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Atestados/Justificar Faltas

  • Orientamos que, independente do número de dias de afastamento, os alunos informem, por e-mail: a Coordenação do Curso, professor responsável pelas disciplinas em que irá ausentar, Departamentos responsáveis pela disciplinas.
    • Para disciplinas do Centro de Tecnologia, enviar e-mail para sid.ct@ufsm.br
  • Afastamento inferior a 05 dias:
    • Os alunos que, por motivos devidamente justificados e listados abaixo, não comparecerem às atividades acadêmicas sujeitas à avaliação, poderão requerer, no prazo máximo de 2 dias úteis desde a data da avaliação, a oportunidade de realizá-la em outra data, a critério do departamento didático competente.
    • São considerados motivos devidamente justificados: doença que impossibilite o aluno de realizar a avaliação, devidamente comprovada por atestado médico com CID, assinatura, CRM e data; acompanhamento de familiar de primeiro grau (pais ou filhos) para tratamento de saúde, devidamente comprovado por atestado médico com CID, assinatura, CRM e data; óbito de familiar de primeiro grau (pais ou filhos); participação em eventos acadêmicos com apresentação de trabalho, desde que avisado com antecedência mínima de 48 horas ao departamento didático do professor da disciplina e comprovada por certificado ou atestado de participação.
  • Afastamento superior a 05 dias:
    • Em caso de incapacidade de frequentar às aulas, nos termos do Decreto-Lei N. 1.044/1969, por período superior a cinco dias, os alunos poderão requerer exercício de atividades domiciliares. Poderão solicitar este benefício, os alunos portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições mórbidas, distúrbios agudos ou agonizados, caracterizados por: incapacidade física relativa incompatível com a frequência aos trabalhos acadêmicos, desde que se verifique a conservação das condições intelectuais e emocionais necessárias para o prosseguimento da atividade acadêmica em novos moldes.
  • Tutorial para abertura de processo PEN-SIE para requisição de exercícios de atividades domiciliares:
    1. Para abertura de PEN o aluno deverá acessar o Portal Documentos, realizar o login com número de matrícula e senha do portal do aluno e, após, selecionar a opção ‘Novo’;
    2. No campo “Tipo documental”, realizar a busca textual e selecionar a opção ‘Processos de regime domiciliar de aluno de graduação (125.52)’. Os outros dos campos desta tela serão preenchidos automaticamente;
    3. Na tela seguinte deverão ser adicionados os documentos necessários para abertura, conforme necessidade, sendo o Requerimento de regime de exercícios domiciliares e o Atestado médico itens obrigatórios.
      1. O requerimento de regime de exercícios domiciliares pode ser uma declaração simples, confeccionada pelo próprio aluno. Sugestão de texto: “Eu, [nome do aluno], matrícula [número de matrícula], solicito Regime de Exercícios Domiciliares, conforme atestado em anexo.”
    4. O aluno deve assinar o requerimento eletronicamente, caso já tenha sua assinatura cadastrada no PEN-SIE.
      1. Para se cadastrar, basta seguir Passo a passo para assinatura do Termo de Concordância Assinatura Eletrônica Cadastrada no SIE, disponível na Seção ‘Apoio ao usuário’, na página do PEN.
    5. Após incluir a documentação no PEN, o aluno deverá tramitar o processo para a Coordenação do Curso, que procederá a análise da solicitação e demais providências. 
    6. Para acompanhar o processo, o aluno poderá adicioná-lo aos favoritos, no botão “ações”. Assim, a cada movimentação do processo, o aluno receberá notificação por e-mail.
    7. Demais orientações de abertura de processos: clique aqui.
  • Orientações da Secretaria Integrada de Departamentos do Centro de Tecnologia (CT), clique aqui.
  • Orientações da Secretaria Integrada de Departamentos do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE),
    • Os alunos poderão abrir processo eletrônico (PEN), tipo documental Processo de justificativa de faltas de aluno de graduação, e anexar os atestados médicos.
    • Orientações para abertura de processo de justificativa de faltas e recuperação de avaliação (para afastamentos inferiores a 5 dias) – clique aqui.
    • Requerimento para justificativa de faltas e recuperação de avaliação – clique aqui.