Ir para o conteúdo Pedagogia Ir para o menu Pedagogia Ir para a busca no site Pedagogia Ir para o rodapé Pedagogia
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

TCC – Noturno

O Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno será um trabalho escrito, sob orientação de um professor da UFSM, que atue ou tenha atuado no curso de Licenciatura em Pedagogia, podendo ser realizado de três formas distintas:

  • um trabalho acadêmico de pesquisa escrito, resultante de estudos de pesquisa/extensão que o(a) acadêmico(a) tenha iniciado em alguma etapa anterior de seu Curso, vinculado a sua formação;
  • um trabalho acadêmico de pesquisa escrito a partir do projeto desenvolvido no nono semestre do curso na disciplina de Pesquisa e Docência, bem como, nas disciplinas de Processos Investigativos A (1º semestre) e Processos Investigativos B (2º semestre);
  • um trabalho acadêmico escrito, decorrente das atividades de Estágio Curricular Supervisionado e que tenha como foco a prática educativa reflexiva.

Será considerado reprovado no TCC o aluno que:

I – não cumprir a carga horária da disciplina;

II – obtiver média final inferior a 7,0 (sete).

Tendo em vista as características didático-pedagógicas da disciplina, não haverá oportunidade de realização de exame. Em caso de reprovação o(a) acadêmico(a) deverá matricular-se novamente na disciplina de TCC A, realizando-a de acordo com a oferta do semestre.

Conforme a Resolução N. 025/2017, que regulamenta os processos de dispensa de disciplinas de graduação, dispensa de disciplinas por autodidatismo e registro de Atividades Complementares de Graduação (ACG), o aproveitamento de estudos não se aplica à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso A (TCC A).  

Os casos omissos serão encaminhados pela(o) Professora(r) Orientadora(r) ao Colegiado do Curso.

Anexos