Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Colégio Politécnico da UFSM divulga abertura de inscrições de novo curso técnico na modalidade EAD: Técnico em Cooperativismo

A Universidade Federal de Santa Maria e o Colégio Politécnico da UFSM, divulgam que, no período de 24 de setembro a 04 de outubro de 2021, estão abertas as inscrições no processo seletivo para o Curso Técnico em Cooperativismo. O curso será realizado totalmente na modalidade educação a distância (EAD), com disponibilização de infra estrutura de laboratório no Pólo da UFSM em Silveira Martins. Estão disponíveis nesse processo 60 vagas que serão preenchidas por meio de sorteio público, com início das aulas ainda em outubro deste ano. O curso tem duração de três semestres letivos e é gratuito. É necessário, para inscrição, a apresentação de certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente. As inscrições para este processo seletivo também são gratuitas. Para ler o edital completo, acesse aqui e o acesso às inscrições pode ser feito neste link. Na manhã desta terça-feira, 28 de setembro, o Colégio Politécnico da UFSM e a Coordenação do Curso de Gestão de Cooperativas realizaram evento online de lançamento do curso, marcando mais uma importante ação da instituição nesta área ao ofertar um curso gratuito, totalmente virtual, que possibilitará a expansão da educação cooperativa por todo o território nacional. Estiveram presentes no evento representantes de cooperativas, lideranças da área, servidores da UFSM e representantes da Prefeitura Municipal de Silveira Martins.

O Cooperativismo contempla diferentes formas do associativismo e busca promover o desenvolvimento social, econômico e pessoal. As cooperativas atuam nas necessidades de seus associados e possibilitam diminuição de riscos e agregação de valor que não seriam possíveis de forma isolada. Dados como o número de associados, faturamento, exportações e empregos diretos demonstram a importância destas organizações no cenário amplo e na região. O profissional da área de cooperativismo está comprometido com os valores do associativismo, qualificado a compreender o papel social das cooperativas, assim como desenvolver e gerenciar diferentes atividades no setor.

O Colégio Politécnico da UFSM possui uma grande trajetória de ensino, pesquisa e extensão relacionada ao eixo tecnológico de Gestão e Negócios e busca sempre fortalecer esse campo de conhecimento e atuação, oferecendo à comunidade qualificação nessa área e exercendo um papel importante na estrutura socioeconômica e cultural da região. A área de Cooperativismo contempla na instituição uma série de cursos, projetos e iniciativas, como o curso superior em Gestão de Cooperativas, graduação com duração de 6 semestres, no período noturno. Também são desenvolvidos diversos projetos de extensão centrados na área, a exemplo do Projeto + COOP, que combina teoria e prática promovendo ações extensionistas de educação, formação e informação para o cooperativismo, em um trabalho desenvolvido por discentes e docentes em cooperativas que encontram-se com necessidades em preparação e gestão.

No Colégio também se publica a Revista RGC, Revista de Gestão e Organizações Cooperativas – a única acadêmica do Brasil para pesquisas no cooperativismo – e realiza-se o evento acadêmico SINGESCOOP – Simpósio Nacional de Gestão de Cooperativas – e Fórum de Cooperativismo. Tanto Simpósio quanto Fórum visam promover ações de fomento à educação cooperativa, construindo conhecimento integrado entre estudantes, pesquisadores, docentes e profissionais do cooperativismo por meio de palestras, apresentação de cases e resultados de estudos (artigos). Ainda nesse âmbito, o Colégio Politécnico atua em parceria o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac na formação para o cooperativismo na educação de jovens e adultos através do PROEJA POLITÉCNICO/BILAC, com o curso Agente de Desenvolvimento Cooperativista, que capacita o aluno para atuar no apoio e desenvolvimento de ações dos projetos de cooperativas e na constituição de cooperativas em comunidades locais. Outra iniciativa de relevo é a CESPOL – Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM – atuante em ações de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação empreendedora e social e permitindo aos acadêmicos, principalmente os do Curso de Gestão de Cooperativas e do Técnico em Cooperativismo, a vivência prática dos saberes aprendidos em sala de aula.