
A comunidade universitária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) conferiu, na última sexta-feira (12), as mais recentes ações do grupo de pesquisa Desinfomídia em uma reunião aberta no campus. O encontro, conduzido pela professora Luciana Carvalho, coordenadora do grupo, trouxe um panorama das atividades e dos resultados alcançados ao longo dos últimos anos.
Entre os destaques, o jornalista e pesquisador Rômulo Oliveira Tondo apresentou o projeto de extensão VerdadeiraMente, aprovado na chamada do CNPq/Decit/SECTICS/MS nº 30/2024, no eixo de Tradução e Disseminação do Conhecimento. A iniciativa, que conta com bolsas do CNPq e do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX/UFSM), aposta no jornalismo científico para reduzir o estigma em torno da saúde mental e combater a desinformação, especialmente entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Luciana Carvalho também detalhou avanços em diferentes frentes. A aprovação do Grupo de Pesquisa Comunicação e Desinformação na Intercom para o triênio 2025–2027, além da participação de membros em uma série de trabalhos apresentados em congressos regionais e nacionais. Entre eles, a ação “Verdade ou Mentira? O rádio no combate à desinformação”, que transformou checagens de boatos das enchentes de 2024 em programetes enviados a rádios das regiões de Santa Maria e Frederico Westphalen, conquistou o prêmio de melhor trabalho de extensão do Centro de Ciências Sociais e Humanas na JAI 2024.
A produção científica também ganhou espaço em revistas e livros, com artigos publicados na Rebej e na Mídia e Cotidiano, além de um capítulo no e-book Ensino, comunicação e desinformação: mídias, redes sociais e big techs. O grupo marcou presença em eventos acadêmicos como o Intercom Sul, o Intercom Nacional e o Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo da SBPJor.
Mais detalhes e links para as produções do grupo podem ser conferidos neste link.