Laboratório LUMAC do Colégio Politécnico desenvolve software utilizado na investigação de focos da gripe aviária

Professor Alencar mostrando os focos do vírus da gripe aviária.

No último mês, o governo do estado do Rio Grande do Sul identificou novos surtos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1), comumente conhecida como gripe aviária. Esta doença viral altamente contagiosa tem impacto principalmente em aves, embora também possa afetar mamíferos, como cães, gatos, outros animais e seres humanos.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, foram conduzidas mais de 2.691 investigações em todo o país, resultando na confirmação de 154 focos, todos identificados em animais silvestres ou mamíferos. No Rio Grande do Sul, desde a metade de 2023, foram registrados seis surtos da doença.

Pesquisa e tecnologia no combate à gripe aviária

O Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (LUMAC), coordenado pelo professor Alencar Machado do Colégio Politécnico da UFSM, desenvolveu um software para a investigação de focos da gripe aviária. Este recurso foi utilizado na vigilância direcionada na região de Rio Pardo, em fevereiro deste ano. O professor Alencar Machado expressou confiança na eficácia deste software para apoiar atividades de pesquisa relacionadas à prevenção e ao controle de doenças, incluindo a gripe aviária.

O professor destacou que o Colégio oferece cursos com foco na área rural, especialmente no manejo da produção agrícola e animal, demonstrando a relevância do laboratório apontar soluções na área. Além disso, ressaltou a colaboração com a Universidade da Carolina do Norte (EUA) e o apoio de uma equipe especializada em estatística epidemiológica no processo de desenvolvimento do software. “A gente tem um trabalho colaborativo com a Universidade da Carolina do Norte e um apoio muito grande de uma área estatística de epidemiologistas de lá que entende a dinâmica do espalhamento da doença. Então, esse trabalho em conjunto com eles favorece o nosso entendimento e aumenta a nossa expertise”, ressalta Alencar.

O LUMAC foi convidado a realizar um estudo para auxiliar a investigação de surtos da gripe aviária com o objetivo de apoiar o controle sd propagação da doença. A partir disso, foi desenvolvida uma ferramenta que auxilia na detecção do foco da doença e na tomada de medidas necessárias para o controle, como o bloqueio de estradas e mobilização de equipes para visitar áreas afetadas, gerando relatórios em tempo real a partir dos dados cadastrados pelos profissionais em vistoria às propriedades investigadas.

Apesar de o vírus ainda manter-se presente apenas em áreas silvestres do estado, é preciso manter a atenção para o surgimento de novos focos. Contar com a tecnologia aliada à pesquisa para possíveis novas detecções é um dos objetivos deste trabalho desenvolvido por professores e estudantes do laboratório, propondo uma abordagem diferenciada para compreender a propagação do vírus e controlar sua disseminação.

LUMAC: ambiente prático para o ensino-aprendizagem

Embora seja um laboratório vinculado à ciência da computação, o LUMAC promove um ambiente multidisciplinar para o desenvolvimento de produtos relacionados à saúde e ao controle de doenças, demonstrando um compromisso com abordagens integrativas na pesquisa científica. Em atividade desde 2017, o Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (LUMAC) desenvolve projetos de pesquisa, inovação, ensino e extensão com a participação de docentes, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação.

Envolvendo estudantes de cursos do Colégio Politécnico e da UFSM, o laboratório já atuou no desenvolvimento de mais de 3 projetos e tem uma profícua relação com órgãos governamentais, auxiliando no aspecto sanitário de controle de doenças no meio agrícola, além de atuar em áreas de Inteligência Artificial e Gerenciamento de Processos e Negócio. Projetos como, “Cadernos Digitais” e “Projeto Renasce”, fazem parte do laboratório, ajudando a comunidade acadêmica e científica a crescer cada vez mais nesse campo.

Texto: Maria Luiza Lopes de Mello, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Foto: Acervo docente