Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Inscrições abertas para o XI Simpósio Nacional de Gestão de Cooperativas e 4º Fórum de Cooperativismo do Singescoop

Inscrições devem ser realizadas pelo sítio do evento

Durante os dias 17, 18 e 19 de Janeiro, ocorrerá de forma online o XI Simpósio Nacional de Gestão de Cooperativas (Singescoop), conjuntamente com o 4º Fórum de Cooperativismo. O evento, que retorna após três anos de pausa, traz como tema principal o papel do cooperativismo frente à pobreza e à desigualdade social, buscando aprofundar as discussões acadêmicas e profissionais do mundo cooperativista, assim como integrar o universo acadêmico com lideranças, colaboradores, gestores de cooperativas e cooperados em geral. Na programação, que pode ser conferida a seguir, figuram nomes como Padre Júlio Lancellotti, Vigário Episcopal para o Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, a pesquisadora Sara Vicari, da Università Roma Tre (Itália) além de pesquisadores de diversos institutos e universidades brasileiras.

Para mais informações adicionais e efetivação da sua inscrição:

Sítio web do XI Singescoop

Programação dos três dias de evento:

17 de Janeiro de 2023 – Terça-Feira

19h – Abertura.
19h30min – Palestra “Aporofobia: o desprezo aos pobres e desfavorecidos” com o Padre Júlio Lancellotti, Vigário Episcopal para o Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo.
20h30min – Palestra “Pobreza no Brasil e como calculá-la”, com o Sr. Sandro Pereira Silva, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.

18 de Janeiro de 2023 – Quarta-Feira

13h30min às 17h – Sessão de apresentação de trabalhos e cases.
19h – Painel Internacional “Projeto around theworld.coop”, com a Sra. Sara Vicari, coordenadora do projeto e pesquisadora da Universitá Roma Tre, Itália e “Cooperativismo em países de língua portuguesa e seu papel na luta contra a pobreza” com o Prof. Dr. Alair Ferreira de Freitas, da UFV, com mediação da Profa. Dra. Eliane Ribeiro Pereira, da UFRJ.

19 de Janeiro de 2023 – Quinta-Feira

13h30min às 17h – Sessão de apresentação de trabalhos e cases.
19h – Painel “As cooperativas no combate à pobreza e à desigualdade”, com o Sr. Leonardo Pinho, Presidente da Unisol e com a Sra. Fabiola Nader Motta, Gerente Geral do Sistema OCB, com mediação do Prof. Dr. Leandro Pereira Morais (UNESP).
20h30min – Apresentação dos cases “Morro do Silício” com a Sra. Cleuse Soares e “Aplicativos e cooperativa de plataforma. Solução para a economia solidária da Bahia” com o Sr. Dayvid Souza Santos.