Ir para o conteúdo Engenharia Civil Ir para o menu Engenharia Civil Ir para a busca no site Engenharia Civil Ir para o rodapé Engenharia Civil
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Alunos da Engenharia Civil visitam a Casa Popular Eficiente



Na última quarta-feira, dia 11 de janeiro, a turma de alunos da Engenharia Civil da disciplina de Introdução à Engenharia Civil acompanhados pelo professor Dr. Alexandre Silva de Vargas estiveram visitando a Casa Popular Eficiente. Este protótipo está localizado no Centro de Eventos e faz parte do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Sustentáveis (GEPETECS) coordenado pelo professor Dr. Marcos Alberto Oss Vaghetti.

Após terem o primeiro contato com esta construção ainda em sala de aula, a turma veio conhecer de perto os materiais e soluções sustentáveis utilizados na mesma. Dentre os materiais destacam-se o tijolo vazado de solo cimento utilizado na alvenaria, piso produzido com 70% de PVC reciclado, forro de painéis OSB, telhas onduladas tetra pak que utiliza em sua fabricação embalagens longa vida, esquadrias de madeira, etc. Tendo em vista que o protótipo foi inaugurado em 2013, os alunos também puderam observar como os materiais estão reagindo ao longo do tempo. Após a apresentação do protótipo os estudantes do primeiro semestre da Engenharia Civil elencaram alguns questionamentos.

No que diz respeito às soluções sustentáveis, a Casa Popular Eficiente conta com sistema de ventilação cruzada; aquecimento da água do chuveiro através da energia solar, aproveitamento das águas da chuva, utilização do sol em benefício ao controle de temperatura da casa (sistema de calefação e cortina vegetal). 

Em consideração ao que foi apresentado, os visitantes puderam testemunhar uma construção que leva em consideração aspectos relacionados à sustentabilidade e a preservação do ambiente. Além disso, puderam identificar várias áreas da engenharia civil contempladas pela edificação.

Foto dos alunos da Engenharia Civil e seu professor Dr. Alexandre Silva de Vargas com a Eng. Michéli Beatriz Lenz, atual moradora responsável pela casa.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-434-2077

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes