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UFSM-PM – Memórias

UFSM-PM Memórias é um projeto da Direção da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, que tem como objetivo registrar os principais eventos realizados pela equipe diretiva durante sua gestão. A iniciativa, proposta pelo atual diretor, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva e pelo vice-diretor, professor Daniel Graichen, visa dar mais transparência para as atividades realizadas pela atual gestão. 

 

05/05/2021 – Diretores da UFSM-PM cumprem agenda em Santa Maria para tratar de demandas do campus de Palmeira das Missões

No mês de maio, o diretor da UFSM-PM, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, e o vice-diretor, Daniel Graichen, cumpriram uma importante agenda no campus sede da UFSM para tratar de diversas demandas do campus de Palmeira das Missões.

Na ocasião, os diretores reuniram-se com a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Márcia Lorentz, para discutir sobre códigos de vagas e funções gratificadas, em que foram solicitados a cedência de 2 códigos de vagas para cargo de direção e 4 funções gratificadas (FG1). Outros assuntos tratados foram: a situação funcional de dois técnico-administrativos em educação que solicitaram redistribuição e ainda sobre vagas de reposição e solicitação de redistribuição docente.

Os diretores ainda tiveram uma reunião com  a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), em que trataram o tema sobre a Reestruturação Organizacional e Administrativa do campus de Palmeira das Missões e, também, com o Gabinete do Reitor. Em uma conversa com o vice-reitor, professor Luciano Schuch, foi discutido sobre vagas de reposição de docentes e técnicos e códigos de vagas docentes.

Por fim, os diretores reuniram-se com o Pró-Reitor de Infraestrutura, professor José Mario Soares. Os assuntos tratados foram: a construção de uma usina fotovoltaica na UFSM-PM; o calçamento de ruas do campus; projeto de reurbanização do campus; readequação das condições de segurança do campus, com a implantação de um Plano de Prevenção de Incêndios (PPCI), com a instalação de extintores, iluminação de emergência, sinalização e treinamento dos servidores; e a solicitação de um técnico em segurança do trabalho para a unidade.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

06/04/2021 – 4º Encontro Virtual – Reestruturação do campus de Palmeira das Missões

O 4º Encontro Virtual sobre a reestruturação da UFSM-PM, realizado no dia 06 de abril de 2021, iniciou com a apresentação de uma proposta de um novo organograma elaborado por docentes dos cursos de Administração e Ciências Econômicas do campus.

Após a discussão do organograma, os docentes e técnico-administrativos em educação presentes, debateram sobre as atribuições de cada coordenadoria, começando pela acadêmica e definindo sua função. Também foi debatido sobre a escolha dos coordenadores, se seria realizada uma  consulta de opinião ou se seria por indicação da Direção da unidade. No final do encontro, a direção enviou os documentos com as alterações realizadas no encontro para as chefias e coordenações para discussão com seus pares para que na próxima reunião fosse tirada todas as dúvidas. O diretor Luiz Anildo Anacleto da Silva reforçou a importância dos encontros, que tem o propósito de esclarecer a todos sobre as coordenadorias para que, no momento da votação, todos estejam totalmente esclarecidos para tomar uma decisão com muito conhecimento e segurança.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

30/03/2021 – 3º Encontro Virtual – Reestruturação do campus de Palmeira das Missões

 

No 3º Encontro Virtual para discutir a reestruturação do campus, o diretor da UFSM-PM, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, afirmou que, assim que os servidores da unidade entenderem que a proposta atende às necessidades da instituição, a direção fará um trabalho junto à PROPLAN (Pró-Reitoria de Planejamento) para a realização de pequenos ajustes de aperfeiçoamento nos pontos de vista administrativo e jurídico e, então, levar ao Conselho do Campus.

O diretor salientou que a PROPLAN propõe aos campi a criação das Coordenadorias Acadêmica e Administrativa como um suporte pelo fato de as unidades estarem distante da UFSM e que, muitas vezes, precisam assumir algumas atividades que os centros de Santa Maria não precisam assumir, por terem uma infraestrutura montada à disposição deles em Santa Maria. “A Coordenadoria Administrativa nos ajudaria muito no que tange a questão administrativa e, de certa forma, estaria suprindo algumas lacunas que hoje, lá, em Santa Maria, é feita pela PROPLAN e pela PROINFRA e assim por diante. Já a Coordenadoria Acadêmica estaria nos auxiliando em atividades que hoje, por exemplo, são feitas pela PROGRAD”, explicou.

Em seguida, o vice-diretor, Daniel Graichen, apresentou uma terceira proposta de organograma que foi discutida pelos docentes e técnico-administrativos em educação. Por fim, foi destacado pelo diretor que nenhuma medida irá ser impositiva, sendo que cada uma será negociada com cada setor, respeitando a autonomia de cada servidor, tomando sempre decisões conjuntas.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

23/03/2021 – 2º Encontro Virtual – Reestruturação do campus de Palmeira das Missõe

No segundo Encontro Virtual com os servidores do campus de Palmeira das Missões, ocorrido no dia 23 de março de 2021, o diretor da  UFSM-PM, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, retomou o objetivo da proposta dos encontros, que é fazer com que todos os segmentos do campus estejam conscientes das decisões a serem tomadas a respeito da implantação das Coordenadorias Acadêmicas e Administrativas na unidade. Sendo, esse, um espaço para que todos possam trazer suas opiniões e sugestões a respeito do tema.

Durante o 2º encontro, docentes e técnico-administrativos em educação explanaram suas dúvidas e ideias a respeito dos documentos enviados durante a semana anterior para que todos pudessem colaborar na construção da nova estrutura do campus. O diretor da UFSM-PM, frisou que a intenção é ouvir o que cada segmento tem a dizer para melhorar o fluxo de trabalho no campus e, então, levar as propostas para o Conselho do campus. Durante a reunião, foram discutidas, também, as propostas dos novos organogramas da unidade. No final, o diretor reforçou que a proposta desse e dos próximos encontros é discutir as atribuições de cada coordenadoria e destacou que é preciso refletir se a implantação das coordenadorias melhoram a funcionalidade e a qualidade do ensino. Por fim, ainda destacou que essa não é uma proposta da direção para os segmentos e, sim, uma proposta de todos os servidores.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

16/03/2021 – Roda de Conversa Virtual “A experiência da UFSM-FW com as Coordenadorias Acadêmica e Administrativa”

Na terça-feira, 16 de março, às 9h30min, foi realizada a Roda de Conversa Virtual “A experiência da UFSM-FW com as Coordenadorias Acadêmica e Administrativa”, com a presença do diretor do campus de Frederico Westphalen, professor Bráulio Caron, a vice-diretora e coordenadora acadêmica, Eliane dos Santos e a coordenadora administrativa, Teresinha de Fátima Pôncio.

A reunião foi aberta pelo diretor do campus, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, que apresentou e passou a palavra à equipe diretiva da UFSM-FW, para que compartilhassem com os servidores da UFSM-PM a experiência da instituição com as coordenadorias administrativa e acadêmica.

Luiz Anildo ressaltou que a questão será discutida profundamente antes da sua implantação. O diretor afirmou o repasse dos documentos que explicam sobre a proposta de reestruturação do campus, para que chefias de cursos, departamentos e de técnico-administrativos em educação possam fazer seus grupos de discussões e levantar sugestões. A iniciativa serve para que quando a proposta for levada para votação no Conselho do Campus, todos estejam conhecedores sobre o assunto.

Bráulio Caron, diretor da UFSM-FW, relatou a experiência da unidade com as coordenadorias e esclareceu o trabalho de um coordenador administrativo. “Nós temos a Teresinha que está fazendo um belo de um trabalho, conhece cada um dos servidores, sabe dos problemas, busca resolver, quando não consegue, quando precisa de uma opinião nossa, vem e conversa conosco. Isso nos libera, enquanto gestores para poder pensar em projetos, em bater nas portas dos nossos reitores e pró-reitores para poder discutir e viabilizar o que cada campus precisa”.

Bráulio Caron, diretor da UFSM-FW, relatou a experiência da unidade com as coordenadorias Administrativa e Acadêmica.

Já a vice-diretora, Eliane dos Santos, trouxe esclarecimentos sobre a coordenadoria acadêmica. “A coordenadoria acadêmica tem por função aglutinar as demandas de todos, por exemplo, quando se pensar em um novo curso; a questão da evasão dos alunos; do não preenchimento das vagas. Então, o coordenador acadêmico vai ser uma ponte com a reitoria, pensar todos os cursos, pensar a divulgação junto com os Núcleos de Divulgação, o pensar no ENADE junto com todos os cursos e departamentos, é um pensar no geral”.

Conforme Teresinha Pôncio, coordenador administrativa, ressaltou que o campus trabalhou muito na reestruturação e na construção do Regimento Interno por quase dois anos, no que resultou na implantação das duas coordenadorias: a administrativa que já foi implantada e a acadêmica que está em processo de implantação no campus. Segundo Teresinha, o objetivo da coordenadoria acadêmica foi fazer um trabalho mais específico dentro da administração da unidade. “A nossa coordenadoria administrativa é composta pelo Núcleo de Controle Orçamentário; Núcleo de Infraestrutura e Transporte/Almoxarifado e Núcleo de Tecnologia da Informação. Esses são setores estratégias que a gente trabalha que dão suporte a todo o campus. E, nessa linha, trabalhamos para nos aproximar mais da sede e das pró-reitorias para conseguirmos viabilizar uma série de questões que, antes, era sempre na pessoa do diretor”. Teresinha conclui afirmando que a coordenadoria administrativa faz toda essa parte operacional e a direção fica mais com a parte estratégica, liberando a direção para pensar outras questões fundamentais para que o campus possa continuar com suas atividades e desenvolvimento.

A Direção da UFSM-PM apresentou a nova proposta de Organograma do campus e ouviu as dúvidas e sugestões dos servidores.

Por fim, a equipe ainda apresentou a estrutura mínima implantada na UFSM-FW e tirou as dúvidas dos docentes e técnico-administrativo em educação da UFSM-PM, que se pronunciaram sobre o assunto, manifestando suas opiniões e tirando suas dúvidas.

No final do encontro, o diretor Luiz Anildo Anacleto da Silva, ressaltou que o objetivo dessa proposta e discussão não é beneficiar nenhum segmento ou pessoa em particular e, sim, beneficiar o campus como um todo e que, para isso, é preciso muita conversa e esclarecimentos. Para isso, ficou acertado que todas as terças-feiras, às 9h30min, será realizado um encontro virtual para que o assunto se esgote até que não haja nenhuma dúvida e todos os servidores estejam a par do assunto e possam se manifestar expondo sua sugestão e opinião.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

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