Ir para o conteúdo Administração Ir para o menu Administração Ir para a busca no site Administração Ir para o rodapé Administração
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conexões Maternas realiza encontro com mães da comunidade da UFSM na Casa Verônica

Projeto de desenvolvimento institucional da UFSM abre espaço para acolhimento e discussão sobre a maternidade na comunidade acadêmica da instituição



A maioria das mulheres dedica uma parte significativa de suas vidas ao cuidado com terceiros, em especial, com seus filhos.  A experiência da maternidade se reflete como parte importante da subjetividade e da compreensão que estas mulheres têm de si, das relações e papéis que estabelecem, bem como das perspectivas que elas têm sobre suas próprias vidas. No ambiente acadêmico não é diferente.

Embora a participação das mulheres tenha crescido nos ambientes acadêmicos e nas produções científicas brasileiras, chegando em 2020  40,3% do total de pesquisadores, a permanência e progressão dessas mulheres na carreira acadêmica ainda encontra muitos

obstáculos. Nesse contexto, a dificuldade de conciliar trabalho, estudos e maternagem, se apresenta como um entrave para a entrada ou permanência dessas mulheres na graduação e pós-graduação, bem como o acesso a cargos de gestão ou a progressão pela produção científica.

Com o intuito de mapear e compreender as demandas das mães que trabalham e estudam na universidade, a fim de sistematizar ações de sensibilização e conscientização das políticas de gênero da instituição, nasce o Projeto de Desenvolvimento Institucional Conexões Maternas.

O início das atividades será no próximo dia 25 de maio, quinta-feira, às 14h30, na Casa Verônica. Aberto a todas as mães inseridas no contexto da universidade, o Conexões Maternas quer ser um espaço de acolhimento e compartilhamento de informações entre estudantes da graduação, pós-graduação, servidoras e também professoras.

Coordenado pela professora e mãe Drª Milena Freire de Oliveira-Cruz, do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), o projeto pretende conhecer as mães existentes no campus e, a partir desse conhecimento, montar uma comunidade materna na UFSM, uma forma de consolidar uma rede de apoio e convivência das mães e seus filhos dentro desse espaço. 

– “A questão do acolhimento das mães é um tema que precisa ser visibilizado e problematizado, sob um olhar crítico acerca das desigualdades históricas pelas quais as mulheres-mães vivem e que inclui, consequentemente, o ambiente universitário”. – afirma Milena. 

A ideia é promover diferentes atividades e encontros de acolhimento, de forma periódica, para a comunidade materna da universidade, sempre visando melhorar as condições de exercício da maternidade dentro dos espaços de estudo e trabalho dessas mães, independente da idade. 

Vamos juntos ajudar o maternar na universidade?

As inscrições para a primeira atividade podem ser feitas através do link https://forms.gle/SAWo3B2HavGReadw6

Para buscar uma adesão ampla, a ideia é que os encontros se realizem em dias e horários alternados. Assim, para aquelas que não puderem comparecer no dia 25, é solicitado que preencham o mesmo formulário indicando as possibilidades.

SERVIÇO:

Encontro de Acolhimento Conexões Maternas

Dia 25 de maio, às 14h30, na Casa Verônica (prédio da Biblioteca Central UFSM, entrada pelos fundos)

Aberto a todas as mães da UFSM

Instagram: @conexoesmaternas.ufsm 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-421-2444

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes