Ir para o conteúdo Direito Ir para o menu Direito Ir para a busca no site Direito Ir para o rodapé Direito
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora do Curso de Direito é homenageada pela Câmara de Vereadores de Santa Maria



UFSM é homenageada em Sessão Solene da Câmara de Vereadores

UFSM e Migraidh foram reconhecidos pelo Legislativo de Santa Maria

Em Sessão Solene realizada na noite desta terça-feira (10), a Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria concedeu à UFSM a Comenda Dr. José Mariano da Rocha Filho, em reconhecimento à atuação da Universidade na área da Educação. Na ocasião, também foi realizada a entrega do Prêmio Paulo Freire – Talentos em Educação. A professora Giuliana Redin, do Departamento de Direito, foi agraciada com a premiação na categoria Ensino Superior, pelo trabalho desenvolvido no projeto Migraidh – Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional.

O vereador Jorge Trindade fez o pronunciamento inicial da sessão, relembrando os esforços do fundador e primeiro reitor da UFSM, José Mariano da Rocha Filho, para a interiorização do ensino público superior, que culminou na criação da Universidade de Santa Maria, em 1960. Trindade também destacou a importância e o impacto da Instituição para o município: “Como vereador e servidor da UFSM, defendo a universidade pública, que promova a inclusão, combata a desigualdade social e seja comprometida com a ciência e o desenvolvimento”.

Vereador Valdir Oliveira entregou comanda para o reitor Paulo Burmann

A entrega da comenda foi feita pelo vereador Valdir Oliveira ao reitor, professor Paulo Afonso Burmann. Em seu pronunciamento, Burmann agradeceu à Câmara pela homenagem, destacando o engajamento da Casa no movimento em defesa das instituições públicas de Ensino Superior. O reitor ainda salientou a importância da distinção, principalmente em meio às dificuldades pelas quais a Universidade e o setor da educação como um todo atravessam: “Ao receber esse tipo de reconhecimento, a Universidade se fortalece para dar continuidade à luta pela manutenção de seu caráter público e pela constante busca pela qualidade em suas áreas de atuação”.

Vereador Maneco Badke entregou Prêmio Paulo Freire para professora Giuliana Redin

A Sessão Solene teve continuidade com a entrega do Prêmio Paulo Freire – Talentos em Educação destinado a educadores que desenvolvem projetos em instituições públicas de ensino. A professora Giuliana Redin foi reconhecida na categoria Ensino Superior, pelo projeto Migraidh – Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional. Evocando Paulo Freire, em seu pronunciamento, a coordenadora do projeto reiterou a importância do prêmio que reconhece os esforços dos educadores santa-marienses e defendeu que educar “é um esforço de resistência, insubmissão e respeito aos Direitos Humanos”. Sobre o Migraidh, Giuliana lembrou que o projeto envolve cerca de 40 pessoas de diferentes áreas da Universidade, tendo contribuído para o debate acerca das políticas públicas de acolhimento e inclusão de migrantes e refugiados. “O Migraidh, ao incidir no ensino, na pesquisa e na extensão, em uma perspectiva crítica, tem como fundamento o direito humano de migrar. E está proposto a promover uma educação emancipatória e a intervir para as condições de igualdade e oportunidades para migrantes e refugiados”, afirmou.

 

Fonte da Notícia: http://site.ufsm.br/noticias/exibir/ufsm-e-homenageada-em-sessao-solene-da-camara-de-v

Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-479-1123

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes