Depois de alguns anos sem uma marca institucional que o representasse, o curso de Jornalismo da UFSM lançou, no dia 11 de agosto, seu novo projeto de identidade visual, desenvolvido pela FACOS Agência, do curso de Publicidade e Propaganda. A atividade foi realizada no auditório do CCSH e contou com a presença dos professores Luciana Carvalho e Reges Schwaab, respectivamente coordenadora e coordenador substituto do curso, além dos docentes Cássio Tomain, Viviane Borelli, Rodrigo Stéfani Correa e Fernanda Sagrilo Andres e de estudantes da graduação.

A nova marca foi desenvolvida pela intercambista argentina Pilar Rodriguez, que durante sua passagem pela UFSM atuou como bolsista na FACOS Agência, sob orientação do coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, professor Rodrigo Stéfani Correa. O trabalho envolveu uma pesquisa com estudantes e professores para identificar possíveis representações que poderiam ser utilizadas no desenvolvimento da identidade visual do curso.

A partir dos resultados da pesquisa, a nova marca traz uma raposa estilizada integrada à letra J, em referência ao animal tradicionalmente associado ao Jornalismo por características como astúcia, esperteza e sentidos aguçados. A combinação de cores e a disposição dos elementos procuram aproximar a identidade do curso de uma linguagem mais atual, sem deixar de representar a essência do Jornalismo. A nova identidade passa a integrar a comunicação visual da graduação e seus diferentes materiais institucionais.

Para a coordenadora do curso, professora Luciana Menezes Carvalho, a criação da nova identidade representa uma conquista para o Jornalismo da UFSM, que estava há alguns anos sem uma marca institucional. “Ter tido a parceria da FACOS Agência foi fundamental para a construção de uma marca que representasse a nossa identidade”, afirma.
Estudantes interessados na confecção de materiais com a logo do curso devem seguir as orientações disponíveis no manual de identidade visual, que reúne as especificações para a aplicação da marca.