Ir para o conteúdo Guia Mídias Sociais Ir para o menu Guia Mídias Sociais Ir para a busca no site Guia Mídias Sociais Ir para o rodapé Guia Mídias Sociais

Acessibilidade nas Redes Sociais

A acessibilidade é um dos princípios da comunicação da UFSM. É compromisso da comunicação da universidade tornar seus conteúdos cada vez mais acessíveis aos mais diversos públicos. Por isso, todas as páginas ligadas a UFSM devem se comprometer em fazer a descrição das imagens para leitores de tela.

Em função do número insuficiente de profissionais para audiodescrever todas as imagens de todas as páginas da UFSM, você confere um passo-a-passo para fazer uma breve descrição das imagens publicadas no Guia Sitios: https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/cpd/sitios/como-audiodescrever-conteudos/

De acordo com as consultas realizadas com pessoas que utilizam leitores de tela e outras ferramentas de acessibilidade, segue abaixo a forma indicada de inserir a audiodescrição nas redes sociais:

• PARA IMAGENS NO FACEBOOK: Use o recurso TEXTO ALTERNATIVO. O próprio Facebook criou um recurso de inserção de descrição da imagem. Não utilize #pracegover seguida da descrição da imagem. Ao inserir uma imagem, no Facebook, após ser publicada, clique em “Opções” e posteriormente em “inserir/alterar texto alternativo”. Descreva o texto na caixa de seleção que aparecerá e, posteriormente, clique em salvar. O texto alternativo não fica visível para aqueles usuários que não utilizam o leitor de tela. O texto alternativo não fica visível para aqueles usuários que não utilizam o leitor de tela.
Tutorial 1 inserir texto alternativo na imagem no Facebook
Ao adicionar a foto, clique em “Editar foto”

Tutorial 2 inserir texto alternativo na imagem no Facebook
Clique em “Texto alternativo”, digite a descrição da imagem e clique em “Salvar”

Tutorial 1 de como editar texto alternativo em imagem no Facebook
Com a imagem já publicada, é possível editá-la clicando em “Opções”

Tutorial 2 de como editar texto alternativo em imagem no Facebook
Após, clique em “Inserir/alterar texto alternativo”. Escreva o texto na caixa de seleção que aparecerá e clique em “Salvar”

• PARA VÍDEOS NO FACEBOOK: ao postar vídeos no Facebook, a própria ferramenta permite gerenciar a legenda do vídeo.
Tutorial 1 de como inserir legenda em vídeo do Facebook
Em “Legendas e legendas fechadas (CC)”, é possível gerar legendas automáticas em diversos idiomas, carregar ou escrever legendas e, ainda, editá-las

Tutorial 2 de como inserir legenda em vídeo do Facebook
Clique em “Analisar e editar”

Tutorial 3 de como inserir legenda em vídeo do Facebook
A cada “frame”, ajuste o texto de legenda e depois clique em “Salvar”

Caso o vídeo já tenha legenda ou libras, não é necessário inserir a legenda do Facebook.

• PARA IMAGENS NO TWITTER: o Twitter possui ferramenta com a mesma lógica de implementação de texto alternativo do Facebook. Como funciona?

1- Clique em “Configurações” e posteriormente em “Acessibilidade”.

2- Ative a caixa de seleção “Escrever descrições de imagem”.

3-  Quando publicar uma imagem, aparecerá abaixo dela a opção “Adicionar descrição”.

Tutorial 1 de como inserir texto alternativo em foto do Twitter
Clique em “Adicionar descrição”

Tutorial 2 de como inserir texto alternativo em foto do Twitter
Descreva a imagem no campo de texto e clique em “Aplicar”

• PARA IMAGENS NO INSTAGRAM:

Na janela de nova publicação, após escolher a foto e adicionar filtros e edições necessárias, na mesma tela de escrever a legenda, é possível acessar “Configurações avançadas” na mesma tela em que se escreve a legenda.

Tutorial 1 de como inserir texto alternativo em foto do Instagram
Clique em “Configurações avançadas”

Tutorial 2 de como inserir texto alternativo em foto do Instagram
Clique em “Escrever texto alternativo” e faça a descrição da sua imagem. Em seguida, clique em “Salvar”

Finalize a publicação. O texto alternativo só fica disponível para quem utiliza leitor de tela.

O Estúdio de Criação do Facebook também permite postar e programar publicações para o feed e o IGTV. Para inserir texto alternativo nesta ferramenta, basta seguir os passos abaixo.

Como inserir texto alternativo em imagem do Instagram pelo Estúdio de Criação
Ao inserir a imagem, clique em Configurações avançadas e, em seguida, insira o texto alternativo.

A legenda especial também pode ser inserida nas publicações antigas. Basta escolher a foto, selecionar a opção “Editar” e, em seguida, “Editar texto alternativo”.

O Instagram ainda não permite inserir e editar legendas em vídeos.

• PARA VÍDEOS NO YOUTUBE:

Ao selecionar o arquivo de vídeo para subir no canal, no final da página de detalhes, clique em “Mais opções”.

Janela para inserir legenda no YouTube
Selecione o idioma do vídeo em “Idioma, legendas e closed captions (CC)” ou clique em “Enviar legendas/CC” caso tenha um arquivo pronto.

Caso o vídeo já esteja postado, clique em “Editar vídeo”.

Tela de editar legendas no YouTube
Na coluna esquerda, clique em “Legendas”, selecione o idioma e clique em “Confirmar”.

Tela de edição de legenda conforme tempo do vídeo no YouTube
Na tela seguinte, é possível editar a legenda e corrigir possíveis erros em cada cena.

Mais informações sobre legendas no Suporte do YouTube.

• TEXTOS EM QUAISQUER REDES SOCIAIS: algumas vezes, opta-se por utilizar estratégias como “tod@s”, “todes”, “todxs” em busca de uma linguagem mais inclusiva. Apesar disso, há pessoas com condições como o Transtorno do Espectro Autista que não conseguem realizar a leitura quando utilizado o recurso do @, x e/ou e. Dessa forma, para a comunicação da UFSM indica-se flexionar o gênero. Exemplo: “Boa tarde a todos e todas”.