Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Colégio Politécnico na ExpoDireto 2024

Participação contou com representação docente e discente nos cinco dias de feira.



Alunos e membros do projeto ‘Advanced Farm 360’ durante a 24ª Expodireto. 

Entre os dias 04 e 08 de março, ocorreu a 24ª edição da Expodireto Cotrijal em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. O evento é uma das maiores feiras do agronegócio internacional, com foco em tecnologia e negócios, o que contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor como um todo, além de ser uma oportunidade para conhecer as novidades do mercado e realizar parcerias e negócios.

Neste ano, a Universidade Federal de Santa Maria esteve presente, juntamente com 15 empresas santa-marienses. Em seu estande, a universidade apresentou atividades desenvolvidas nos campi de sete startups residentes da Pulsar Incubadora Tecnológica, vinculada ao InovaTec UFSM Parque Tecnológico. São elas: Spray Solutions, Zeit, Bioagreen, Farm 360, Inocular Soluções Agrícolas, Crops Team e Performance Vegetal. As empresas e entidades buscam inovações e parcerias para se aproximarem dos produtores, compartilhando conhecimentos e tecnologias, além de criar contatos e acessar debates ligados à agricultura.

Participação do Colégio Politécnico da UFSM

O Colégio Politécnico foi representado pelo Projeto Aquarius, um dos mais antigos de agricultura de precisão do Rio Grande do Sul, coordenado pelo professor Telmo Amado, em parceria com o projeto “Advanced Farm 360”, coordenado pelo professor Luciano Pes. Esta colaboração, ocorreu pelo segundo ano consecutivo, proporcionou a apresentação de pesquisas e resultados em um espaço conjunto, ressaltando a importância dessa união para ambos os projetos.

No estande compartilhado, destacaram-se trabalhos de pesquisa, como o uso de drones para pulverização e estudos relacionados à agricultura de precisão. O drone de pulverização foi a principal inovação apresentada pelo Colégio Politécnico, despertando grande interesse entre os visitantes. Durante a exposição, além da demonstração do drone de pulverização do colégio, foram apresentados resultados de pesquisas realizadas com ele e discussões sobre produtos biológicos, promovendo a troca de conhecimentos e experiências entre membros dos projetos e produtores rurais de todo o país.

“O Advanced Farm 360 visa impulsionar atividades acadêmicas e inovação na agricultura”, afirma Luciano Pes, coordenador do projeto. “Participar da ExpoDireto é crucial para os alunos, proporcionando troca de experiências com produtores e aprendizado prático. Ali é feito uma troca de experiências entre aquilo pesquisado, desenvolvido dentro da universidade, com aquilo que o produtor rural aplica na lavoura. Então, sem sombra de dúvidas é uma experiência única participar de feiras dessa envergadura”, conclui.

 

Envolvimento de estudantes do Colégio Politécnico

É importante salientar a participação dos alunos que fazem parte da Farm 360, empresa incubada no Parque Tecnológico da UFSM, uma startup concebida a partir de alunos do curso Técnico em Agricultura de Precisão do Colégio Politécnico.

Os fundadores André Müllich e Luiz Felipe Pavão durante a 24ª ExpoDireto.

André Müllich, CEO da Farm 360 e recém-formado no curso técnico em Agricultura de Precisão pelo Colégio Politécnico e aluno do último semestre do Curso de Agronomia da UFSM, conta que a ideia do projeto surgiu enquanto ainda era aluno do Colégio Politécnico, junto a outro colega, Luiz Felipe Pavão. Esta foi sua terceira participação na Expodireto, porém a primeira representando a Farm 360.

Eles destacam que essa experiência proporcionou oportunidades únicas, como a criação de conexões valiosas, troca de ideias e a formação de potenciais contatos para futuros clientes. Além disso, menciona o valor de acompanhar os lançamentos de novas tecnologias, especialmente aquelas relacionadas à agricultura de precisão, que os ajudarão a se manter atualizados e a potencialmente colaborar com essas tecnologias no futuro. “Agora iremos fazer uma ação chamada de pós-evento. A ideia é justamente de conhecer as pessoas e ver se a gente consegue trazê-las para serem nossos clientes”, destaca André.

Ao longo dos 5 dias de participação, os alunos absorveram conhecimentos e ampliaram suas perspectivas, resultando em possíveis novas parcerias ao longo do ano. “Uma coisa muito importante na feira, por ser um dos maiores eventos, são os lançamentos tecnológicos das multinacionais, o que nos proporciona conhecer novas tecnologias que estão no mercado e olhar essas tecnologias que futuramente vamos também estar trabalhando com elas”, finaliza André.

A Expodireto contou com fóruns, palestras, mesas de debates e expositores nacionais e internacionais. Em uma área de 131,2 hectares, foram expostos máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, pesquisa e serviços voltados ao campo, atraindo mais de 300 mil visitantes ao longo dos cinco dias de evento. De acordo com o site oficial, a edição de 2024 bateu o recorde de público da edição anterior, totalizando 80.300 visitantes apenas no 4º dia. Ao longo dos quatro primeiros dias, 336.600 visitantes, vindos de todo o Brasil, estiveram presentes, superando o recorde do ano anterior. 

Informações Úteis

O projeto Advanced Farm 360, associado ao Colégio Politécnico da UFSM, tem como objetivo aprimorar a agricultura de precisão na região central do Rio Grande do Sul. Por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, essa iniciativa estabelece uma conexão entre a universidade e a comunidade local.

O professor Luciano Pes, coordenador do projeto Advanced Farm 360, destaca a importância dessa parceria para o Colégio Politécnico, pois possibilita alinhar suas atividades agrícolas com os objetivos de desenvolvimento sustentável.

O projeto Advanced Farm 360, ligado ao Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), trabalha desde 2010 para melhorar as práticas agrícolas. Eles usam tecnologias como drones, satélites, softwares e plataformas digitais. O foco principal é impulsionar atividades de ensino, pesquisa e extensão na Agricultura de Precisão e Agricultura Digital, também conhecida como Agricultura 4.0. Essas inovações buscam tornar a agricultura mais eficiente e sustentável.

A equipe do Advanced Farm 360 marcou presença em uma das maiores feiras de Agronegócio da América Latina, a @expodiretocotrijal.

“A Expodireto Cotrijal é uma das maiores feiras do agronegócio internacional. Focada em tecnologia e negócios, contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor como um todo. O principal objetivo é aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia consagrada e sacramentada nos órgãos de pesquisa ou nas empresas privadas, de ótimas oportunidades de negócios e também de importantes debates ligados ao meio rural.” (Fonte: site do evento)

A Expodireto Cotrijal é uma das principais feiras do agronegócio internacional e durante cinco dias ofereceu um ambiente propício para o encontro entre as startups e os diversos agentes do setor agro. Segundo a organização, o público desta edição já é superior ao de 2023, bem como o valor total negociado. O evento proporcionou um espaço para a troca de conhecimento, apresentação de tecnologias inovadoras e estabelecimento de parcerias estratégicas.

Texto: Fellipe Henrique Alves Medeiros, estudante de Jornalismo e bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico
Fotos: Acervo discente

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-8350

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes