Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Informações sobre prazo de defesa de trabalho final



Compartilhamos orientações da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFSM com esclarecimentos sobre as datas finais para defesas de teses e dissertações em duas situações:

1) Para aqueles que solicitaram pedido de prorrogação e ainda não realizaram as suas defesas de dissertação e de tese

Em relação ao Art. 3º da Instrução Normativa 03/2022- PRPGP:   “Durante o período que vai até o final do segundo semestre letivo de 2022 poderão ser realizadas Defesas de Monografias, Teses e Dissertações no formato presencial, no formato híbrido ou no formato totalmente online.” Entendemos que o prazo para a defesa nesse formato vai até o final do mês de março de 2023. Lembrando que essa possibilidade de defesa estará prevista no novo Regimento da Pós.

Esta data limite se refere aos casos de alunos(as) de pós-graduação que já se encontravam com seus períodos de conclusão expirados quando da entrada em vigor da Resolução UFSM 079/2022. 

2) Quanto aos alunos de mestrado que ingressaram no 1º semestre de 2021 (18/05/2021)

O prazo de 24 meses será respeitado e os alunos poderão defender até abril de 2023 sem que haja pedido de prorrogação. O processo de defesa deverá ser aberto até 10.03.2023.

Para os casos em que se pressupõe a inviabilidade da defesa até abril de 2023, o pedido de prorrogação, via processo PEN, deverá ser encaminhado ao orientador e colegiado  e providenciada a renovação do vínculo de matrícula em EDT/EDM

Orientações para prorrogação de prazo de defesa estão publicadas no site da PRPGP: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/servicos/prorrogacao-de-prazo-para-defesa

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-2499

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes