Na última quinta-feira, 09 de maio, um grupo de 27 estudantes do curso de Direito da UFSM participou de visita orientada em Porto Alegre. Os acadêmicos foram acompanhados pelo professor Vinícius Ferreira Laner (Estágio I – Diurno) e pela professora Patrícia Adriani Hoch (Estágios II e III – noturno).
À tarde assistiram, no plenário do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, uma sessão didática da 8ª Câmara Cível, especializada em Direito de Família, Sucessões, Registros Públicos e Direito da Criança e do Adolescente. A sessão foi presidida pelo desembargador Luís Felipe Brasil Santos, foram julgadas duas apelações, versando sobre os temas: atos infracionais e adoção póstuma. Devido à presença dos estudantes os julgamentos foram feitos de forma diferenciada: cada um dos julgadores escolheu um processo para ser posto em pauta, o qual foi julgado de forma didática, ou seja, foram explicitados vários pontos que norteiam a tomada de decisão, possibilitando que os acadêmicos pudessem compreender em sua integralidade os aspectos que cercam cada julgamento e, ao final, foi aberto espaço para perguntas.
Estudantes participantes: Andressa S. Viana, Caroline Heloisa, Isabel Foletto, Jhonatan Testa, Júlio Adriano Cembranel, Lucas Nunes Alves de Oliveira, Luís Fernando Echer, Marco Antonio Santos, Mariane Ramos Peres, Otávio Cremonese Tronco, Victória C. Melo, Carolina Marin Leal, Catherine Figueira de Oliveira, Eduarda Portella Quevedo, Gabriela Bolson, João Carlos Guido, Luis César S. Paris, Luan Ribeiro Machado, Mariane M. Teixeira, Mical Abrantes, Thales Guilherme Silveira, Victor Dutra Barbosa, Laercio Ferreira, Ademir Pedroso, Caroline M. da Silva.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.