Ir para o conteúdo Administração Ir para o menu Administração Ir para a busca no site Administração Ir para o rodapé Administração
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes de Administração da UFSM realizaram visita técnica em Fazenda e Novelaria



Viagem de estudos no último sábado proporcionou aprendizado prático aos alunos

No dia 17 de junho 2023 os alunos do curso de graduação em administração diurno matriculados na disciplina de “Sustentabilidade e Organizações” e os alunos matriculados na  disciplina de “Responsabilidade socioambiental e sustentabilidade” do Programa de Pós-Graduação em Administração realizaram uma visita técnica na Fazenda e Novelaria Santa Marta localizada na região das Guaritas no município de Caçapava do Sul/RS.  Os alunos foram acompanhados pela Professora Jordana Marques Kneipp (docente responsável pelas duas disciplinas) e pela Professora Débora Bobsin.

A Fazenda e Novelaria Santa Marta é parceira do Geoparque Caçapava e possui um processo de tingimento natural da lã de ovelha, sendo um caso de economia circular. O tingimento é realizado com plantas nativas do bioma pampa; que são colhidas na propriedade respeitando as estações e os ciclos.  Os produtos da novelaria possuem certificação de extrativismo sustentável da flora nativa para tingimento e o selo de Geoproduto.

Para esquilar o rebanho, a Novelaria utiliza a técnica Tally-hi; um método criado na década de 40 pelos irmãos Bowen (também conhecida como Método Bowen). Este tipo de esquila foi escolhido por ser aprovado pelas Boas Práticas e Bem-estar animal. Este método proporciona
menos estresse e o animal não fica maneado (amarrado/preso) e pode ser utilizado no pré-parto; reduzindo as chances de perda de cordeiros e ainda um maior rendimento na coleta da lã; tendo em vista que o velo sai inteiro.

A visita à propriedade possibilitou que os alunos conhecessem todo o processo da Novelaria, o que foi uma oportunidade de vivenciar na prática os conteúdos abordados nas duas disciplinas.

Foto3
Foto2
Acadêmicos de Administração da Universidade Federal de Santa Maria durante a visita à Fazenda e Novelaria Santa Marta, localizada na região das Guaritas, no município de Caçapava do Sul/RS.

Para conhecer um pouco mais do Trabalho da Novelaria Santa Marta, acesso o Facebook ou Instagram:
https://www.facebook.com/novelariasantamarta/
https://www.instagram.com/novelaria_stamarta/?hl=en

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-421-2515

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes