Ir para o conteúdo Administração Ir para o menu Administração Ir para a busca no site Administração Ir para o rodapé Administração
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Dica 2 – Livros com lições sobre administração

“Os livros são abelhas que levam o pólen de uma inteligência a outra” (James Russell Lowell)

Livros com lições sobre administração:

1 – O Monge e o Executivo

 

 

 

 

Começando por um clássico, uma história sobre a essência da liderança. Neste livro, James C. Hunter, conta a história de Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandona sua brilhante carreira e passa a viver em um mosteiro beneditino, onde ensinao real significado do que é ser um líder.

2 – Quem Pensa Enriquece

Todos querem ficar ricos, poucos conseguem. Qual o segredo? Escrito por Napoleon Hill, este livro é um dos maiores best-sellers do mercado editorial, uma obra atemporal que de forma simples ajuda pessoas comuns a se tornarem bem-sucedidas.

3– A Estratégia do Oceano Azul

É um livro que ensina como investir em mercados inexplorados. Publicado em 2005 e escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, a obra sugere matrizes que podem ser aplicadas em modelos de negócios e analisa cases de grande sucesso em todo o mundo, como o Cirque Du Soleil e a Starbucks, entre outros.

4– Quem mexeu no meu Queijo?

É um livro motivacional escrito pelo Dr.Spencer Johnson. O livro apresenta uma parábola envolvendo quatro personagens: dois ratinhos,Sniffe e Scurry, e dois “homenzinhos”,Hem e Haw. O livro é uma alegoria que retrata os objetivos que cada um de nós temos e as mudanças a que estamos sujeitos durante a busca destes objetivos. Durante a leitura, o leitor pode observar que atitude cada personagem toma diante das adversidades da vida e pode acabar se identificando com um dos personagens.

5 – A ilusão de Ícaro

As regras antigas dizem coisas como, escolha o caminho seguro, fique em sua zona de conforto, procure um emprego, um cargo público, escolha um conjunto de regras e as siga, não voe perto do sol. A nova regra é: antes arrependido do que seguro. Você precisa voar mais alto do que nunca! Neste livro, Seth Godin mostra como vencer em uma economia que recompensa a arte, não a conformidade. O autor explica porque as verdadeiras inovações são focadas em confiança, proeminência e liderança. O autor desenvolve um conceito que explica porque devemos tratar nosso trabalho como arte. Segundo o autor, arte não é um gene ou talento específico, é uma atitude disponível a todos que tenham uma visão que os demais não têm e coragem para fazer algo a respeito. Steve Jobs foi um artista, assim como Henry Ford e Martin Luther King Jr. Trabalhar como um artista significa investir nas coisas que importam: criatividade, trabalho emocional e determinação. O caminho do artista não é para os fracos, mas Godin mostra porque ele é a nossa única chance de erguer a voz, nos destacarmos e fazermos a diferença.

6 – Sonho Grande

Para eles, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna. Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial. Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso na mais absoluta discrição, esforçando-se para ficar longe dos holofotes. A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos.

7 – A Cauda Longa

Chris Anderson, editor chefe da revista ‘Wired’, explorou pela primeira vez o fenômeno da ‘cauda longa’ em um artigo que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre negócios de nosso tempo. Usando o mundo dos filmes, dos livros e da música, mostra que a Internet deu origem a um novo universo, no qual a receita total de diversos produtos de nicho, com baixo volume de vendas, é igual à receita total de poucos produtos de grande sucesso. Por isso cunhou o termo ‘cauda longa’ para descrever essa situação, o qual tem sido usado pela alta gerência das empresas e pelos meios de comunicação no mundo todo. Nesse livro, Anderson mostra como chegamos a esse ponto e revela as enormes oportunidades que se originam desse fato, vislumbrando um futuro que está presente.

8 – Além da Liderança

Fazendo retórica em nossa biografia, vamos perceber que, ao longo dela, construímos os próprios modelos de liderança sob a influência do que vimos, experimentamos ou percebemos em outras pessoas ou situações, daí vem a pergunta: que tipo de influência forjou as maiores convicções? Além da Liderança convida, de maneira provocativa e prazerosa, a mergulhar em nossa mais profunda essência e a descobrir que a ausência de respostas no sentido da vida e das coisas só existe na falta das perguntas certas. O problema é que, querendo ou não, em algum momento, verdades serão confrontadas, e, quando isso acontecer, teremos de estar preparados para mudanças, e elas podem significar romper limites.

Leonardo Peracini

9 – Procuram-se Super-Heróis

É um livro que pretende ser útil a qualquer um, que tanto vai ser servir a empreendedores como a qualquer outra pessoa que queira mudar ou melhorar as suas relações pessoais e profissionais. Bel Pesce observou quais as pequenas e grandes coisas que transformam o nosso dia a dia em um mar de oportunidades e as decidiu registrar nesse livro, recorrendo a diversos exemplos práticos que ilustram as ideias que apresenta. O nosso relacionamento com os outros, assim como os grandes negócios, são feitos de detalhes que, parecendo não ter importância isoladamente, em geral fazem a diferença no momento de avançar.

10 – Oportunidades Disfarçadas

‘Oportunidades disfarçadas’ é um catálogo de ideias e soluções para dificuldades vividas pelas empresas. Resultado de sete anos de pesquisa, este livro reúne 200 casos de companhias e pessoas que transformaram seus problemas nas chances de suas vidas.

11 – Seu Marketing é uma b….

seu marketing

O seu marketing talvez seja uma b…. , mas este livro não é. Mark Stevens é um dos maiores especialistas no marketing focado no retorno sobre o investimento e criador do processo de Marketing Extremo. O que ele oferece neste livro é um programa de eficácia comprovada que exige a contabilização de cada dólar gasto em marketing para que ele gere mais lucros ou mais clientes ? ambos, de preferência.

12 – O Segredo de Luísa

osegredodeluisa

‘A atividade empresarial é apenas uma das infindáveis formas de empreender. A minha visão de empreendedorismo é abrangente, contempla toda e qualquer atividade humana e, portanto, inclui empreendedores na pesquisa, no governo, no terceiro setor, nas artes, em qualquer lugar. O empreendedor é definido pela forma de ser, e não pela maneira de fazer.’

                                                                                                                                               Fernando Dolabela

13 – Como fazer amigos e influenciar pessoas

 

fazer amigos

‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’ é um guia sobre relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal. Carnegie busca fornecer, de maneira direta, técnicas e métodos para que qualquer pessoa alcance seus objetivos pessoais e profissionais.

14 – Foco: A atenção e seu papel fundamental para o sucesso

Livro-Foco--Daniel-Goleman-PDF-MOBI-LER-ONLINE-209x300

Combinando pesquisa de ponta e descobertas práticas, Daniel Goleman mostra por que a base do sucesso em todas as áreas da vida é sua capacidade de ter foco. Segundo o autor, a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo – se não o utilizamos, fica atrofiado; se o exercitamos, se desenvolve e se fortalece. Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos. Aqueles que alcançam rendimento máximo (seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes) são precisamente os que prestam atenção no que é mais importante para seu desempenho Foco é uma ferramenta essencial, é o que diferencia um especialista de um amador, um profissional de sucesso do funcionário mediano. Foco traz um olhar inovador sobre o segredo para o alto desempenho e a realização e mostra como a atenção tem um papel fundamental para o sucesso.

15 – Satisfação Garantida

SATISFAO GARANTIDA 1629551402B

O que dizer de uma empresa em que o chefe paga dois mil dólares para os candidatos desistirem do treinamento se não estiverem satisfeitos? E, ainda, em que o mesmo chefe resolve pendengas de clientes?
Bem-vindo à Zappos’, uma empresa on-line que vende sapatos e entrega felicidade. Aqui o lema “o cliente em primeiro lugar” é realmente colocado em prática: do empacotador ao CEO, na Zappos’ todos trabalham ? literalmente! ? no serviço de atendimento ao cliente.
Tony Hsieh é um empreendedor nato que em seus momentos de tédio tentava encontrar maneiras de inovar em seus negócios. Começando com um minhocário na infância até se tornar um bilionário aos trinta e poucos anos, Tony desenvolveu técnicas revolucionárias (e algumas vezes bem loucas) para satisfazer seus clientes e sua equipe, e lucrar mais ? e em menos tempo ? do que com as velhas fórmulas que regem grandes empresas.
Se você está tentando uma mudança radical no SAC de sua empresa, pode parar tudo e começar a pôr em prática a cultura empresarial que Tony desenvolveu e agora revela neste livro divertido e inspirador. Para o autor, todo o seu negócio está atrelado à busca da felicidade para ele mesmo, sua equipe e seus clientes.

16 – O Gerente Minuto

o gerente minuto

Kenneth Blanchard e Spencer Johnson criaram um manual com três regras básicas que, se aplicadas corretamente em empresas, produzem resultados positivos em um curto espaço de tempo. São essas – Objetivo Minuto – Como estabelecer objetivos e padrões de desempenho e fornecer o ‘feedback’ de que os funcionários precisam para realizar melhor suas tarefas; Elogios-Minuto – Como obter um alto níel de desempenho e aumentar a produtividade através do reforço positivo; Repreensões-Minuto – Como recolocar vencedores em potencial no caminho certo para um desempenho superior.

17 – Transformando Suor em Outro

bernardinho

‘Transformando suor em ouro’ é a história de Bernardinho contada por ele mesmo, desde os tempos de jogador até a consagração como técnico com o ouro olímpico. Mais do que relatar uma epopeia esportiva, a obra busca apresentar diferentes facetas do treinador ao mostrar como Bernardinho burilou o método que batizou de ‘Roda da Excelência’. O livro tenta mostrar ainda como o treinador da seleção brasileira masculina de vôlei revela-se um estudioso, tanto do esporte quanto da administração, como John Wooden, Winston Churchill e James Hunter, retirando e testando seus ensinamentos, incorporando alguns, descartando outros, adaptando muitos. A obra pretende revelar o que fez dele um palestrante requisitado por diversas empresas em busca de um diferencial competitivo no mundo dos negócios.

18 – A Arte da Guerra

a arte da guerra

A Arte da Guerra é um dos maiores tratados de estratégia de todos os tempos. Um livro útil para homens de negócios, militar, ou para qualquer pessoa empenhada em vencer na vida. Escrito pelo general chinês Sun Tzu, a partir do resultado de sua experiência em suas campanhas, que foram as mais variadas. Para os dias de hoje, os princípios de A Arte da Guerra podem ser aplicados, não apenas nas táticas militares, mas também em quase todos os setores da atividade humana. Os ensinamentos aqui contidos alcançam todos os seres humanos emprenhados na batalha diária para o sucesso na luta contra os oponentes do cotidiano moderno, sejam eles colegas de trabalho, concorrentes, chefias, entre outros.Sun Tzu dizia que a Arte da Guerra é de total importância para o Estado; podemos dizer que, para os dias de hoje, a Arte da Guerra é vital para o indivíduo.

19 – O Desafio das Redes

desafio das redes

As redes definem os negócios modernos. Introduzem novos riscos (como se pode perceber pela velocidade com que o contágio ocorre nos mercados financeiros globais) e oportunidades (como se pode ver pelo rápido aumento de negócios baseados em redes). O Desafio das Redes provoca os leitores a terem uma perspectiva mais aberta de seus empreendimentos e oportunidades. Além da área de negócios, os autores exploram o conhecimento sobre redes nos mais diversos campos (antropologia, biologia e ciência da computação), buscando a relevância desse conhecimento para o cambiante cenário dos negócios.

Fontes: Sites Portal Administração e LeLivros