Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos de Ensino

Conjunto de ações de ensino e aprendizagem, de trabalho educativo e/ou intervenção, de dinamização de componentes curriculares, bem como de prática profissional, que se destinam eminentemente à formação acadêmica dos discentes por meio de experiências que fortaleçam a articulação entre teoria e prática.

Sinopse: O projeto visa atender os alunos do Ensino Técnico, Tecnólogo e Superior nas áreas de topografia e geoprocessamento – nas diversas geotecnologias envolvidas. Tem como principal objetivo atender aos professores e alunos dos cursos que necessitam de equipamentos de geoprocessamento para suas disciplinas e manter atualizado o cadastro e manutenção dos mesmos.
Busca acompanhar a entrada e saída de equipamentos e fazer o registro do uso; manter atualizado o cadastro dos professores responsáveis pela retirada de equipamentos; manter atualizada a agenda para futuro uso dos equipamentos; auxiliar na manutenção dos equipamentos do setor e auxiliar nas aulas práticas dos cursos envolvidos.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: Para uma melhor formação dos alunos do Curso Técnico em Farmácia era necessária à criação do Laboratório de Práticas Farmacêuticas. Neste espaço são desenvolvidas aulas práticas das disciplinas de Química Instrumental, Controle de Qualidade Farmacêutico (I e II), Farmacologia (I e II) e Farmacotécnica (I e II); bem como atividades relacionadas à projetos de pesquisas e extensão. Sendo assim, indispensável à manutenção do laboratório, através da aquisição de materiais permanentes e de consumo.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: O projeto tem o intuito de atender as necessidades do Laboratório de Carnes do Colégio Politécnico da UFSM, no que se refere às aulas práticas dos cursos Técnicos em Alimentos, Técnico em Agropecuária e Técnico em Zootecnia, mini cursos, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, além de oferta de estágios. Basicamente, são desenvolvidas atividades de pesquisa, inovação, cortes, processamento e conservação de carnes e seus derivados.
O projeto visa propiciar aos estudantes aulas práticas na área de tecnologia de carnes, para que possam aplicar os conhecimentos teóricos, vivenciar na prática a rotina e as dificuldades encontradas, formar suas conclusões a respeito da atividade e, a partir disto, construir um conhecimento sobre como estas podem ser constantemente melhoradas.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: O projeto tem o intuito de atender as necessidades do Laboratório de Leite do Colégio Politécnico da UFSM, no que se refere às aulas práticas dos cursos técnicos em Alimentos, Agropecuária e Zootecnia, minicursos, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e estágios. Basicamente, serão desenvolvidas atividades de pesquisa, análises, conservação e processamento do leite.
O projeto visa propiciar aos estudantes aulas práticas na área de tecnologia de leite, para que possam aplicar os conhecimentos teóricos, vivenciar na prática a rotina e as dificuldades encontradas, formar suas conclusões a respeito da atividade e, a partir disto, construir um conhecimento sobre como estas podem ser constantemente melhoradas.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: Tratar os resíduos orgânicos gerados nos setores produtivos do Colégio Politécnico, assim como, as sobras de alimentos gerados nos restaurantes do campus da UFSM, e desta forma, possibilitar aos alunos e comunidade em geral o acesso a práticas sustentáveis de ciclagem de nutrientes, produção de fertilizantes orgãnicos e tratamento de resíduos os impactos dos resíduos orgânicos gerados nos setores produtivos do Colégio Politécnico e sobras de alimentos gerados nos restaurantes do campus da UFSM, dando a eles um tratamento e destino correto, assim como, produzir um composto de qualidade para ser utilizado como fertilizante nos setores produtivos e áreas verdes do Colégio Politécnico.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: Este projeto visa à estruturação do Laboratório de Análises Ambientais do Colégio Politécnico. Esta ação permitirá a instituição aumentar sua oferta de aulas práticas possibilitando a análise de vários parâmetros físico-químicos em diferentes amostras. Este projeto teve início em 2018 e já foi contemplado com diferentes equipamentos, vidrarias, reagentes químicos, etc. No entanto, está faltando a estruturação do espaço físico para o início das atividades.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: O coral do Politécnico é um projeto de ensino que objetiva construir e desenvolver um grupo coral no/do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. Através do projeto, busca-se contribuir com a formação vocal e musical dos integrantes, bem como fortalecer as relações interpessoais e promover o sentimento de pertencimento ao Politécnico. Além disso, espera-se realizar apresentações musicais na universidade e em outros espaços, nos quais o coral participe representando o Colégio.

Links: Portal de ProjetosFacebook

Sinopse: O projeto tem por objetivo geral contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de alunos e alunas em relação à produção escrita de diversos textos, no intuito de criar condições para que esses sujeitos sejam críticos e competentes para interagir, pela linguagem escrita, nas esferas sociais em que vivem. Nesse sentido, busca-se auxiliar o/a estudante a tomar posição no lugar em que ocupa na sociedade, utilizando os instrumentos da leitura e da escrita, a fim de garantir seus direitos civis, políticos, sociais. Portanto, acredita-se que ter o domínio da escrita é ser cidadão.
As atividades do projeto iniciaram, de forma sistematizada, em março de 2019, com a pretensão de atender às demandas das disciplinas da área de Linguagens do Ensino Médio, Ensino Médio Integrado e de cursos técnicos profissionalizantes do Colégio Politécnico da UFSM e do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Desde então, um site está sendo desenvolvido para auxiliar o desenvolvimento das aulas e dar visibilidade aos textos produzidos pelos estudantes – o Portal Com-Textos.
A equipe do projeto é composta pela professora Cândida Martins Pinto, coordenadora, professora Raquel Bevilaqua, participante, e duas bolsistas.

Links: Portal de ProjetosPortal Com-Textos

Sinopse: O Colégio Politécnico da UFSM possui um setor de energias alternativas, o qual está equipado com alguns sistemas fotovoltaicos, energia térmica e um sistema híbrido com potencial para ser avaliada a sua eficiência e a sua aplicabilidade. Neste primeira semestre participando de um evento (AFUBRA) demostrando a aplicação da energia solar. Atualmente estamos realizando a manutenção dos sistemas existentes e estudando diferentes aplicações da energia solar em outros setores do Colégio Politécnico.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: Não disponível.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: A Revista de Gestão e Organizações Cooperativas (RGC) é um periódico criado no ano de 2014, publicado pelo Colégio Politécnico da UFSM, que busca a divulgação da pesquisa empírica que testa, amplia ou constrói estudos voltados para organizações coletivas que contribui com a prática de gestão. Tem por objetivo contribuir para o avanço e a disseminação do conhecimento científico a partir da publicação, em meio eletrônico no site: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/rgc/index, e em exemplares impressos, como meio adicional de divulgação. A RGC possui políticas e diretrizes de submissão e de avaliação de artigos divulgadas no template em seu site na internet e o corpo editorial conta com profissionais de outras instituições de ensino do Brasil e do Exterior. A revista RGC teve uma avaliação inicial Qualis B4, e obteve-se a classificação Qualis B2 nesta avaliação de 2019, o que considera-se uma boa avaliação e um ótimo avanço, alicerçados no trabalho voluntário dos professores, técnicos e avaliadores, e no apoio institucional recebido.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: O presente projeto visa proporcionar aos alunos envolvidos o trabalho prático nas atividades de campo envolvendo a propagação de plantas frutíferas, aplicando e desenvolvendo técnicas de plantio de mudas e sementes, bem como atividades relacionadas a clonagem de plantas, como técnicas de estaquia e enxertia. No projeto serão preparadas em torno de 40 aulas práticas diferentes para os estudantes dos cursos citados. Serão atendidos 130 alunos do curso Técnico em Agropecuária, 60 alunos do curso Técnico em Paisagismo, 150 alunos do curso Técnico em Fruticultura. Serão atendidos aproximadamente 340 estudantes da UFSM, além do atendimento a público externo em cursos, mini-cursos e visitas técnicas. O projeto será executado com a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão, ou seja, os resultados dos projetos de pesquisa serão apresentados aos estudantes, bem como para os produtores interessados. As experiências dos estudantes (Ensino) e dos produtores (Extensão) serão dialogadas/utilizadas nas ações de ensino e pesquisa. Os bolsistas das atividades de ensino acompanharão também as ações de pesquisa e extensão. As pesquisas científicas serão apresentadas em jornadas acadêmicas, congressos e revistas especializadas (uma média de 10 trabalhos por ano). As ações no setor visam facilitar a construção do conhecimento (aprendizado), pois os alunos executam o que aprenderam nas aulas teóricas, gerando assim aprendizado permanente, atendendo aos objetivos do ensino, que são a compreensão e capacidade de execução das atividades e resolução de problemas cotidianos.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: O Colégio Politécnico recebe estudantes nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Temos desde o Ensino Médio até cursos de pós-graduação, passando por cursos técnicos e de graduação. Os sujeitos são diferenciados e, por isso, suas necessidades educacionais também são diversas. Diante disso, os profissionais que trabalham no Departamento de Ensino têm construído coletivamente alternativas pedagógicas que visam contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, mediante debate e reflexões a respeito das metodologias educacionais, das relações sociais entre os sujeitos e do trabalho dos professores. Um trabalho mais direcionado à inclusão foi intensificado, especialmente, a partir de 2018, com o ingresso de estudantes com deficiência. No entanto, aos poucos, temos nos preocupado não apenas com os estudantes com deficiências, mas também com todos aqueles que, em alguma medida, apresentam dificuldades de aprendizagem seja por problemas na organização dos estudos, por questões psicológicas e/ou psiquiátricas, entre outras. Diante disso, entendemos que as práticas pedagógicas cotidianas também podem influenciar na produção do fracasso escolar, o que requer que sejam revistas, por meio de uma reflexão sobre os seus principais elementos estruturantes. Frente a essa nova realidade educacional que vivenciamos no Colégio Politécnico, consideramos que um trabalho coletivo que vise dar apoio aos estudantes e aos servidores torna-se, cada vez, mais importante e urgente.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: Não disponível.

Links: Portal de Projetos