CESPOL: confira os benefícios de ser um associado da cooperativa que trabalha em prol dos alunos do Politécnico

Foto: CESPOL

Atualmente, em todo o mundo, uma em cada sete pessoas são associadas a uma cooperativa. Essas organizações são uma forma de reunião de pessoas que buscam realizar, coletivamente, seus propósitos e atingir um maior força atuando em conjunto. Uma experiência nesse âmbito está ao alcance de todos os alunos do Colégio Politécnico: a Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico Fundada há 36 anos, é uma organização independente com ações voltadas exclusivamente aos alunos da instituição. Muito mais do que comercializar produtos agroindustriais e itens personalizados de cursos, a CESPOL incentiva projetos e proporciona experiências aos estudantes.

A cooperativa visa realizar melhorias na infraestrutura, facilitar o acesso a máquinas e equipamentos para aulas práticas, oportunizar viagens técnicas, entre outros métodos de direcionamento de recursos para o ensino, pesquisa e extensão. Além disso, os associados possuem benefícios como patrocínio de eventos, aquisição de livros e revistas e confecção de materiais e uniformes a preço de custo.

Segundo o atual coordenador da CESPOL e professor, Vitor Reisdorfer, o principal objetivo é apoiar iniciativas pedagógicas desenvolvidas no Politécnico, com foco na profissionalização e no pensamento cooperativista. A sociedade é pautada em valores como responsabilidade, compromisso, ajuda mútua, democracia e igualdade.

Quanto aos projetos do colégio, a entidade identifica seus avanços, custos e receitas, a fim de obter controle gerencial para promover ajustes e estímulos. Como uma forma de complemento aos meios públicos, a CESPOL destaca-se no fomento à permanência estudantil, o que a faz receber visitas de organizações de outros estados que buscam entender mais sobre cooperativas escolares.

Até o momento, há 375 membros e a meta é dobrar o número até o final deste ano. Os alunos que se tornam associados passam a ter conhecimento e poder de participação de processos que ocorrem no dia a dia do colégio. Ademais, bolsistas têm a experiência de trabalhar com gestão de pessoas, funcionamento prático de empresas e preparação para o mercado de trabalho.

Foto: CESPOL

Para Reisdorfer, conhecer a CESPOL é ter a oportunidade de se engajar em uma iniciativa solidária e a participação dos estudantes eleva, de modo geral, a qualidade de aprendizado no Poli. “Juntos conseguimos gerar coisas maiores e melhores do que as feitas individualmente. Precisamos despertar nas pessoas um sentimento mais solidário e cooperativista, para termos bons efeitos, tanto econômicos quanto sociais”, declara.

Como se associar

Aqueles que têm interesse em associar-se, devem apresentar à diretoria, de forma presencial ou online, duas fotos 3×4, cópia de RG, CPF e comprovante de residência e o comprovante de matrícula. O cadastro custa o valor único e simbólico de R$21,00 e o aluno pode continuar sendo sócio até um ano após o término do seu vínculo com o colégio.

O professor reforça que a corporação está de portas abertas para atender às necessidades de cada aluno, colaborando com seu desempenho educacional e com sua profissionalização. O órgão possui funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 21h, no bloco A do Colégio Politécnico.