Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Deliciosos e naturais: morangos frescos e sem uso de agrotóxicos estão em oferta na PoliFeira do agricultor

Feira incentiva a agricultura familiar e a produção sem químicos, favorecendo as frutas de estação



Com intuito de preservar a saúde tanto do agricultor quanto do consumidor, a PoliFeira preza por fomentar a produção e comercialização de alimentos em seus períodos de produção, o que chamamos de frutas de estação. Isso acontece atualmente no caso dos morangos, que estão dispostos nas bancas de diversos feirantes presentes na Avenida Roraima, no Largo do Planetário e no Shopping Praça Nova, às terças, quintas e domingos, respectivamente.

Os ideais da feira são estabelecidos a partir de um processo de cultivo sem o uso de produtos químicos, ratificado por uma análise laboratorial realizada semanalmente, em que se verifica a presença ou não de agrotóxicos nos alimentos. Além da orientação técnica para priorizar insumos biológicos e manejos para evitar que pragas e doenças ocorram, todas as semanas são amostras dos alimentos são recolhidas e enviadas para o Laboratório de Análises de Pesticidas da UFSM (LARP-UFSM). No laboratório, por meio de métodos de análises específicas, esses alimentos são avaliados de modo a garantir a segurança para o consumidor que busca opções mais saudáveis para a sua alimentação.

O morango já foi apontado pelos relatórios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), como um dos alimentos com maior índice de irregularidades no uso de agrotóxicos. Na Polifeira, isso não acontece, pois os agricultores são orientados por uma equipe técnica do projeto, que inclui técnicos e estudantes, a utilizar manejos que auxiliam na potencialização dos próprios recursos de equilíbrio do meio ambiente. Segundo o agrônomo Raviel Dickel, um desses é o que prioriza o uso de insumos biológicos. Para melhorar a qualidade do fruto e seu aspecto, por exemplo, estimula-se a expansão de colmeias de abelhas sem ferrão, já que a polinização dos morangueiros promovem frutas com mais peso e melhor sabor. Todo o sucesso ou não do trabalho de assistência técnica é verificado por meio do monitoramento de alimentos realizados posteriormente.

Além desse controle, as frutas são frescas, com a colheita realizada muito próxima ao momento da comercialização. Ademais, são cultivados por agricultores regionais, o que faz com que a compra na feira seja uma forma de auxiliar e apoiar as famílias a permanecerem na agricultura familiar. Assim, a PoliFeira, como um projeto de extensão da UFSM, entrega alimentos que garantem não agredir a saúde do consumidor, assim como frutas e hortaliças frescas e com sabores acentuados, que vivem seu ciclo de produção de acordo com os processos naturais.

Horários de feira

  • Avenida Roraima: das 7:30 às 12:00.
  • Largo do Planetário: das 12:00 às 17:30.
  • Shopping Praça Nova: nos 2 e 4 domingos do mês, das 14:00 às 20:00.

Texto: Júlia Petenon
Revisão: Giuliana Seerig

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-5966

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes