Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Ingresso no Colégio Politécnico em 2023: Dúvidas sobre o processo seletivo

Nesta oportunidade de ingresso, edital oferece vagas para o ano letivo de 2023

O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, em conjunto com o Colégio Técnico Industrial (CTISM), anunciou a abertura de edital para ingresso em 2023, com inscrições abertas até o dia 21 de novembro de 2022. Somente no Politécnico são 755 vagas, distribuídas em diversos eixos de conhecimento. Além do Ensino Médio, com 35 vagas, são 16 Cursos Técnicos presenciais: Administração, Agropecuária, Agricultura, Agricultura de Precisão, Alimentos, Comércio, Contabilidade, Cuidados de Idosos, Enfermagem, Farmácia, Geoprocessamento, Informática, Meio Ambiente, Paisagismo, Secretariado e Zootecnia. Também são oferecidas 60 vagas no curso Técnico de Fruticultura na modalidade à distância.

Por meio das redes sociais, recebemos algumas dúvidas que buscamos esclarecer para todas as pessoas interessadas:

Posso tentar uma vaga no Colégio Politécnico e outra no Colégio Técnico Industrial?

Não é possível se inscrever nos dois Colégios ao mesmo tempo uma vez que as provas ocorrem de forma simultânea.

Qual o conteúdo das provas?

Para os que ingressam no Ensino Médio, a prova aplicada tem conteúdo do Ensino Fundamental. Já para os cursos técnicos pós-médio, nos quais o Ensino Médio (ou equivalente) é um pré-requisito, a prova apresenta conteúdos desse nível. O programa completo de cada prova pode ser encontrado no anexo 3 dentro dos respectivos manuais.

Até que idade uma pessoa pode se inscrever no Colégio?

Não há limitação de idade.

Quanto custa a inscrição para o Processo Seletivo?

O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00.

Quando as provas serão aplicadas?

As provas para ingresso no Ensino Médio e para Cursos Técnicos serão aplicadas no mesmo dia, 08 de janeiro de 2023, sendo a do Ensino Médio no período da manhã e a dos técnicos pós-médio à tarde.

Já fiz o primeiro ano do Ensino Médio em outra escola. Posso entrar no segundo ano?

Os resultados obtidos no processo seletivo têm validade para ingresso no primeiro semestre letivo de 2023, no primeiro ano do Ensino Médio e não há possibilidade de posicionamento em anos seguintes.

Como me inscrever para o Curso Técnico em Cooperativismo?

Não haverá seleção para o técnico em cooperativismo EAD neste edital. Será realizada em outro edital, ainda sem data.

Como atua um profissional do curso novo, Técnico em Comércio?

O Técnico em Comércio é um profissional habilitado a assessorar a gestão de um estabelecimento comercial, com competências e habilidades para atuar no planejamento, na organização e no acompanhamento das atividades relacionadas à comercialização de produtos ou serviços. O curso prepara o estudante para atuar como apoio nas funções administrativas; utilizar ferramentas de marketing e logística; aplicar técnicas de vendas e atendimento adequadas aos diferentes públicos; organizar o espaço comercial com vistas a torná-lo mais atrativo e harmônico, além de compreender elementos básicos de custos e formação de preços.

Outras dúvidas e informações

Caso você tenha dúvidas sobre o processo de inscrição no Processo Seletivo dos Colégios da UFSM entre em contato através do e-mail falecom@nisa.ufsm.br. Já informações referentes aos programas, turnos e aulas dos cursos do Colégio Politécnico devem ser esclarecidas pelo e-mail secretariaescolar@politecnico.ufsm.br ou pelos telefones (55) 3220-8273 e (55) 3220-8059.

Links importantes