Entre os dias 27 de março e 2 de abril de 2016, os acadêmicos Thales Romano Coelho e André Migliore Freo compareceram às rodadas internacionais do Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition em Washington D.C.. Os acadêmicos compareceram como voluntários, a convite da Diretora Executiva da International Law Students Association.
O Jessup é a mais prestigiada competição de Direito Internacional do mundo e consiste em uma simulação da corte internacional de justiça em que países fictícios, representados pelos estudantes, levam suas disputas perante a corte. Nesse ano, entre outros temas, o caso tratou de vigilância em massa, cyber-ataques e imunidades diplomáticas.
Todos os anos a UFSM é representada na competição pelo Club of International Law of UFSM, que em 2014 sagrou-se campeã das rodadas nacionais e teve a honra de representar o Brasil na fase internacional. Desde então, a UFSM tem figurado entre as premiações da competição, com memoriais e oradores premiados.
Na foto, os acadêmicos André e Thales junto ao Ex-Presidente da corte, Hisashi Owada, ao juiz Sir Christopher Greenwood e ao ex-juiz Bruno Simma da Corte Internacional de Justiça, que tem sede em Haia e foi estabelecida pelas Organização das Nações Unidas como o seu principal órgão jurídico responsável pela resolução de disputas entre Estados.