Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Seleção de Bolsista para Projeto de Extensão Nº: “Soluções Computacionais Acessíveis: Ensino e Desenvolvimento”

1. DAS VAGAS:

1 (uma) vaga para atuar no Projeto de Extensão Nº 052452 – Soluções Computacionais Acessíveis: Ensino e Desenvolvimento.

As atividades previstas neste projeto são:

• pesquisa sobre conceitos e tecnologias acessíveis;
  • aula de informática para pessoas com/sem deficiência;
  • prototipação e/ou desenvolvimento de soluções computacionais acessíveis;
  • publicação dos resultados.

Há uma parceria com uma associação de cegos e deficientes visuais de Santa Maria – RS, em que os participantes do projeto têm a possibilidade de ministrar aulas de informática, bem como, fazer o design e testar soluções computacionais acessíveis. As aulas de informática ocorrem uma vez por semana.

Não há a obrigatoriedade em ter conhecimentos na área de acessibilidade, etc., pois haverá a oportunidade de investigar sobre os conceitos, ferramentas que serão utilizadas, entre outras etapas importantes para preparar o(a) bolsista para as atividades previstas.

2. REQUISITOS DO(A) CANDIDATO(A):

• Ser estudante regular da Universidade Federal de Santa Maria;
  • Ser estudante de cursos relacionados à computação, como: Sistemas para Internet, Técnico em Informática, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, etc.;
  • Não possuir vínculo empregatício ou outra bolsa de qualquer natureza, exceto o Benefício Sócio Econômico (BSE);
  • Ter dados pessoais atualizados (e-mail e telefone) na Coordenadoria de Registro e Matrículas – COREM (ex-DERCA) e no Portal Estudantil (ex-Portal do Aluno).

3. DO VALOR DA BOLSA E PRAZO DE VIGÊNCIA

O valor mensal da bolsa é de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais), com dedicação semanal de 20 horas. Vigência da bolsa é até o dia 31 de dezembro de 2023.

4. DA INSCRIÇÃO:

O período de inscrição é do dia 20 de março de 2023 até o dia 29 de março de 2023 às 23h55.

As inscrições serão feitas exclusivamente pelo e-mail: marcos.silva@ufsm.br

Os candidatos deverão encaminhar por e-mail para confirmação da inscrição, os seguintes documentos:

1. Comprovante de matrícula (pode ser obtido no Portal do Aluno);
  2. Histórico escolar simplificado (pode ser obtido no Portal do Aluno);
  3. Currículo no formato Lattes (http://lattes.cnpq.br)
  4. Informar no e-mail o(s) dia(s) da semana (entre Segunda e Sexta) que possui o período da tarde disponível para participar do projeto. Se caso não tiver algum dia disponível no período da tarde, informar explicitamente no email que não possui disponibilidade para o projeto no período da tarde. Ter disponibilidade a tarde não é obrigatório.
  5. O assunto/título do e-mail deve ser: Seleção Bolsista para Projeto de Extensão.

5. SELEÇÃO E RESULTADO:

A seleção será com base nos documentos enviados. O resultado será publicado até o dia 31 de março de 2023 na página do Colégio Politécnico da UFSM e por e-mail, que será enviado para todos os candidatos inscritos.

Para mais informações, como direitos e deveres dos bolsistas, acesse o Edital

Conjunto de Circulação Interna 2022/2023, disponível no link https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/politecnico/editais/000-2022-2 e/ou entre em contato com o coordenador do projeto pelo e-mail marcos.silva@ufsm.br.