Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Turmas do Curso Técnico em Farmácia e do Técnico em Cuidados de Idosos participam de palestra sobre armazenamento e descarte de medicamentos



No dia 21 de julho, turmas do primeiro e terceiro semestre do curso Técnico em Farmácia e do primeiro semestre do curso Técnico em Cuidados de Idosos participaram de uma palestra referente ao “Armazenamento e descarte correto de medicamentos”, ministrado pelos acadêmicos Kayan Mantovanello e Thalisson Francisco Finamor da Silva, acompanhados das docentes do grupo MedicAção, Valéria Bayer e Edi Franciele Ries.

Apresentação do Acadêmico Kayan Mantovanello (Foto: Coordenação do Curso técnico em Farmácia e Cuidado de Idosos)

O MedicAção é um grupo de pesquisa e extensão (DSC/UFSM) criado em 2016, através de um projeto que, em um curto período de tempo, veio a se tornar um Programa de Extensão da UFSM com o propósito de sensibilizar a população acerca de informações sobre armazenamento e descarte correto de medicamentos que promovam a transformação multiplicada dos hábitos corretos. O grupo é formado por oito estudantes da área da saúde e é orientado pelas docentes Valéria Bayer, Edi Franciele Ries e Vergínia Margareth, do Departamento de Saúde Coletiva, do Centro de Ciências da Saúde da UFSM.

Ministrantes da palestra após o evento (Foto: Coordenação do Curso técnico em Farmácia e Cuidado de Idosos)

A palestra abordou os principais pontos sobre a importância de armazenar e descartar corretamente os medicamentos. Pautas como “o que é o armazenamento adequado?”, “orientações para armazenar adequadamente”, “impactos do descarte inadequado no meio ambiente e na saúde pública” e “para onde vai o medicamento descartado de maneira correta” foram debatidos na palestra.

A palestra foi promovida na disciplina de “Vendas em Farmácia”, sob responsabilidade da Professora Magda Aita Monego, do Curso Técnico em Farmácia do Colégio Politécnico da UFSM. O evento também foi uma ação conjunta entre o “Programa de Conscientização da população sobre o armazenamento correto de medicamentos em domicílios de município do interior do Rio Grande do Sul”, coordenado pela Professora Edi Franciele Reis e o “Programa de Conscientização da população e recolhimento de medicamento em desuso nas unidades de saúde na região leste de Santa Maria”, coordenado pela professora Valéria Maria Limberger Bayer.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-5817

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes