Cooperativas e miniempresas: conheça as iniciativas elaboradas por estudantes em disciplinas da área de gestão no Colégio Politécnico

Estudantes dos cursos de Gestão de Cooperativas e Técnico em Administração estão desenvolvendo, ao longo deste primeiro semestre, atividades em formato de cooperativa autogestionária e miniempresa como forma de pôr em prática aquilo que aprendem em suas aulas. Auxiliados por professores da área de gestão do Colégio Politécnico, eles são responsáveis por todas as etapas do processo e, ao final, os erros e acertos serão discutidos em prol do seu aprendizado.

Inspirações e atitudes

De acordo com a professora Berenice Santini, que orienta os estudantes junto a outros docentes, as práticas são inspiradas na organização Júnior Achievement, que proporciona a jovens e crianças do Brasil educação empreendedora e financeira. As turmas são preparadas para operações de marketing e produção financeira já nas disciplinas formais. Para abordar a liderança, equipes-teste são formadas e os conhecimentos adquiridos durante o processo prático são aliados à didática das aulas, criando uma interdisciplinaridade natural.

Os professores atuam como consultores e inserem normas e questões de funcionamento das empresas no plano de ensino. Junto aos diretores das equipes, eles observam o andamento e interferem quando necessário, repassando suas considerações aos cooperados da disciplina de Práticas de Gestão em Cooperativas, e aos colaboradores, da disciplina de Práticas em Gestão.

Cooperativa  CoopGarden

Uma das ações desenvolvidas é a CoopGarden, Cooperativa de Produção de Bens e Serviços, criada por 28 alunos do 5º Semestre do Curso de Gestão de Cooperativas do Colégio Politécnico. A iniciativa, que nasceu a partir da proposta da disciplina de Práticas de Gestão em Cooperativas, vende suculentas e cactos em vasos personalizados com o valor unitário de R$10.

A diretora de marketing da CoopGarden, Gabriela Friederich, desempenha seu papel desde a criação das redes sociais e desenvolvimento da marca, até a realização de estudos de mercado e relatórios para definir preços e lucros. Para a estudante, participar da cooperativa é uma oportunidade de pensar as formas de se inserir um associado em diversas áreas cooperativistas.

Gabriela entende que o cooperativismo é a base para uma boa atuação no mercado de trabalho. “Onde vamos vender, de quais eventos nós participaremos e como vamos aumentar o número de associados são questões que fazem parte de nossa trajetória na CoopGarden. Isso tudo vai influenciar bastante nossa vida profissional, como uma experiência muito enriquecedora”, afirma a estudante.

Foto: Gabriela Friederich

A iniciativa ensina aos estudantes o funcionamento de uma cooperativa e estimula sua capacidade de gerenciamento. Cada associado contribuiu com R$40, a fim de reverter o valor para a compra de materiais necessários para a montagem dos produtos. Ao fim do semestre, os lucros serão doados à Casa de Assis, instituição que apoia crianças filhas de recicladores de Santa Maria e cerca de trinta famílias.

A estrutura da organização, além de presidência e vice-presidência, conta com diretorias de finanças, gestão de pessoas, produção e marketing. Embora alguns alunos possuam cargos e responsabilidades específicas, todos participam da etapa de fabricação.

Miniempresa Doce Tentação

Neste ano, os alunos do 3° semestre do curso Técnico em Administração do Colégio Politécnico criaram a miniempresa Doce Tentação. A entidade foi elaborada para a disciplina de Práticas de Gestão e busca compreender os princípios fundamentais e a viabilidade de um empreendimento, além de promover o trabalho em equipe e a experiência de se gerenciar um negócio

Foto: Profa. Berenice Santini

O negócio comercializa amendoim doce, também conhecido com carrapinha, cuja fabricação é realizada no Laboratório de Processamento de Frutas e Hortaliças do Colégio. As áreas de atuação são divididas em presidência e vice-presidência geral, produção, marketing, finanças e gestão de pessoas.

A organização é realizada pelos próprios estudantes, sob orientação dos professores Berenice Santini e Gustavo Rossés. O grupo teve auxílio, ainda, das professoras Marlene Lovatto, do curso Técnico em Alimentos, e Andréia Cirolini, que orientou a equipe na criação do rótulo do produto.

Onde encontrar os produtos

Para saber mais sobre as iniciativas, se informar sobre datas e locais de venda e apreciar os produtos elaborados, é possível entrar em contato por meio dos perfis no Instagram: Doce Tentação e CoopGarden. Ambas as ações estarão presentes na Festa Junina do Poli, que ocorrerá na próxima quarta-feira (28), instaladas em tendas para comercialização.

(Texto: Kemyllin Dutra. Edição: Giuliana Seerig/ Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico)