Ir para o conteúdo Direito Ir para o menu Direito Ir para a busca no site Direito Ir para o rodapé Direito
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientações para os alunos matriculados em Monografia II (2020/2)



As coordenações dos Cursos de Direito Diurno e Noturno, juntamente com o Núcleo de Pesquisas (NPLAW), considerando o calendário acadêmico, as deliberações do Colegiado de Curso e a praxe relativamente à Monografia II, no Curso de Direito, consolidam abaixo algumas orientações referente à 2020/2.

ENTREGA DA MONOGRAFIA E FICHA DE FREQUÊNCIA AOS ENCONTROS DE ORIENTAÇÃO:

Período: de 18 até 25 de janeiro de 2021 através do link https://forms.gle/E75R3D2BSBHUWRqQ9 

No ato de depósito da monografia, deverá ser entregue a ficha de frequência aos encontros de orientação, onde constará a declaração de aptidão para a defesa, a indicação da Banca Examinadora e o agendamento da defesa, que ocorrerá no período de 01 a 05 de fevereiro de 2021. 

Recomenda-se, antes do depósito da monografia, a leitura atenta do Regulamento para Elaboração da Monografia, do Curso de Direito da UFSM, disponível em  https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/479/2018/12/normas-monografia.pdf

BANCA EXAMINADORA:

A Banca Examinadora será composta pelo(a) orientador(a), que atuará como presidente da mesa, e dois(duas) professores(as) do Curso de Direito da UFSM ou por profissionais de renome na temática da pesquisa, ou docentes de outras IES ou mestrandos(as) de cursos reconhecidos pela CAPES, convidados de comum acordo pelo(a) orientador(a) e orientando(a) mediante autorização prévia do NPLAW.

A banca examinadora deverá receber versão em pdf e doc ou impressa da monografia até o dia 25/01/2020, sendo responsabilidade do(a) candidato(a) providenciar esse encaminhamento. 

HOMOLOGAÇÃO DAS BANCAS EXAMINADORAS E DO CRONOGRAMA DAS DEFESAS:

Previsão: até 27/01/2020

Concluído o período para depósito da monografia, o NPLAW irá divulgar a lista completa com a confirmação das data, horário e composição da banca examinadora.  

DEFESA DA MONOGRAFIA:

Período: de 01 a 05 de fevereiro de 2021

Plataforma: Google Meet (link a ser fornecido pelo NPLAW até a véspera da defesa) – recomenda-se que tanto orientador(a) e orientando(a) utilizem os gmails institucionais para conexão, o que garantirá maior segurança.  

O agendamento da defesa será feito no ato do depósito da monografia, sendo responsabilidade do(a) orientador(a) e orientando(a) a composição da data com a Banca Examinadora. 

A defesa da monografia será constituída da apresentação oral da pesquisa em até 20 (vinte) minutos. Encerrada a exposição oral, o(a) candidato(a) ficará à disposição da Banca Examinadora para questionamento, esclarecimentos ou contribuições. 

Cada examinador(a) disporá de até 15 minutos para sua intervenção. Reservado igual período para as manifestações/respostas do(a) candidato(a).

Outras informações: 

SOBRE A DELIBERAÇÃO DAS NOTAS: Recomenda-se que a banca examinadora, ao deliberar sobre a avaliação do trabalho, mantenha a conexão ativa no meet, com seus microfones mutados e câmeras desligadas, estabelecendo conexão paralela por chamada de vídeo via whatsapp ou outra conexão paralela via google meet. Quer-se com isso evitar que o público desconecte e não saiba quando poderá retornar. Se na sala virtual estiverem presentes apenas a banca examinadora e o(a) candidato(a), o razoável é que ele(a) desconecte e, concluída a deliberação, o(a) orientador(a) autorize-o a retornar para o ambiente virtual. 

ATA DA DEFESA E FICHA DE AVALIAÇÃO: Serão fornecidos formulários digitais a serem preenchidos e assinados pela Banca Examinadora. Todos os documentos serão enviados imediatamente após o encerramento da sessão de defesa ao NPLAW. 

EM CASO DE REPROVAÇÃO: Caso o(a) candidato(a) não obtenha nota mínima 7,0, será facultado a(o) candidata(o), fazer nova defesa do trabalho de até 10 (dez) dias, a contar da data da primeira apresentação, para a mesma banca avaliadora. Não haverá exame final na disciplina de Monografia. Uma vez reprovado(a), a(o) candidata(o) deverá efetuar nova matrícula em Monografia II. A nota deverá ser lançada pelo(a) orientador(a) no portal do professor, seguida pelo encerramento da disciplina Monografia II, sob sua responsabilidade. 

EM CASO DE APROVAÇÃO: Caso o(a) candidato(a) obtenha nota mínima igual a 7,0 estará aprovado(a) e terá até 10 dias a contar da data da defesa para providenciar a entrega da versão definitiva da monografia ao NPLAW. A nota deverá ser lançada pelo(a) orientador(a) no portal do professor, que também encerrará a disciplina Monografia II para os(as) orientandos(as) sob sua responsabilidade.

VERSÃO FINAL DA MONOGRAFIA: A versão final deverá ser depositada digitalmente em até 10 dias juntamente com o formulário de autorização para que o trabalho seja disponibilizado no Portal do Manancial. Não há entrega física da monografia. 

ACESSO PÚBLICO DA MONOGRAFIA: Caso julgue necessário, poderá ser solicitado que o acesso público da versão digital da monografia seja realizado em data futura de até dois anos a contar da defesa. Dessa forma o arquivo é carregado no portal mas não fica disponível até a data configurada. 

CERTIFICADOS DA BANCA EXAMINADORA: Os certificados serão disponibilizados em link a ser enviado até 15 dias da data da defesa. 

Formulários referidos: 

 

Entrega da Monografia e Ficha de Frequência aos Encontros de Orientação: https://forms.gle/eXXhd1H6FQw9Kyvs5

Ficha de avaliação: https://drive.google.com/file/d/1Wyy4f1q3zvMm-xZREwWvcYFJ3tHEiWyz/view?usp=sharing

Ata de defesa: https://drive.google.com/file/d/1iu2kx5_NxLMntk2qIvHnHB4CzsxAlkSv/view?usp=sharing 

Formulário de autorização para divulgação:  https://drive.google.com/file/d/1jr6a9Fymg5j6sa8cRFQ0OcE3asuJTVgR/view?usp=sharing 

Submissão da versão final e outros documentos assinados pela banca, após defesa – https://forms.gle/qDhwzT7bFDnr3Xt86

Outras informações, consultar – https://sites.google.com/view/tccufsm/documenta%C3%A7%C3%A3o

Dúvidas podem ser encaminhadas ao NPLAW (nplaw@ufsm.br).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-479-1972

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes