IDEATHON: projeto vencedor da segunda maratona de inovação da UFSM representará o Colégio Politécnico na JAI

Na última quinta-feira (04), alunos dos cursos técnicos e graduação do Colégio Politécnico da UFSM participaram da segunda maratona do Ideathon, evento promovido pela Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (PRÓ-INOVA), com apoio da Pulsar incubadora vinculada ao parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM (INOVATEC) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A maratona ocorreu no coworking da Pulsar Incubadora.

Grupo desenvolvendo o pitch para apresentação

Iniciado em abril deste ano, a sequência de eventos tem como objetivo promover trabalhos em grupo entre estudantes da universidade, a fim de que solucionem problemas encontrados por eles próprios em suas áreas de conhecimento. Por meio de uma mentoria, os participantes desenvolvem seus projetos em um encontro imersivo com duração de sete horas, utilizando práticas de inovação e empreendedorismo.

A ideia vencedora

Os acadêmicos do Técnico em Agricultura de Precisão Régis Durgante, Paulo Roberto Reis e Alexandre Amaral, juntamente com Dionata Ientsn, aluno de graduação em Geoprocessamento, todos do primeiro semestre do curso, foram os campeões da maratona. A ideia apresentada pelo grupo foi a criação de uma plataforma que unisse os dados da agricultura de precisão com o meio imobiliário, a fim de maximizar a venda de propriedades rurais.

Grupo vencedor do Ideathon Politécnico

Para Paulo Roberto a maratona foi produtiva, pois permitiu que ele adquirisse conhecimento sobre as práticas do empreendedorismo e trouxe contribuições para elaborar o projeto final.

O projeto vencedor representará o Colégio Politécnico na Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM em desafio final com as ideias vencedoras dos demais centros e também receberá uma mentoria do SEBRAE através do programa Start. Mauricio Medina, administrador e integrante da Coordenadoria de Educação Empreendedora, vinculada a PRÓ-INOVA, conta que a ideia surgiu após aplicação da metodologia em uma turma do curso Tecnologia em Alimentos da UFSM em que surgiram diversas ideias inovadoras. A partir dessa experiência, decidiram então expandir o processo e realizar um Ideathon para cada centro de ensino da universidade.

Etapas da maratona de ideias

Em um primeiro momento, os inscritos propõem individualmente ideias de soluções para desafios identificados em sua área de conhecimento; em seguida, é feita uma votação para escolher as melhores ideias e então são formados grupos para que os integrantes possam aprofundar e desenvolver seus projetos.

Os participantes preenchem a planilha Canvas, com orientação de Liga I9 de empreendedorismo, para estruturar e visualizar melhor sua ideia; logo após é montado um pitch, uma apresentação que será avaliada por uma banca. A ideia mais votada é a vencedora.

Alunos do Politécnico inscritos no evento formaram quatro grupos e trouxeram questões como: produção de insetos como fonte de proteína, consultoria ambiental para empreendimentos sustentáveis voltados para o turismo na 4ª Colônia, e assistência na tomada de decisão de compra de tratores e máquinas agrícolas.

A importância do Ideathon

O evento serve como um meio para que os alunos tenham contato com o empreendedorismo e inovação ainda na graduação, proporcionando aos participantes a investigação de problemas reais em sua área de estudo. Além disso, ainda promove a imersão em um ambiente destinado à criação de soluções através de raciocínio investigativo, criativo e colaborativo.

Alunos do Politécnico participantes do evento

“As propostas e iniciativas trazidas pelos estudantes são interessantes para o processo de formação deles. Esse tipo de atividade é fundamental porque desenvolve um conjunto grande de habilidades, trabalho em equipe, saber defender um ponto de vista, capacidade de oratória e sintese”, comenta a profa. Marta Von Ende, diretora do Politécnico. Ela destaca, ainda, a importância do empreendedorismo para desenvolver mais negócios e soluções para a sociedade e acredita que a maratona contribui para o Colégio Politécnico de forma institucional.

O próximo Ideathon ocorre com alunos do Centro de Tecnologia da UFSM. O cronograma das maratonas com os próximos centros de ensino vai até outubro de 2023 e vai abranger também outros campi da UFSM.

Texto e fotos: Maria Francisca de Mello (Estudante de Jornalismo)
Edição: Giuliana Seerig (Jornalista)
Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico