Ir para o conteúdo Administração Ir para o menu Administração Ir para a busca no site Administração Ir para o rodapé Administração
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Critérios de concessão de vagas do processamento de disciplinas solicitadas pelo Portal Estudantil



► Regras do processamento de Matrículas.

▪ Regras Gerais do processamento de matrículas da UFSM
Os alunos possuem um ranking geral dentro do curso, chamado de índice de desempenho acadêmico, que está disponível ao final do histórico escolar do aluno, no Portal Estudantil, junto com sua regra de cálculo. O processamento das solicitações de matrícula CONSIDERA esse cálculo e ainda atribui alguns BÔNUS sobre essa nota, conforme a característica de cada aluno em relação à cada disciplina solicitada.

Então, o valor inicial da prioridade de matrícula em disciplinas é o índice de desempenho acadêmico e, a esse valor, são adicionados os seguintes “bônus” conforme os seguintes perfis de aluno em relação à disciplina:

1) Se o período atual do aluno é o mesmo período ideal da disciplina:
+ 50.000
▪ período atual = número de semestres desde o ingresso do aluno
▪ período ideal = semestre em que a disciplina está definida no PPC e no cadastro da disciplina no Curso

2) Se o período atual do aluno é o mesmo período ideal da disciplina e o aluno está seguindo a sequência aconselhada do curso (aluno
periodizado):
+50.000
▪ aluno periodizado = aluno que venceu todas as disciplinas previstas no PPC para períodos anteriores ao seu período atual (considerando as pendências possíveis, também indicadas no PPC para cursos seriados)

3) Se o curso que ofertou a turma é o mesmo curso do aluno:
+50.000
▪ prioriza o aluno do curso em casos de compartilhamento da oferta com outros cursos durante o período de matrícula regular. Ex: Administração – Diurno e Administração – Noturno, ou Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

4) Se o curso que ofertou a turma/disciplina não é o mesmo curso do aluno, mas esse curso que ofertou a turma/disciplina é do mesmo
Centro do curso do aluno:
+30.000
▪ prioriza o aluno do mesmo centro em caso de matrícula extracurricular

5) Se a integralização curricular do aluno for maior ou igual a 80%:
+50.000
▪ prioriza prováveis formandos
Exemplo, considerando um aluno do 8º semestre e um aluno do 2º semestre, que solicitaram vaga na mesma turma cuja disciplina tem período ideal = 2.
Aluno 8º
Índice de Desempenho Acadêmico: 10.546,2
+ 0 (mesmo período)
+ 0 (sequência aconselhada)
+ 50.000 (mesmo curso da turma)
+ 0 (curso diferente do mesmo centro)
+ 50.000 (formando)
= 110.546,2

Aluno 2º

Índice de Desempenho Acadêmico: 2.787,75
+ 50.000 (mesmo período)
+ 50.000 (sequência aconselhada)
+ 50.000 (mesmo curso da turma)
+ 0 (curso diferente do mesmo centro)
+ 0 (formando) = 152.787,75

Apenas pelo Índice de Desempenho Acadêmico, o aluno do 8º semestre teria prioridade na matrícula, mas, considerando todos os bônus, a prioridade é do aluno do 2º semestre.
Se o aluno do 2º semestre não estivesse na sequência aconselhada, o aluno do 8º teria prioridade sobre ele, por ser formando. Mas se o aluno do 8º não fosse formando, novamente o aluno do 2º teria prioridade.


▪ CRITÉRIO EXTRA PARA ALUNO QUE SOLICITA MAIS DE UMA TURMA DA MESMA DISCIPLINA
Se um aluno solicitar matrícula em uma mesma disciplina, mas turmas diferentes, o índice do ranking será o mesmo, então, para o sistema saber em qual turma ele deve tentar matricular primeiro, utilizará a indicação de prioridade que o aluno define pelo Portal Estudantil, no momento da solicitação de matrícula

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-421-2163

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes