Ir para o conteúdo Engenharia Civil Ir para o menu Engenharia Civil Ir para a busca no site Engenharia Civil Ir para o rodapé Engenharia Civil
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Visita dos novos membros à “Casa Popular Eficiente”



No dia 29 de junho de 2022, ocorreu uma visita à "Casa Popular Eficiente" localizada no campus da Universidade Federal de Santa Maria.

Os estudantes do curso de Engenharia Civil da UFSM, e mais novos membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologias Sustentáveis, Arthur Tonin, Bernardo Rohr, Daniel Flôres, Eluize de Oliveira,Junior Fragoso, Mateus Haas, Nicolas Nunes, Sabrina Bencke, Vinicius Machado e Yasmin Reis participaram da ida ao local onde foi construído o protótipo em escala real da ‘Casa Popular Eficiente’.

Os alunos foram recepcionados pelas moradoras, e também integrantes do grupo, Daniéli Uliana, doutoranda em Geografia pela UFSM, e Michéli Beatriz Lenz, engenheira sanitarista e ambiental e graduanda em Engenharia Civil pela mesma universidade. Durante a visita, as moradoras explicaram sobre os diversos aspectos sustentáveis presentes na casa, desde de seus materiais, como os tijolos de solo-cimento, as telhas tetra-pak, os painéis OSB e as tintas ecológicas, até outras soluções como o aproveitamento do vento, da vegetação, do sol, das águas da chuva, o sistema de calefação sustentável e também o aquecimento solar da água para o banho.

Abaixo, observam-se fotos capturadas durante a visitação pela também estudante de Engenharia Civil Maria Regina Cavalcante Holanda.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-434-2025

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes