PoliFeira do Agricultor convida toda a comunidade para seu aniversário

Bolo comemorativo será ofertado gratuitamente para os participantes desta edição

Há seis anos, a PoliFeira do Agricultor dava início às suas atividades, com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e a produção de alimentos saudáveis e favoráveis para o meio ambiente. O projeto, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), prepara uma celebração do aniversário que contará com diversos elementos comemorativos.

Bolo do aniversário de 5 anos sendo servido. Foto: Assessoria de Comunicação da PoliFeira.

Inspirada nos circuitos curtos de produção e consumo de alimentos do município de Santiago (RS) que seu coordenador, professor Gustavo Pinto da Silva, desenvolvia em seus estudos no Programa de Pós Graduação em Extensão Rural da UFSM e com o apoio do Reitor Paulo Burmann e do Diretor do Colégio Politécnico, Valmir Aita, a PoliFeira do Agricultor nasceu como um projeto de extensão que buscava aproximar a produção local e regional da comunidade acadêmica. O objetivo, vigente até hoje, é que o tema da alimentação saudável, sustentável e consciente possa ser debatido por diferentes áreas do conhecimento dentro e fora da universidade.

O projeto tem como diferencial a produção com manejo biológico e sem a utilização de químicos, com análises periódicas da presença de pesticidas nos produtos comercializados feitas pelo Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP), além de toda a assistência técnica ofertada aos agricultores. Nestes seis anos, a PoliFeira conta com aproximadamente 30 famílias participantes, que inovaram em suas produções, vindas de 11 municípios, desde 2019 foram contabilizados cerca de 2,5 milhões de reais por meio da feira livre, valor que beneficia diretamente estes produtores.

Em meio a tantos motivos para comemorar durante todos estes anos, no dia 4 de maio será servido um bolo para todos que forem prestigiar o evento de aniversário da PoliFeira, que contará também com stands de projetos parceiros e bancas dos feirantes com lanches, bebidas, hortaliças, legumes e frutas para quem desejar fazer suas compras. O local será o tradicional de todas as quintas-feiras, ao lado do Planetário da UFSM. A feira começa ao meio dia, como de costume; já a festividade, com a distribuição do bolo de aniversário, se iniciará às 15:30.