O Projeto 50/50, criado na UFSM pela professora do Poscom, Juliana Petermann, existe desde 2017 e atua para fomentar a participação das mulheres no mercado da Comunicação. Inicialmente focado na equidade de gênero na publicidade e com desenvolvimento na UFSM, após quatro anos de 50/50, o Projeto expande-se para outras universidades e áreas.
Neste ano, há a colaboração de outras duas universidades federais gaúchas: Unipampa, com a professora Fernanda Sagrilo Andres e UFRGS, com as professoras Elisa Piedras e Laura Wottrich. Além da publicidade, foram incorporadas as áreas de Relações Públicas e Jornalismo com o intuito de discutir a equidade de gênero na Comunicação de maneira integrada.
O 50/50 objetiva abrir portas para a equidade de gênero, construindo espaços para o desenvolvimento profissional de alunas da graduação a partir de rodas de conversa, de oficinas técnicas e de bate papos com profissionais do mercado. O Projeto não é apenas um curso, mas também uma rede de mulheres construída a muitas mãos para, juntas, mudarem a realidade ainda desigual do mercado da Comunicação.
Nesta edição, o “50/50: Abrindo portas para a equidade de gênero na Comunicação” conta com seis encontros e quatro palestrantes. O evento já começou e as 100 vagas disponibilizadas foram esgotadas em três dias. Há participação de 15 universidades do Brasil.
Confira a programação:
(14/10): Abertura de Portas
(21/10 a 4/11): Rodas de conversas
(11/11): Mulher e síndrome de impostora, com Dani Arrais
(18/11): Coletividade, criatividade e mudança social, com Dani Mattos
(25/11): Mulheres na liderança, com Ana Cortat
(02/12): Criatividade e Diversidade, com Joana Mendes
Horário: 20h15min
Para mais informações, acesse o Instagram @publicidade5050: https://www.instagram.com/publicidade5050/?hl=pt-br