Ir para o conteúdo PPGAAA Ir para o menu PPGAAA Ir para a busca no site PPGAAA Ir para o rodapé PPGAAA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de pesquisa: Determinação da fenologia de híbridos de melancieira



Mestrando: Engº. Agrº. Francisco Ernesto Dalla Nora

Orientador(a): Profª. Drª. Denise Schmidt

      Fr1

Figura 1. Integrantes do grupo de pesquisa realizando a semeadura dos híbridos Top Gun e Manchester (Fonte: arquivo pessoal)

     O trabalho esta sendo conduzido no município de Frederico Westphalen, sendo que o mesmo tem o objetivo de avaliar a fenologia dos híbridos de melancia Top Gun (precoce) e Manchester (ciclo médio) com dois sistemas de desbaste de frutos (com e sem desbaste de frutos) para assim, obter informações que possam vir a incrementar a produção dessa cultura na região. A área experimental utilizada é do curso de agronomia da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen-RS (UFSM-CESNORS) em cultivo de primavera-verão (2014/2015). As mudas de melancia foram produzidas em casa de vegetação, com substrato comercial, recebendo irrigação por aspersão. As plantas serão distribuídas em espaçamento entre linhas de 3,0m e entre plantas de 1,5m. Nos tratamentos onde as plantas terão desbaste de frutos, será deixado dois frutos por planta. Em relação aos períodos de avaliação, serão observados e posteriormente descritos os aspectos morfológicos dos híbridos, descrevendo todas as fases, desde a semeadura, germinação, crescimento vegetativo, florescimento e frutificação da cultura, sendo acompanhado a cada dois dias. Após a colheita dos frutos, serão avaliados e determinados a massa fresca, comprimento e diâmetro do fruto. Ao final da execução do projeto, esperam-se resultados que possam expressar os períodos e sub períodos vegetativos e reprodutivos para os híbridos de melancia Manchester e Top Gun.

Fr2

 Figura 2. Período inicial de avaliações, índice de velocidade de germinação – IVG (Fonte: arquivo pessoal). 

 

Fr3

Figura 3. Preparo da área para realização do transplante das mudas de melancieira. (Fonte: arquivo pessoal)

Fr4Figura 4. Início do processo de avaliação da fenologia, onde são observados a emissão de hastes e seu desenvolvimento. (Fonte: arquivo pessoal)

 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-568-247

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes