridades locais e estaduais para a construção do trevo de acesso ao campus da Universidade

Na última quarta-feira (07), os diretores da UFSM-PM, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva e Daniel Graichen, receberam a visita da equipe de trabalho envolvida com a construção do trevo de acesso ao campus da Universidade. Além dos diretores, estiveram presentes na reunião o vice-prefeito de Palmeira das Missões, Régis Lorenzoni, o vereador José Carlos Arruda de Arruda e o assessor do Deputado Gaúcho da Geral, Jean Mosack de Oliveira.

De acordo com o diretor Luiz Anildo Anacleto da Silva, o projeto de construção do trevo de acesso ao campus da UFSM-PM vem sendo discutido desde 2008 junto ao DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) e esse segue sendo uma das prioridades da atual Gestão da unidade. “Atualmente estamos trabalhando na seguinte perspectiva, já foi feito o croqui, o desenho conceitual desse trevo, depois precisaremos fazer um projeto funcional, um projeto mais efetivo e nós contamos aqui, com a universidade em termos de parceria com a prefeitura e com o DAER. Da universidade nós estamos nos comprometendo com o projeto, com a cedência de espaço físico para a construção deste trevo e da assessoria da Pró-Reitoria de Infraestrutura, que é comandada pelo professor José Mário Doleys Soares”, explica o diretor.

De acordo com o diretor, há uma tratativa muito grande entre vários setores e autoridades locais e estaduais para que o trevo de acesso ao campus da UFSM de Palmeira das Missões seja efetivamente construído, pois a realização do projeto traria vários benefícios aos que frequentam o local, principalmente em termos de segurança e mobilidade.

Há cerca de 15 dias a equipe também participou de uma reunião, em Porto Alegre, com o engenheiro Luciano Faustino da Silva, diretor geral do DAER/RS e, desde então, segue dando prosseguimento às ações necessárias para a realização do projeto.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

O objetivo do encontro foi dar seguimento às tratativas para construção do trevo de acesso ao campus de Palmeira das Missões.
28/06/2021 – Direção da UFSM-PM participa de reunião no DAER para tratar sobre o trevo de acesso ao campus

Na última quinta-feira (24), os diretores da UFSM-PM, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva e Daniel Graichen, participaram de uma reunião no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), em Porto Alegre, com o Diretor Geral, engenheiro Luciano Faustino da Silva, o prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, os vereadores de Palmeira das Missões, Gabriel Pereira dos Santos, José Carlos Arruda de Arruda e Vilmar Luiz Rodrigues de Godois, e o Chefe de Gabinete e assessores do deputado Juliano Franczak, mais conhecido como Gaúcho da Geral.

O objetivo do encontro foi tratar sobre o trevo de acesso ao campus de Palmeira das Missões.  “A reunião foi muito positiva, o diretor do DAER se empenhou em dar tratativas dentro da maior brevidade possível para que esse trevo possa vir ser construído haja visto que existe, desde 2008, tratativas para que essa obra seja realizada. Então vamos continuar nos empenhando para que este trevo venha a ser construído”, explica o diretor da UFSM-PM.

O projeto de construção do trevo conta com o apoio do professor da UFSM, Alejandro Ruiz Padillho, coordenador do Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT), da Universidade Federal de Santa Maria e da PROINFRA, através do Pró-Reitor de Infraestrutura, professor José Mario Doleys Soares.

Confira o modelo projetado para o trevo de acesso à UFSM-PM: ROTATORIA ACESSO UFSM-PM-Modelo

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

05/05/2021 – Diretores da UFSM-PM cumprem agenda em Santa Maria para tratar de demandas do campus de Palmeira das Missões

No mês de maio, o diretor da UFSM-PM, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, e o vice-diretor, Daniel Graichen, cumpriram uma importante agenda no campus sede da UFSM para tratar de diversas demandas do campus de Palmeira das Missões.

Na ocasião, os diretores reuniram-se com a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Márcia Lorentz, para discutir sobre códigos de vagas e funções gratificadas, em que foram solicitados a cedência de 2 códigos de vagas para cargo de direção e 4 funções gratificadas (FG1). Outros assuntos tratados foram: a situação funcional de dois técnico-administrativos em educação que solicitaram redistribuição e ainda sobre vagas de reposição e solicitação de redistribuição docente.

Os diretores ainda tiveram uma reunião com  a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), em que trataram o tema sobre a Reestruturação Organizacional e Administrativa do campus de Palmeira das Missões e, também, com o Gabinete do Reitor. Em uma conversa com o vice-reitor, professor Luciano Schuch, foi discutido sobre vagas de reposição de docentes e técnicos e códigos de vagas docentes.

Por fim, os diretores reuniram-se com o Pró-Reitor de Infraestrutura, professor José Mario Soares. Os assuntos tratados foram: a construção de uma usina fotovoltaica na UFSM-PM; o calçamento de ruas do campus; projeto de reurbanização do campus; readequação das condições de segurança do campus, com a implantação de um Plano de Prevenção de Incêndios (PPCI), com a instalação de extintores, iluminação de emergência, sinalização e treinamento dos servidores; e a solicitação de um técnico em segurança do trabalho para a unidade.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

30/04/2021 – 7º Encontro Virtual – Reestruturação do campus de Palmeira das Missões

No 7º Encontro, o diretor Luiz Anildo Anacleto da Silva iniciou a reunião explicando que o objetivo seria discutir algum destaque dos documentos construídos nas reuniões anteriores sobre as Coordenadorias Acadêmica e Administrativa e lembrou que o grande objetivo da implantação das coordenadorias é melhorar as condições de trabalho dos servidores do campus em todos os aspectos.

O diretor explicou que, feito esta atividade, o documento seria enviado primeiro para a PROPLAN e, em seguida, para a PROGEP e que, depois, seria retornada a discussão integrando as duas coordenadorias ao Regimento Interno do campus e realizada uma discussão geral para, então, a proposta ser levada ao Conselho do Campus. O diretor reforçou que todos os encontros não tiveram objetivo de convencer ninguém sobre algo e, sim, esclarecer e fazer uma construção coletiva. Luiz Anildo explicou que o primeiro passo é levar os documentos para a PROPLAN e o segundo passo pensar a questão do Regimento do campus como um todo. “Assim que a PROPLAN analisar e nos devolver esse documento nós faremos uma nova rodada de conversas dizendo que esse documento que nós construímos passou pela PROPLAN e agora tem essa cara. Esse documento, após a avaliação da PROPLAN, ele serve para nós? Ele está de acordo com aquilo que nós queremos para o nosso campus? Se os colegas, nesse 8º encontro falarem que o documento contempla aquilo que queremos para o campus, aí vamos inserir ele no Regimento, fazer uma outra discussão, e depois, aprovar”, esclareceu. Por fim, o diretor agradeceu novamente a todos pelas contribuições na construção dos documentos das Coordenadorias Acadêmica e Administrativa da unidade e frisou que cada um é protagonista desta construção.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

20/04/2021 – 6º Encontro Virtual – Reestruturação do campus de Palmeira das Missões

O 6º Encontro iniciou com a discussão da proposta da Coordenadoria Administrativa, em que os servidores discutiram sobre as responsabilidades e competências da Coordenadoria e sobre a escolha do coordenador. Após quase 2 horas de reunião, o Diretor do campus, afirmou que no próximo dia 28 de abril, os diretores iriam à Santa Maria e uma das atividades previstas na agenda seria discutir esse documento com a COPLAD (Coordenadoria de Planejamento Administrativo), na Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN). O documento realizado durante essa reunião com as modificações foi encaminhado para os departamentos, cursos e chefias dos TAEs e encaminhados para o conhecimento de todos os servidores e aberto para sugestões e aperfeiçoamentos. “Eu e o Daniel estamos muito felizes com o andamento deste trabalho. Nós escolhemos o caminho mais difícil que é trabalhar com todo o coletivo. Ele é mais difícil e mais moroso, mas sempre primando pela transparência, pelo democrático, então nós optamos por trabalhar com todos, essa é uma reunião aberta a todas as pessoas que transitam por esse campus”, finalizou Luiz Anildo. O diretor ainda agradeceu a todos pelas contribuições prestadas.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

15/04/2021 – 5º Encontro Virtual – Reestruturação do campus de Palmeira das Missões

No 5º Encontro Virtual, realizado no dia 15 de abril de 2021,  foi realizada a retomada de discussão de cada item das funções da Coordenadoria Acadêmica. Após uma leitura atenta, discussões, sugestões e correções, pelos servidores presentes, de cada atribuição da coordenadoria, a direção sugeriu que todos fizessem, durante a semana, mais uma leitura para que, na próxima reunião, fosse concluído o debate sobre a Coordenadoria Acadêmica e iniciada a discussão sobre a Coordenadoria Administrativa.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

06/04/2021 – 4º Encontro Virtual – Reestruturação do campus de Palmeira das Missões

O 4º Encontro Virtual sobre a reestruturação da UFSM-PM, realizado no dia 06 de abril de 2021, iniciou com a apresentação de uma proposta de um novo organograma elaborado por docentes dos cursos de Administração e Ciências Econômicas do campus.

Após a discussão do organograma, os docentes e técnico-administrativos em educação presentes, debateram sobre as atribuições de cada coordenadoria, começando pela acadêmica e definindo sua função. Também foi debatido sobre a escolha dos coordenadores, se seria realizada uma  consulta de opinião ou se seria por indicação da Direção da unidade. No final do encontro, a direção enviou os documentos com as alterações realizadas no encontro para as chefias e coordenações para discussão com seus pares para que na próxima reunião fosse tirada todas as dúvidas. O diretor Luiz Anildo Anacleto da Silva reforçou a importância dos encontros, que tem o propósito de esclarecer a todos sobre as coordenadorias para que, no momento da votação, todos estejam totalmente esclarecidos para tomar uma decisão com muito conhecimento e segurança.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

30/03/2021 – 3º Encontro Virtual – Reestruturação do campus de Palmeira das Missões

No 3º Encontro Virtual para discutir a reestruturação do campus, o diretor da UFSM-PM, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, afirmou que, assim que os servidores da unidade entenderem que a proposta atende às necessidades da instituição, a direção fará um trabalho junto à PROPLAN (Pró-Reitoria de Planejamento) para a realização de pequenos ajustes de aperfeiçoamento nos pontos de vista administrativo e jurídico e, então, levar ao Conselho do Campus.

O diretor salientou que a PROPLAN propõe aos campi a criação das Coordenadorias Acadêmica e Administrativa como um suporte pelo fato de as unidades estarem distante da UFSM e que, muitas vezes, precisam assumir algumas atividades que os centros de Santa Maria não precisam assumir, por terem uma infraestrutura montada à disposição deles em Santa Maria. “A Coordenadoria Administrativa nos ajudaria muito no que tange a questão administrativa e, de certa forma, estaria suprindo algumas lacunas que hoje, lá, em Santa Maria, é feita pela PROPLAN e pela PROINFRA e assim por diante. Já a Coordenadoria Acadêmica estaria nos auxiliando em atividades que hoje, por exemplo, são feitas pela PROGRAD”, explicou.

Em seguida, o vice-diretor, Daniel Graichen, apresentou uma terceira proposta de organograma que foi discutida pelos docentes e técnico-administrativos em educação. Por fim, foi destacado pelo diretor que nenhuma medida irá ser impositiva, sendo que cada uma será negociada com cada setor, respeitando a autonomia de cada servidor, tomando sempre decisões conjuntas.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

23/03/2021 – 2º Encontro Virtual – Reestruturação do campus de Palmeira das Missões

No segundo Encontro Virtual com os servidores do campus de Palmeira das Missões, ocorrido no dia 23 de março de 2021, o diretor da  UFSM-PM, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, retomou o objetivo da proposta dos encontros, que é fazer com que todos os segmentos do campus estejam conscientes das decisões a serem tomadas a respeito da implantação das Coordenadorias Acadêmicas e Administrativas na unidade. Sendo, esse, um espaço para que todos possam trazer suas opiniões e sugestões a respeito do tema.

Durante o 2º encontro, docentes e técnico-administrativos em educação explanaram suas dúvidas e ideias a respeito dos documentos enviados durante a semana anterior para que todos pudessem colaborar na construção da nova estrutura do campus. O diretor da UFSM-PM, frisou que a intenção é ouvir o que cada segmento tem a dizer para melhorar o fluxo de trabalho no campus e, então, levar as propostas para o Conselho do campus. Durante a reunião, foram discutidas, também, as propostas dos novos organogramas da unidade. No final, o diretor reforçou que a proposta desse e dos próximos encontros é discutir as atribuições de cada coordenadoria e destacou que é preciso refletir se a implantação das coordenadorias melhoram a funcionalidade e a qualidade do ensino. Por fim, ainda destacou que essa não é uma proposta da direção para os segmentos e, sim, uma proposta de todos os servidores.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

16/03/2021 – Roda de Conversa Virtual “A experiência da UFSM-FW com as Coordenadorias Acadêmica e Administrativa”

Na terça-feira, 16 de março, às 9h30min, foi realizada a Roda de Conversa Virtual “A experiência da UFSM-FW com as Coordenadorias Acadêmica e Administrativa”, com a presença do diretor do campus de Frederico Westphalen, professor Bráulio Caron, a vice-diretora e coordenadora acadêmica, Eliane dos Santos e a coordenadora administrativa, Teresinha de Fátima Pôncio.

