Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Seleção de Bolsista para Projeto de Ensino Nº 052566: “Laboratório Prático de Floricultura, Paisagismo, Arte Floral, Silvicultura, Jardinagem e Botânica”



Número de bolsas: 13

BOLSA 1 – Estufa aço galvanizada: Produção de forrações anuais e flores de corte

Produção de forrações anuais (amor perfeito, cravina, petúnia, tagetes, boca de leão, repolho ornamental, lobélia, alisom, alegria de jardim, torênia, salvia farinácea, begônias, calêndula) .Semeadura, desbaste, repicagem, desponte, transplante, irrigação, fertirrigação, adubação, monitoramento de pH e condutividade elétrica, tratamentos fitossanitários, retirada de plantas daninhas, controle de estoque de sementes, armazenamento de sementes, manutenção da estufa de produção, confecção de substratos para forrações anuais. – Controle de estoque de sementes, armazenamento de sementes. Manutenção da estufa de produção. Confecção de substratos para forrações anuais. 

Flores de corte: produção de flores multiplicadas sexuadamente e assexuadamente que servirão de matéria prima para a arte floral (Floresce). 

BOLSA 2 – Sombrite gigante: Produção de palmeiras

Produção de 12 espécies de palmeiras. Semeadura, desbaste, repicagem, transplante, irrigação, fertirrigação, adubação, monitoramento de pH e condutividade elétrica, podas, manejo fitossanitário, retirada de plantas daninhas, produção de substratos, compostagem, manutenção do telado de produção.- Controle de estoque de sementes, armazenamento de sementes. 

BOLSA 3 – Sombrite baixo e alto: Produção de arbustos e arbóreas

Confecção de substratos, transplante, semeadura, estaquia, enxertia, irrigação, fertirrigação, adubação, monitoramento de pH e condutividade elétrica, manejo fitossanitário, preparo de canteiros, colheita, pós-colheita de arbustos e árvores.

BOLSA 4 – Mandala, Relógio Biológico, Jardim Floresce

Manutenção geral (irrigação, retirada de plantas daninhas, podas, capinas, adubação…).

BOLSA 5 – Estufa fibra de vidro: produção de bromélias, cactos, suculentas e plantas pendentes

Confecção de substratos, transplante, semeadura, divisão de plantas, estaquia, irrigação, fertirrigação, adubação, monitoramento de pH e condutividade elétrica, manejo fitossanitário, eliminação plantas daninhas, colheita, pós-colheita de bromélias,cactus, suculentas e plantas pendentes. 

BOLSA 6 – Produção de plantas a céu aberto

Produção de forrações perenes, arbustos, arbóreas de grande porte na área nova do

Colégio Politécnico da UFSM. Confecção de substratos, transplante, limpeza da área, divisão de plantas, estaquia, irrigação, fertirrigação, adubação, monitoramento de pH e condutividade elétrica, manejo fitossanitário, eliminação plantas daninhas, sangria e cura das plantas, preparação utilização e/ou entrega das plantas.

BOLSA 7 – Estufa climatizada: Produção de plantas envasadas e flores de corte

Produção de flores e plantas envasadas de gloxínea, gérberas, gerânios malvão e pendente, sumpatiens,antúrios, alstroeméria, gipsofila, callas, pimenta ornamental, prímulas, brinco de princesa, germinação das forrações anuais e cactos, estaquia das forrações perenes, arbustos e arbóreas, enraizamento de suculentas. Confecção de substratos, transplante, semeadura, estaquia, irrigação, fertirrigação, adubação, monitoramento de pH e condutividade elétrica, manejo fitossanitário, preparo de canteiros, colheita, pós-colheita.  Controle fotoperíodo, umidade e temperatura. 

BOLSA 8 – Estufa climatizada: Produção de plantas envasadas e flores de corte

Produção de flores e plantas envasadas de gloxínea, gérberas, gerânios malvão e pendente, sumpatiens,antúrios, alstroeméria, gipsofila, callas, pimenta ornamental, prímulas, brinco de princesa, germinação das forrações anuais e cactos, estaquia das forrações perenes, arbustos e arbóreas, enraizamento de suculentas. Confecção de substratos, transplante, semeadura, estaquia, irrigação, fertirrigação, adubação, monitoramento de pH e condutividade elétrica, manejo fitossanitário, preparo de canteiros, colheita, pós-colheita. Controle fotoperíodo, umidade e temperatura.

BOLSA 9 – Laboratório de Botânica do Colégio Politécnico

Manutenção do Jardim Botânico do Colégio Politécnico: corte da grama, podas, retirada de plantas daninhas, adubação, irrigação, limpeza e manutenção dos espaços ajardinados e da estufa.  Manutenção e ampliação da coleção botânica com difusão de exemplares para instituições parceiras.

BOLSA 10 – Floresce – Floricultura Escola do Colégio Politécnico da UFSM

de arranjos florais, atendimento ao público nos horários estipulados, manutenção do espaço de vendas (Floresce), venda dos produtos excedentes para comunidade, controle de caixa e estoque, irrigação das plantas deste espaço, acompanhar o público que ingressa no setor de floricultura para conhecer as áreas de produção

BOLSA 11 – Floresce – Floricultura Escola do Colégio Politécnico da UFSM

Confecção de arranjos florais, atendimento ao público nos horários estipulados, manutenção do espaço de vendas (Floresce), venda dos produtos excedentes para comunidade, controle de caixa e estoque, irrigação das plantas deste espaço, acompanhar o público que ingressa no setor de floricultura para conhecer as áreas de produção.

BOLSA 12 – Manutenção dos espaços ajardinados do Colégio

Corte de grama, podas, retirada de plantas daninhas e de resíduos dos espaços do entorno do colégio, adubação, irrigação, substituição de plantas, limpeza e manutenção dos espaços ajardinados.

BOLSA 13 – Manutenção dos espaços ajardinados do Colégio Politécnico

Corte de grama, podas, retirada de plantas daninhas e de resíduos dos espaços do entorno do colégio, adubação, irrigação, substituição de plantas, limpeza e manutenção dos espaços ajardinados.

1) Prazo para inscrições:

Do dia 16 de março até dia 28 de março de 2023 às 23 horas e 59 minutos. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo e-mail: bolsasfloricultura2022@gmail.com.

No e-mail, campo do assunto, informar o título do edital.

Divulgação da lista com os inscritos: 29/03/2023

2) Seleção:

A seleção ocorrerá preferencialmente por meio remoto através da análise de um vídeo de no máximo 3 minutos de apresentação e da justificativa do interesse pela bolsa, pela análise da documentação encaminhada pelos (as) candidatos (as). O não envio de qualquer um dos itens da documentação exigida eliminará automaticamente o(a) candidato(a) da seleção. Caso necessário, o coordenador do projeto poderá solicitar entrevista presencial com o candidato. 

Os critérios de seleção são os seguintes:

  1. Grau de compatibilidade do curso matriculado com o perfil desejado para as atividades a serem desenvolvidas.
  2. Aproveitamento escolar satisfatório (verificado pelo histórico escolar);
  3. Residência/ Disponibilidade compatível com as atividades do projeto;
  4. Capacidade de se ver no projeto, relacionando a importância da participação com o projeto pessoal (verificado pelo vídeo);
  5. Exemplificação da capacidade técnica, argumentando como pensa a execução do projeto, relacionando pontos fortes e pontos fracos (verificado pelo vídeo);
  6. Nota atribuída pelo avaliador, relativo ao grau de aproveitamento do curso e como lhe percebe para as necessidades do projeto (percepção do coordenador).

3) Documentação exigida:

Os (as) candidatos (as) deverão encaminhar por e-mail para confirmação da inscrição, os seguintes documentos em PDF: a) Comprovante de matrícula;

  1. Histórico escolar simplificado;
  2. Listar enumerando de 1 a 3 a prioridade de interesse nas atividades a serem desenvolvidas enquanto bolsista. (conforme iten 1 do edital)
  3. Contato telefônico, preferencialmente com Whattsap.

4) Direitos e Obrigações:

a) O bolsista selecionado terá os seguintes direitos:

  • Receber bolsa mensal no valor de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais), durante o período de vigência (01 de abril a 31 de dezembro de 2023).
  • O período máximo da bolsa é 31 de dezembro de 2023, sendo que poderá a qualquer momento ser rescendido por qualquer uma das partes mediante aviso prévio e justificativa;
  • Estar incluído na cobertura do seguro contra acidentes pessoais, nos horários de atuação da bolsa;
  • Ter horário definido para o exercício de suas atividades como bolsista, sem prejuízo de suas demais atividades acadêmicas;
  • Receber orientações que se fizerem necessárias para o desempenho de suas atividades.
  •  

b) O bolsista selecionado terá as seguintes obrigações:

  • Disponibilizar 20 (vinte) horas semanais para o cumprimento de suas atividades;
  • Manter endereço residencial, telefones, e-mail e dados bancários atualizados;

5)

A lista de prioridade de bolsa enviada pelo pleiteante não garante o tipo de atividade a ser realizada posteriormente, mas indica perfil do candidato, podendo ser atribuída outra atividade conforme demandas do projeto.

6)

Na divulgação dos resultados pode ou não ocorrer à existência da lista de suplentes, sendo que a chamada dos suplentes não é obrigatória, sendo que poderá ser realizada a qualquer tempo, novo edital público de seleção de bolsitas.

7) Divulgação dos resultados:

Até às 23 horas e 59 minutos do dia 30 de março de 2023 através do site do Colégio Politécnico da UFSM, aba Oportunidades.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-6649

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes