Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos de Ensino

Conjunto de ações de ensino e aprendizagem, de trabalho educativo e/ou intervenção, de dinamização de componentes curriculares, bem como de prática profissional, que se destinam eminentemente à formação acadêmica dos discentes por meio de experiências que fortaleçam a articulação entre teoria e prática.

Sinopse: O Projeto está sendo desenvolvido dentro da disciplina de Práticas de Gestão, nas dependências do Colégio Politécnico com a duração de 15 semanas. As atividades desenvolvidas ocorrem nas áreas de produção, marketing, recursos humanos e finanças, sob a direção de alunos eleitos em processo democrático. O público-alvo são os alunos do 3º semestre do Curso Técnico em Administração devidamente matriculados nos primeiros semestres de cada ano, totalizando no máximo 40 alunos em cada turma.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: A RGC-Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, edita duas edições por ano e se destaca por ser uma Revista científica focada exclusivamente no fomento e divulgação do conhecimento sobre o cooperativismo. Possui avaliação Qualis e está completando 05 anos de publicações ininterruptas e buscando ampliar indexadores. A revista tem um bolsista. Já a Cooperativa dos Estudantes do Colégio Politécnico, presta serviços relevantes aos cooperados pertencentes a todos os cursos do Colégio, necessitando estar em funcionamento nos três turnos: manhã, tarde e noite.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: O setor de Cunicultura do Colégio Politécnico funciona com uma média de 10 fêmeas e 3 machos para reprodução. Esses animais são utilizados para as atividades práticas paralelas com a teoria ministrada para os alunos do Segundo semestre do curso Técnico em Agropecuária e Zootecnia turmas manhã e tarde (105 alunos). As atividades desenvolvidas iniciam com a Reprodução (Acasalamento dos animais, gestação, parto, desmame..) até a recria aos 3 meses quando serão abatidos . São desenvolvidas também atividades de produção e manejo de forragem para o consumo dos animais.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: O Setor de Tecnologia da Informação desempenha o suporte de primeiro nível aos mais de 1000 alunos, além de todos os servidores do Colégio Politécnico, viabilizando a resolução rápida de problemas técnicos e de software que não requeiram intervenções técnicas especializadas, tarefas em que o STI intermedia o conserto de equipamentos através de outros setores empresas. Realiza também a manutenção de equipamentos de informática e transporte para os respectivos locais de instalação.
Anualmente realiza a instalação e reinstalação de softwares em mais de 480 computadores que são formatados a cada início de ano/semestre dependendo do laboratório, no atendimento aos alunos e professores nos laboratórios de informática e auditórios são acompanhadas aulas, palestras, congressos onde o setor desempenha o acompanhamento técnico para garantir o funcionamento dos recursos de TI.
Nestas tarefas os bolsistas aprendem sobre as questões técnicas de hardware e software, instalação e manutenção, resolução de problemas, interação com o usuário, documentação de sistemas, escalonamento de tarefas com prioridade entre outros.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: A Secretaria Escolar necessita de um bolsista, por turno, para auxílio nas seguintes atividades: atendimento ao público (interno e externo); organização do arquivo corrente e intermediário (dossiês dos alunos), atualizado constantemente; organização e guarda de documentos; elaboração de planilhas de controle (Word e Excel); auxílio aos servidores do setor; auxílio no trâmite de documentos e coleta de assinaturas; entre outras atividades.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: Projeto de ensino, que engloba as atividades dos Setores de Culturas Anuais e Mecanização Agrícola. O Setor de Culturas Anuais realiza a maioria das atividades na Área Nova do Colégio Politécnico, com o cultivo de espécies anuais de grãos (soja, arroz irrigado e de sequeiro, milho e trigo) e plantas de cobertura do solo (aveia preta, azevém, centeio e mix) com objetivos didáticos. Já o Setor de Mecanização Agrícola presta suporte às atividades mecanizadas dos Setores Agropecuários da instituição.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: O projeto visa atender os alunos do Ensino Técnico, Tecnólogo e Superior nas áreas de topografia e geoprocessamento – nas diversas geotecnologias envolvidas. Tem como principal objetivo atender aos professores e alunos dos cursos que necessitam de equipamentos de geoprocessamento para suas disciplinas e manter atualizado o cadastro e manutenção dos mesmos.
Busca acompanhar a entrada e saída de equipamentos e fazer o registro do uso; manter atualizado o cadastro dos professores responsáveis pela retirada de equipamentos; manter atualizada a agenda para futuro uso dos equipamentos; auxiliar na manutenção dos equipamentos do setor e auxiliar nas aulas práticas dos cursos envolvidos.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: Para uma melhor formação dos alunos do Curso Técnico em Farmácia era necessária à criação do Laboratório de Práticas Farmacêuticas. Neste espaço são desenvolvidas aulas práticas das disciplinas de Química Instrumental, Controle de Qualidade Farmacêutico (I e II), Farmacologia (I e II) e Farmacotécnica (I e II); bem como atividades relacionadas à projetos de pesquisas e extensão. Sendo assim, indispensável à manutenção do laboratório, através da aquisição de materiais permanentes e de consumo.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: O projeto tem o intuito de atender as necessidades do Laboratório de Carnes do Colégio Politécnico da UFSM, no que se refere às aulas práticas dos cursos Técnicos em Alimentos, Técnico em Agropecuária e Técnico em Zootecnia, mini cursos, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, além de oferta de estágios. Basicamente, são desenvolvidas atividades de pesquisa, inovação, cortes, processamento e conservação de carnes e seus derivados.
O projeto visa propiciar aos estudantes aulas práticas na área de tecnologia de carnes, para que possam aplicar os conhecimentos teóricos, vivenciar na prática a rotina e as dificuldades encontradas, formar suas conclusões a respeito da atividade e, a partir disto, construir um conhecimento sobre como estas podem ser constantemente melhoradas.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: O projeto tem o intuito de atender as necessidades do Laboratório de Leite do Colégio Politécnico da UFSM, no que se refere às aulas práticas dos cursos técnicos em Alimentos, Agropecuária e Zootecnia, minicursos, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e estágios. Basicamente, serão desenvolvidas atividades de pesquisa, análises, conservação e processamento do leite.
O projeto visa propiciar aos estudantes aulas práticas na área de tecnologia de leite, para que possam aplicar os conhecimentos teóricos, vivenciar na prática a rotina e as dificuldades encontradas, formar suas conclusões a respeito da atividade e, a partir disto, construir um conhecimento sobre como estas podem ser constantemente melhoradas.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: Tratar os resíduos orgânicos gerados nos setores produtivos do Colégio Politécnico, assim como, as sobras de alimentos gerados nos restaurantes do campus da UFSM, e desta forma, possibilitar aos alunos e comunidade em geral o acesso a práticas sustentáveis de ciclagem de nutrientes, produção de fertilizantes orgãnicos e tratamento de resíduos os impactos dos resíduos orgânicos gerados nos setores produtivos do Colégio Politécnico e sobras de alimentos gerados nos restaurantes do campus da UFSM, dando a eles um tratamento e destino correto, assim como, produzir um composto de qualidade para ser utilizado como fertilizante nos setores produtivos e áreas verdes do Colégio Politécnico.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: Este projeto visa à estruturação do Laboratório de Análises Ambientais do Colégio Politécnico. Esta ação permitirá a instituição aumentar sua oferta de aulas práticas possibilitando a análise de vários parâmetros físico-químicos em diferentes amostras. Este projeto teve início em 2018 e já foi contemplado com diferentes equipamentos, vidrarias, reagentes químicos, etc. No entanto, está faltando a estruturação do espaço físico para o início das atividades.

Links: Portal de Projetos

Sinopse: O coral do Politécnico é um projeto de ensino que objetiva construir e desenvolver um grupo coral no/do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. Através do projeto, busca-se contribuir com a formação vocal e musical dos integrantes, bem como fortalecer as relações interpessoais e promover o sentimento de pertencimento ao Politécnico. Além disso, espera-se realizar apresentações musicais na universidade e em outros espaços, nos quais o coral participe representando o Colégio.

Links: Portal de ProjetosFacebook

Sinopse: O projeto tem por objetivo geral contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de alunos e alunas em relação à produção escrita de diversos textos, no intuito de criar condições para que esses sujeitos sejam críticos e competentes para interagir, pela linguagem escrita, nas esferas sociais em que vivem. Nesse sentido, busca-se auxiliar o/a estudante a tomar posição no lugar em que ocupa na sociedade, utilizando os instrumentos da leitura e da escrita, a fim de garantir seus direitos civis, políticos, sociais. Portanto, acredita-se que ter o domínio da escrita é ser cidadão.
As atividades do projeto iniciaram, de forma sistematizada, em março de 2019, com a pretensão de atender às demandas das disciplinas da área de Linguagens do Ensino Médio, Ensino Médio Integrado e de cursos técnicos profissionalizantes do Colégio Politécnico da UFSM e do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Desde então, um site está sendo desenvolvido para auxiliar o desenvolvimento das aulas e dar visibilidade aos textos produzidos pelos estudantes – o Portal Com-Textos.
A equipe do projeto é composta pela professora Cândida Martins Pinto, coordenadora, professora Raquel Bevilaqua, participante, e duas bolsistas.

Links: Portal de ProjetosPortal Com-Textos

Sinopse: O Colégio Politécnico da UFSM possui um setor de energias alternativas, o qual está equipado com alguns sistemas fotovoltaicos, energia térmica e um sistema híbrido com potencial para ser avaliada a sua eficiência e a sua aplicabilidade. Neste primeira semestre participando de um evento (AFUBRA) demostrando a aplicação da energia solar. Atualmente estamos realizando a manutenção dos sistemas existentes e estudando diferentes aplicações da energia solar em outros setores do Colégio Politécnico.

Links: Portal de Projetos