A reunião foi aberta pelo diretor do campus, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, que apresentou e passou a palavra à equipe diretiva da UFSM-FW, para que compartilhassem com os servidores da UFSM-PM a experiência da instituição com as coordenadorias administrativa e acadêmica.

Luiz Anildo ressaltou que a questão será discutida profundamente antes da sua implantação. O diretor afirmou o repasse dos documentos que explicam sobre a proposta de reestruturação do campus, para que chefias de cursos, departamentos e de técnico-administrativos em educação possam fazer seus grupos de discussões e levantar sugestões. A iniciativa serve para que quando a proposta for levada para votação no Conselho do Campus, todos estejam conhecedores sobre o assunto.

Bráulio Caron, diretor da UFSM-FW, relatou a experiência da unidade com as coordenadorias e esclareceu o trabalho de um coordenador administrativo. “Nós temos a Teresinha que está fazendo um belo de um trabalho, conhece cada um dos servidores, sabe dos problemas, busca resolver, quando não consegue, quando precisa de uma opinião nossa, vem e conversa conosco. Isso nos libera, enquanto gestores para poder pensar em projetos, em bater nas portas dos nossos reitores e pró-reitores para poder discutir e viabilizar o que cada campus precisa”.

Bráulio Caron, diretor da UFSM-FW, relatou a experiência da unidade com as coordenadorias Administrativa e Acadêmica.

Já a vice-diretora, Eliane dos Santos, trouxe esclarecimentos sobre a coordenadoria acadêmica. “A coordenadoria acadêmica tem por função aglutinar as demandas de todos, por exemplo, quando se pensar em um novo curso; a questão da evasão dos alunos; do não preenchimento das vagas. Então, o coordenador acadêmico vai ser uma ponte com a reitoria, pensar todos os cursos, pensar a divulgação junto com os Núcleos de Divulgação, o pensar no ENADE junto com todos os cursos e departamentos, é um pensar no geral”.

Conforme Teresinha Pôncio, coordenador administrativa, ressaltou que o campus trabalhou muito na reestruturação e na construção do Regimento Interno por quase dois anos, no que resultou na implantação das duas coordenadorias: a administrativa que já foi implantada e a acadêmica que está em processo de implantação no campus. Segundo Teresinha, o objetivo da coordenadoria acadêmica foi fazer um trabalho mais específico dentro da administração da unidade. “A nossa coordenadoria administrativa é composta pelo Núcleo de Controle Orçamentário; Núcleo de Infraestrutura e Transporte/Almoxarifado e Núcleo de Tecnologia da Informação. Esses são setores estratégias que a gente trabalha que dão suporte a todo o campus. E, nessa linha, trabalhamos para nos aproximar mais da sede e das pró-reitorias para conseguirmos viabilizar uma série de questões que, antes, era sempre na pessoa do diretor”. Teresinha conclui afirmando que a coordenadoria administrativa faz toda essa parte operacional e a direção fica mais com a parte estratégica, liberando a direção para pensar outras questões fundamentais para que o campus possa continuar com suas atividades e desenvolvimento.

A Direção da UFSM-PM apresentou a nova proposta de Organograma do campus e ouviu as dúvidas e sugestões dos servidores.

Por fim, a equipe ainda apresentou a estrutura mínima implantada na UFSM-FW e tirou as dúvidas dos docentes e técnico-administrativo em educação da UFSM-PM, que se pronunciaram sobre o assunto, manifestando suas opiniões e tirando suas dúvidas.

No final do encontro, o diretor Luiz Anildo Anacleto da Silva, ressaltou que o objetivo dessa proposta e discussão não é beneficiar nenhum segmento ou pessoa em particular e, sim, beneficiar o campus como um todo e que, para isso, é preciso muita conversa e esclarecimentos. Para isso, ficou acertado que todas as terças-feiras, às 9h30min, será realizado um encontro virtual para que o assunto se esgote até que não haja nenhuma dúvida e todos os servidores estejam a par do assunto e possam se manifestar expondo sua sugestão e opinião.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

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