Ir para o conteúdo Administração Ir para o menu Administração Ir para a busca no site Administração Ir para o rodapé Administração
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Evento Turismo e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: O papel das universidades latino-americanas foi realizado na JAI



Dia 09 de novembro aconteceu o evento satélite na Jornada Acadêmica Integrada, intitulado “Turismo e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: O papel das universidades latino-americanas – Resultados da parceria UFSM-USAL-UADER” com a cooperação das universidades Argentinas. O evento foi coordenado pelo professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR), Tiago Zardin Patias, da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, pela professora Luciana Davi Traverso do Departamento de Ciências Administrativas (CDA/CCSH), do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM, pelas professoras Claudia Toselli e Adriana Ten Hoeve da Facultad de Historia, Geografía y Turismo (FHGyT), Universidad delSalvador, e pela professora Andrea Takats da FCG, Universidad Autónoma de Entre Ríos. Também foi auxiliado pelo bolsista Almyr Heitor Prediger Godoy e pelo Turismólogo e ex aluno da UFSM Patrick Soares Flores. O evento que aconteceu na UFSM do campus sede na sala multimídia do CCSH e via google meet, teve seu início às 16:00 horas e seu término às 17:30. O principal objetivo do evento era demonstrar os resultados alcançados pela rede sul-americana estabelecida, em relação aos ODS e sua contribuição no turismo. Esse encontro reuniu professores, pesquisadores, alunos e interessados no tema.

No encontro foram apresentadas as ações realizadas tanto no Brasil como na Argentina, pelas três universidades que compõem a conexão sul-americana (USAL -UFSM – UADER). Essas atividades foram demonstradas em quatro etapas: Na primeira etapa foi apresentado como foram realizados as consultas e levantamento de fontes secundárias, na segunda etapa foi demonstrado o levantamento das fontes primárias e as consultas, a elaboração e os instrumentos, e as pesquisas de aplicação. Já na terceira e quarta etapa foi apresentado o processamento das informações, a análise e discussão dos resultados, o relatório preliminar, a elaboração das conclusões e do relatório final, além da publicação e difusão dessa pesquisa.

Por fim, os organizadores do projeto agradeceram e frisaram a importância dessa conexão internacional: “É muito importante a conexão do Brasil com a Argentina, pois trará muitos benefícios para ambos os países. Que é através dessa colaboração que vai haver melhorias no setor do turismo aplicado aos ODS”, destaca o Prof. Tiago Zardin Patias. Depois disso houve um espaço aberto para as discussões relacionadas ao projeto e as pesquisas realizadas, com isso houve a integração de alguns participantes que manifestaram a vontade de fazerem parte desse projeto e dessa conexão sul-americana.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-421-1934

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes