Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Agricultores da PoliFeira participam de Curso de Qualificação em Boas Práticas em Serviço de Alimentação



Nos dias 02, 04, 09 e 16 de maio, no turno da noite, os integrantes da PoliFeira do Agricultor e do Feirão Colonial participaram do Curso de Qualificação em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, realizado no Colégio Politécnico. A ocasião totalizou o número de 24 inscritos e capacitados; destes, 10 são feirantes e 2 são bolsistas ligados à PoliFeira do Agricultor e ao Projeto de Ovos Coloniais de Galinhas Livres de Gaiolas da Região Central do RS.

Aula teórica ministrada no curso. Foto: enviada pela organização do curso.

A atividade foi organizada pela representante do Departamento de Tecnologia e Ciência de Alimentos da UFSM, Dra. Flávia Michelon Dalla Nora, como uma ação do Projeto de Extensão de capacitação de manipuladores de alimentos vinculado ao Centro de Ciências Rurais, em conjunto com a representante do Serviço de Inspeção Municipal de Santa Maria, Dra. Lidiane Viera, a bolsista de extensão da PoliFeira do Agricultor, Dra. Karem Vieira, a mestranda do Programa de Extensão Rural e participante do programa de fomento à economia solidária desenvolvido no Feirão Colonial, Jéssica Bettencourt Romeiro e a Mestra Fernanda Miranda.

Durante o curso, que teve carga horária de 16 horas, foram ministrados temas relacionados à legislação federal, alimentos seguros, segurança de alimentos, perigos nos alimentos, doenças de transmissão hídrica e alimentar, intoxicação e infecção por alimentos. Além disso, atividades para a fixação do conteúdo também foram realizadas, como testes de superfície com placas e gincanas com jogos interativos.

 

Temas definidos pela Portaria 216/2004 e abordados na atividade
  • Higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios;
  • Higiene e saúde dos manipuladores de alimentos;
  • Edificações, instalações, equipamentos, móveis e utensílios;
  • Abastecimento de água;
  • Controle integrado de vetores e pragas;
  • Recepção e armazenamento de matérias-primas, ingredientes e embalagens;
  • Preparo, armazenamento, distribuição, transporte e apresentação de alimentos;
  • Manejo de resíduos;
  • Manual de Boas Práticas;
  • Procedimentos Operacionais Padrão.

Incentivo a boas práticas

O projeto Polifeira do Agricultor, coordenado pelo professor Gustavo Pinto, tem como uma das exigências para ingressar como feirante a realização de capacitações contínuas, dentre elas está o Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para quem possui agroindústrias ou entreposto de ovos. A instrução é de que todos os feirantes realizem a capacitação. Anteriormente, durante o Descubra UFSM de 2022, outro curso similar foi ofertado aos participantes da feira. A Dra. Karem afirma que, desta forma, é possível garantir que todos possuam o conhecimento e a certificação necessária em relação à legislação e aos cuidados que devem ser levados em consideração no preparo do produto alimentício, com o foco na segurança de alimentos e na saúde do consumidor final.

O representante da Agroindústria Bem no Ponto e feirante Joel Weber, que esteve presente no curso, afirma que a atividade que foi mais marcante para ele foi a de rememoração de etapas, que foi o momento em que todas as partes das boas práticas foram repassadas e realizadas com os alunos, desde o lavar das mãos e a utilização da vestimenta correta. Já a funcionária da Boutique da Colônia e também participante da feira, Patrícia Quatrin, conta que o momento trouxe a representação de inúmeros procedimentos de boas práticas que são muito úteis, principalmente para quem estiver iniciando na área e tiver interesse em aprender.

Atividades como a realizada fazem parte de um incentivo aos produtores e agricultores que desejam seguir e crescer no ramo alimentício. Por isso, a coordenação da Polifeira do Agricultor acredita na importância e necessidade de proporcionar essas oportunidades para os feirantes que dela participam.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-7055

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes