Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

O Grupo de Pesquisa Comunicação, Identidades e Fronteiras realiza hoje (23) seu VI Colóquio Internacional



O Grupo de Pesquisa Comunicação, Identidades e Fronteiras realiza hoje (23) seu VI Colóquio Internacional. Neste ano, o evento é composto por quatro lives no canal do YouTube do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM).

O evento aborda temáticas como a cobertura da pandemia COVID-19 na Argentina e no Brasil, cobertura noticiosa e controle social, discursos jornalísticos produzidos em capas de revista semanais, desigualdades socioterritoriais no acesso à infraestrutura Internet, lugar de fala e jornalismo e cultura nas fronteiras.

O Grupo, liderado pela Profa. Dra. Ada Cristina Machado Silveira, foi fundado a partir de preocupações comuns acerca das representações identitárias realizadas em função de diversos processos midiáticos. Organiza-se em torno aos temas vinculados às identidades (coletiva, cultural, de gênero, étnica) e sua manifestação nos suportes baseados seja nas tradicionais relações representacionais (imagem, sujeito, objeto) ou na inovadora perspectiva da virtualidade.

Serviço

O que: VI Colóquio Internacional do Grupo de Pesquisa Comunicação, Identidades e Fronteiras

Quando: dia 23 de outubro, das 9h às 18h

Onde: canal do YouTube do POSCOM/UFSM: https://www.youtube.com/channel/UCwAKzfL4AQEwf87jsgGozIg

Confira abaixo a programação completa. Cada uma das quatro lives pode ser acessada no YouTube separadamente.

9h – A cobertura da pandemia de COVID-19 (com Isabel Guimarães, Sonia Guazina e Joseline Pippi)

https://www.youtube.com/watch?v=C1vLGF20bs4

Isabel Guimarães é jornalista, mestre e doutora em Comunicação Social (PUC-RS) e realizou pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Atuou como professora substituta no Centro de Letras e Comunicação da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas). Pesquisa principalmente sobre jornalismo, cinema, documentário, televisão e imaginário. Fará uma breve intervenção sobre a cobertura da pandemia COVID-19 nos EUA.

Sonia Guazina é bacharel em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), doutoranda em História pela Universidad Nacional de Córdoba (UNC) e membro do grupo, Programa de Estudios Africanos CEA | FCS | UNC. Pesquisa sobre as tecnologias da informação e comunicação (TICs), representações midiáticas e identidades. Em este evento fará uma breve intervenção sobre a cobertura da pandemia COVID-19 na Argentina.

Joseline Pippi é Doutora em Extensão Rural e professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Pesquisa a visibilidade de ciência e tecnologia na imprensa interiorana e em sua fala abordará a presença da Covid-19 na imprensa do eixo Ilhéus-Itabuna, no Sul da Bahia.

10h30 – Mídia, cobertura noticiosa e controle social (com Camila Hartmann, Vanessa Sena e Ulysses Varela)

https://www.youtube.com/watch?v=pau1lphGtsU

Camila Hartmann é doutoranda e Mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma Universidade. Integra o Grupo de Pesquisa Comunicação, Identidades e Fronteiras (UFSM/CNPq) desde 2013. Em sua fala, abordará a análise dos discursos jornalísticos produzidos sobre o juízo político da presidente Dilma Rousseff em capas de revista semanais de circulação nacional em um contexto de midiatização da sociedade.

Vanessa Sena é jornalista, especialista em Divulgação e Jornalismo Científico na Amazônia (FIOCRUZ/Amazônia), mestra em Ciências da Comunicação (PPGCCOM/UFAM) e doutoranda no POSCOM/UFSM. Professora nos cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade) da Faculdade Martha Falcão, em Manaus-AM. Atua na comunicação da Reitoria do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

Ulysses Varela é doutorando em Comunicação (POSCOM/UFSM), tendo realizado período sanduíche em Maputo (Moçambique), desenvolvendo troca de experiências e pesquisas na área de midiatização da ciência. Mestre em Ciências da Comunicação (PPGCCOM/UFAM) e professor universitário, pesquisa sobre midiatização de ciência e a complexidade e representatividade da cobertura telejornalística no Brasil e em Moçambique.

14h – Mídia e distopia: manifestações e comunicação (com Mauricio Fanfa e Kelly Alves)

https://www.youtube.com/watch?v=DfK_YlKgaLI

Maurício Fanfa é produtor editorial, doutorando em comunicação e pesquisa desigualdades socioterritoriais no acesso à Internet, em sua fala tratará sobre a expansão de infraestrutura de Internet como uma dinâmica de inclusão digital por um lado e colonialismo de dados por outro.

Kelly Alves é jornalista, doutoranda em Comunicação (POSCOM/UFSM) e mestra em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (UNEMAT). Estuda comunicação como tecnologia social, jornalismo popular, comunicação rural e fronteiras. Pesquisa a mídia na fronteira internacional, especialmente a representação das identidades culturais do espaço fronteiriço Brasil-Bolívia.

15h30 – Mídia e lugar de fala (com Helyna Dewes e Phillipp Gripp)

https://www.youtube.com/watch?v=vKaQT_d70uM

Helyna Dewes é doutoranda e mestra pelo POSCOM/UFSM, produtora cultural, publicitária, especialista em Gestão Cultural (SENAC) e em Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos (Universidad Nacional de Córdoba). Servidora da Universidade Federal do Pampa. Falará sobre o cronotopo da fronteira nas letras das canções de Chito de Melo em relação à identidade transfronteiriça.

Phillipp Gripp é doutor e mestre pelo POSCOM/UFSM e jornalista. Dedica-se a investigações acerca de lugares de fala, relações de poder, discurso, identidades, gênero e popularização científica. Falará sobre a ambivalência discursiva e política dos lugares de fala.

17h – Encerramento

Confira a programação completa também no YouTube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLZAYVeYJM7mVpAEDJZVqoUy557gT3mL1l


Para receber certificados de ouvinte, preencha o seguinte formulário no dia do evento: https://forms.gle/nTipWe46R1HYpXWG8

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-1843

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes