Garantia de alimentos seguros: Parceria entre PoliFeira do Agricultor e Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP) da UFSM

Pelo menos uma vez por semana a equipe técnica da feira encaminha amostras para análises no laboratório

Produtos coletados para análise.  (Foto: Luiza Ventura)

A PoliFeira do Agricultor visa fortalecer a agricultura familiar e promover a  produção de alimentos saudáveis e favoráveis ao meio ambiente. Destaca-se pelo diferencial de adotar manejo biológico e evitar o uso de produtos químicos. Para assegurar a qualidade aos consumidores, constantemente os produtos disponíveis na feira são monitorados.

Desde 2017, semanalmente, a equipe técnica da PoliFeira do Agricultor coleta aleatoriamente amostras de alimentos vendidos na feira para serem encaminhadas ao Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP), onde passarão por avaliações técnicas. A iniciativa tem por objetivo verificar se os ítens disponíveis para compra possuem algum indício de resíduos e contaminantes químicos que possam ser prejudiciais à saúde do consumidor.

Com base nos resultados fornecidos pelo LARP à equipe técnica da feira, o feirante cujos produtos apresentarem resultados negativos para a presença de resíduos de agrotóxicos poderá continuar suas vendas normalmente. No entanto, se o laboratório detectar algum contaminante em um dos produtos submetidos à análise, a equipe da feira identificará a banca de origem desse produto e notificará o feirante. Este poderá enfrentar uma suspensão temporária da feira até regularizar seus produtos.

Entre os alimentos escolhidos para estudo, os hortifrutigranjeiros se destacam como os principais.  “Conforme indicações da Anvisa, alguns grupos de hortifrutigranjeiros costumam apresentar um nível mais elevado de contaminação por resíduos químicos do que outros, como é o caso dos morangos e pimentões. Isso às vezes pode se repetir na feira… Por isso, estou sempre atento. Mas, em geral, sempre passo um ‘pente fino’ nas bancas”, explica Mauro Rech, assistente técnico da PoliFeira do Agricultor.

Ainda segundo Rech, é essencial que o alimento submetido à inspeção seja cuidadosamente armazenado em uma embalagem plástica e identificado com o nome da banca de origem.

De acordo com o Prof. Osmar Damian Prestes, gerente de pesquisa do LARP, o tempo necessário para concluir uma análise varia, geralmente, entre 15 e 20 dias. “O auxílio laboratorial é uma garantia que a feira tem em relação à qualidade dos alimentos que estão sendo comercializados, garantindo a segurança desses alimentos em relação a presença de agrotóxicos e a segurança de quem está consumindo”.

Sobre o Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP)

Pesquisadora do LARP preparando o equipamento para análise de amostras (Foto: Luiza Ventura)

O LARP está vinculado ao Departamento de Química do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM e atua desde 2001 com análise de resíduos de agrotóxicos, medicamentos veterinários, fármacos e compostos orgânicos persistentes em alimentos de origem animal e vegetal, em amostras ambientais como solo, água, animais silvestres, abelhas e outros organismos, bem como em amostras biológicas, como sangue e urina. O laboratório atua fortemente na formação de profissionais qualificados, na pesquisa e extensão na área de Química Analítica.

O laboratório localiza-se no prédio 13D no Campus Sede da Universidade e é formado por uma equipe composta por professores, técnicos administrativos, alunos de graduação e pós-graduandos (mestrandos e doutorandos), totalizando 31 membros. Além disso, o LARP presta serviços de análises para grupos de pesquisa de todas as regiões do país, órgãos públicos e privados com suporte da Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciência (FATEC), como é o caso da PoliFeira do Agricultor da UFSM, auxiliando nas análises dos alimentos comercializados.

Para mais informações sobre o LARP, entre em contato através do número: (55) 32208011 ou acesse o site www.ufsm.br/larp

Para mais informações, acesse o nosso Instagram @polifeira

HORÁRIOS E LOCAIS:

– PoliFeira do Agricultor no campus sede da UFSM: todas as quintas-feiras no Largo do Planetário, das 8h às 12h; todos os domingos no Largo do Planetário, das 14h às 18h.

– PoliFeira do Agricultor na Avenida Roraima: todas as terças-feiras, entre a Faixa Velha e a Faixa Nova de Camobi, das 8h às 12h30min;

Texto: Luiza Ventura, acadêmica de Jornalismo e bolsista da PoliFeira do Agricultor

Fotos: Luiza Ventura

Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM