Reportagem e redação: Jessica Mocellin
A agricultura alimenta não só aqueles que consomem os produtos, mas também quem os produz. A agricultura familiar é uma das bases do Brasil. Segundo a Embrapa, ela é responsável pela maior parcela dos empregos gerados no campo e representa a maior parte das propriedades agropecuárias brasileiras. É com ela que milhões de brasileiros são alimentados.
De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), essa prática gera 10,1 milhões de postos de trabalho, ocupando um papel central no desenvolvimento econômico de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. Com a produção de milho, mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, mamona, fruticulturas e hortaliças, a agricultura familiar representa saberes tradicionais e sustentabilidade, segundo a CONTAG. A resiliência faz parte dessa prática, que tem sido ameaçada nos últimos anos, consequência da crise climática que afeta o planeta. As chuvas de maio de 2024 no Rio Grande do Sul foram desafiadoras à área rural do estado, que tiveram parte de suas plantações mortas.
A PoliFeira do Agricultor da UFSM é baseada na agricultura familiar. Desde 2017, em parceria com o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o grupo de agricultores da Quarta Colônia expõe seus produtos no Largo do Planetário, na Avenida Roraima e no Centro de Ciências da Saúde (CCS) para vender seus produtos. Com ambiente acolhedor e alimentos ricos, os agricultores fazem da UFSM uma família. As quintas-feiras transformam-se em momentos de felicidade para os estudantes e servidores, que podem provar os pasteis, sucos, morangos, doces e salgados preparados pelos agricultores.
Polifeira do Agricultor da UFSM
QUANDO: terça-feira (8) e quinta-feira (10)
ONDE: Avenida Roraima (terça-feira) e Largo do Planetário da UFSM (quinta-feira) em Camobi
HORÁRIO: das 7h às 13h (terça-feira) e do meio-dia às 18h (quinta-feira)
Confira a matéria no Youtube: