Colégio Politécnico participa da Expodireto Cotrijal 2023 com projeto e Mestrado na área de Agricultura de Precisão

Iniciativas da instituição estiveram presentes em uma das maiores feiras do agro no mundo

Projeto Advanced Farm 360 divulgando seus trabalhos. Foto: Coordenação do projeto

Na última sexta-feira (10), a 23ª edição da Expodireto Cotrijal, iniciada em 6 de março, chegou ao fim. Realizada no município de Não-me-Toque, a semana de imersão tecnológica do agronegócio internacional trouxe a público a diversidade de inovações no âmbito rural.

O projeto de desenvolvimento institucional Advanced Farm 360  e o Mestrado Profissionalizante em Agricultura de Precisão do Colégio Politécnico estiveram no parque de exposições no estande do projeto Aquarius, espaço da UFSM na feira. Durante os cinco dias de feira, ambos apresentaram os resultados de seus estudos e trabalhos desenvolvidos ao longo do último ano, voltados ao ensino, à pesquisa e à extensão da agricultura de precisão.

O objetivo principal, para o Advanced Farm 360, foi a divulgação de suas pesquisas na área, relacionadas à utilização de drones para pulverização, assim como monitoramento de ferrugem asiática com o uso de coletor de esporos, produção e utilização de insumos biológicos e o ensaio comparativo de diferentes sistemas de distribuição de sementes para a implantação da cultura da soja.

Drone de pulverização captou a atenção de muitos visitantes, que paravam para conhecer o equipamento ou tirar dúvidas técnicas sobre sua utilização na agricultura. Foto: Coordenação Advanced Farm 360

Os representantes do Colégio tiveram a oportunidade de realizar uma série de trocas com os profissionais presentes nos stands. Entre as atividades, assistiram a um Talk Show sobre pulverização precisa com drones e sensores. Além dos projetos, algumas startups integrantes da Pulsar Incubadora Tecnológica, vinculada ao InovaTec UFSM, também compareceram à feira. No dia 9, ocorreu, ainda, a abertura oficial do 6º Congresso Sulamericano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas – Apsul América. No ato, estiveram presentes representantes do curso, o reitor da UFSM, Luciano Schuch, e demais autoridades.

A Apsul América deve acontecer nos dias 26 e 27 de setembro de 2023, também no Parque de Exposições da Cotrijal. Nas próximas duas semanas, na UFSM, um experimento com pulverização precisa será conduzido pelo pesquisador Jean-Marie Michielsen, da Universidade de Wageningen, Holanda, que desenvolve o sensor base para a prática, em parceria a PPGAP/UFSM, Rometron e Stara. Para os professores, tanto do projeto quanto do mestrado profissionalizante, as participações foram de grande êxito e proporcionaram aos alunos e bolsistas a divulgação de suas pesquisas. A oportunidade resulta no aprimoramento do Mestrado Profissional em Agricultura de Precisão e na divulgação do curso para futuros alunos.

Lançamento do 6º Congresso Sulamericano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas – Apsul América. Foto: Coordenação Mestrado em Agricultura de Precisã