Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM-PM – Memórias

UFSM-PM Memórias é um projeto da Direção da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, que tem como objetivo registrar os principais eventos realizados pela equipe diretiva durante sua gestão. A iniciativa, proposta pelo atual diretor, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva e pelo vice-diretor, professor Daniel Graichen, visa dar mais transparência para as atividades realizadas pela atual gestão. 

 

16/03/2021 – Roda de Conversa Virtual “A experiência da UFSM-FW com as Coordenadorias Acadêmica e Administrativa”

Na terça-feira, 16 de março, às 9h30min, foi realizada a Roda de Conversa Virtual “A experiência da UFSM-FW com as Coordenadorias Acadêmica e Administrativa”, com a presença do diretor do campus de Frederico Westphalen, professor Bráulio Caron, a vice-diretora e coordenadora acadêmica, Eliane dos Santos e a coordenadora administrativa, Teresinha de Fátima Pôncio.

A reunião foi aberta pelo diretor do campus, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, que apresentou e passou a palavra à equipe diretiva da UFSM-FW, para que compartilhassem com os servidores da UFSM-PM a experiência da instituição com as coordenadorias administrativa e acadêmica.

Luiz Anildo ressaltou que a questão será discutida profundamente antes da sua implantação. O diretor afirmou o repasse dos documentos que explicam sobre a proposta de reestruturação do campus, para que chefias de cursos, departamentos e de técnico-administrativos em educação possam fazer seus grupos de discussões e levantar sugestões. A iniciativa serve para que quando a proposta for levada para votação no Conselho do Campus, todos estejam conhecedores sobre o assunto.

Bráulio Caron, diretor da UFSM-FW, relatou a experiência da unidade com as coordenadorias e esclareceu o trabalho de um coordenador administrativo. “Nós temos a Teresinha que está fazendo um belo de um trabalho, conhece cada um dos servidores, sabe dos problemas, busca resolver, quando não consegue, quando precisa de uma opinião nossa, vem e conversa conosco. Isso nos libera, enquanto gestores para poder pensar em projetos, em bater nas portas dos nossos reitores e pró-reitores para poder discutir e viabilizar o que cada campus precisa”.

Bráulio Caron, diretor da UFSM-FW, relatou a experiência da unidade com as coordenadorias Administrativa e Acadêmica.

Já a vice-diretora, Eliane dos Santos, trouxe esclarecimentos sobre a coordenadoria acadêmica. “A coordenadoria acadêmica tem por função aglutinar as demandas de todos, por exemplo, quando se pensar em um novo curso; a questão da evasão dos alunos; do não preenchimento das vagas. Então, o coordenador acadêmico vai ser uma ponte com a reitoria, pensar todos os cursos, pensar a divulgação junto com os Núcleos de Divulgação, o pensar no ENADE junto com todos os cursos e departamentos, é um pensar no geral”.

Conforme Teresinha Pôncio, coordenador administrativa, ressaltou que o campus trabalhou muito na reestruturação e na construção do Regimento Interno por quase dois anos, no que resultou na implantação das duas coordenadorias: a administrativa que já foi implantada e a acadêmica que está em processo de implantação no campus. Segundo Teresinha, o objetivo da coordenadoria acadêmica foi fazer um trabalho mais específico dentro da administração da unidade. “A nossa coordenadoria administrativa é composta pelo Núcleo de Controle Orçamentário; Núcleo de Infraestrutura e Transporte/Almoxarifado e Núcleo de Tecnologia da Informação. Esses são setores estratégias que a gente trabalha que dão suporte a todo o campus. E, nessa linha, trabalhamos para nos aproximar mais da sede e das pró-reitorias para conseguirmos viabilizar uma série de questões que, antes, era sempre na pessoa do diretor”. Teresinha conclui afirmando que a coordenadoria administrativa faz toda essa parte operacional e a direção fica mais com a parte estratégica, liberando a direção para pensar outras questões fundamentais para que o campus possa continuar com suas atividades e desenvolvimento.

A Direção da UFSM-PM apresentou a nova proposta de Organograma do campus e ouviu as dúvidas e sugestões dos servidores.

Por fim, a equipe ainda apresentou a estrutura mínima implantada na UFSM-FW e tirou as dúvidas dos docentes e técnico-administrativo em educação da UFSM-PM, que se pronunciaram sobre o assunto, manifestando suas opiniões e tirando suas dúvidas.

No final do encontro, o diretor Luiz Anildo Anacleto da Silva, ressaltou que o objetivo dessa proposta e discussão não é beneficiar nenhum segmento ou pessoa em particular e, sim, beneficiar o campus como um todo e que, para isso, é preciso muita conversa e esclarecimentos. Para isso, ficou acertado que todas as terças-feiras, às 9h30min, será realizado um encontro virtual para que o assunto se esgote até que não haja nenhuma dúvida e todos os servidores estejam a par do assunto e possam se manifestar expondo sua sugestão e opinião.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Anexos