Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Politécnico visita Comunidade Remanescente de Quilombo em Restinga Seca

Alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Politécnico realizaram, por meio da disciplina de Saúde Coletiva II, uma visita à Comunidade Remanescente de Quilombo na localidade de São Miguel dos Carvalhos, no município de Restinga Seca. A atividade prática ocorreu no dia 23 de Junho e seu objetivo foi que os alunos conhecessem a comunidade, a Unidade Básica de Saúde e também os profissionais de saúde que atuam no local.

Foto: Professor Guilherme Weiss e participantes da visitação

No início da visitação, a turma caminhou pela comunidade a fim de conhecer melhor o território, e em seguida visitou a Unidade de Saúde da Família ESF Rural. Ao fim do dia, no salão da comunidade, foi realizada uma roda de conversa entre alunos, docentes, equipe de saúde, Emater e Secretaria da Saúde de Restinga Seca, na qual foram debatidos assuntos referentes à equipe de saúde e à assistência à população quilombola.

Foto: Roda de conversa realizada com todos os envolvidos nas atividades

Participaram da atividade 25 estudantes, que foram acompanhados dos  docentes Cindy Menezes Silva, Guilherme Emanuel Weiss Pinheiro, Rosylaine Moura e Vanelise de Paula. Também estiveram presentes lideranças comunitárias, extensionistas da EMATER-RS/ASCAR, servidores da Secretaria de Saúde, a coordenadora da Atenção Básica do município e o Secretário Municipal de Saúde de Restinga Seca.

Aprendizado e experiência prática no Sistema Único de Saúde

A disciplina Saúde Coletiva II discute e aplica conhecimento acerca das políticas públicas de saúde e equidade do SUS. Nela estão previstas três atividades de visitas práticas: a primeira é à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS); a segunda é à comunidade remanescente de quilombo; e, na terceira, os estudantes visitam serviços da rede pública de saúde, como a Policlínica da Mulher e a Unidade de Saúde Indígena, entre outras.

Para o docente do Curso Técnico em Enfermagem, Guilherme Emanuel Pinheiro, a experiência traz diversos benefícios aos estudantes, pois eles vivenciam na prática como opera o Sistema Básico de Saúde, além de proporcionar aos alunos o conhecimento sobre a Comunidade Remanescente Quilombola e sua organização social. A atividade contribui para o processo de formação realizando a integração entre ensino-serviço-comunidade.

Fotos: Guilherme Emanuel Weiss Pinheiro