Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Série “Futuros Possíveis” promoverá evento sobre comunicação em desastres

Marcado para o Dia Mundial do Meio Ambiente, o momento contará com palestra, painel e roda de conversa on-line com a participação de jornalistas e pesquisadoras/es



Os desafios da comunicação e informação no contexto de desastres será tema de evento promovido pela série Futuros Possíveis – Encontros de Pesquisa, no Dia Mundial do Meio Ambiente  5 de junho. A iniciativa procura ampliar e aprofundar as reflexões em torno da área da comunicação diante da emergência climática e de desastres socioambientais, como o enfrentado pelo estado do Rio Grande do Sul neste mês de maio de 2024. “Futuros Possíveis: Comunicação, Informação e Desastres” é o título do encontro que poderá ser acompanhado, a partir das 13h45, em formato on-line via YouTube ou presencial na sala 19 do bloco 1 da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM/FW). Haverá espaços reservados para perguntas e diálogo entre participantes e público. Não é necessário inscrição prévia para assistir. 

A organização do evento é realizada em uma parceria entre o milpa – laboratório de jornalismo, Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom) da UFSM, e o Programa de Extensão Mão na Mídia, do Departamento de Ciências da Comunicação (Decom) da UFSM/FW. O encontro faz parte da programação do “Pensando Verde: Semana do Meio Ambiente”, promovida pelo Grupo Agenda 2030, da UFSM/FW.

Inicialmente, haverá a participação de Fernanda Damacena, advogada com pós-doutorado em Direito Socioambiental e Sustentabilidade, com a palestra “Direito à Informação no Contexto de Risco e de Desastres”. A mediação será do jornalista e mestrando Micael Olegário (POSCOM/UFSM). 

Em seguida, será aberto um painel com a participação da jornalista Sônia Bridi, da Rede Globo, e do jornalista Luís Eduardo Gomes, do portal Sul21, que irá tematizar o “Jornalismo na Cobertura de Desastres”. A mediação será da jornalista e doutoranda Anna Júlia Carlos da Silva (POSCOM/UFSM).

 

Espaço para a pesquisa

Além da palestra e do painel temático, o evento terá um terceiro momento com uma roda de conversa sobre “A Pesquisa em Comunicação diante das Mudanças Climáticas”. Estarão presentes a professora Ilza Maria Tourinho Girardi e a pesquisadora Eloisa Beling Loose, do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (PPGCOM/UFRGS); a professora Márcia Franz Amaral, do Grupo de Estudos em Jornalismo (POSCOM/UFSM); a professora Cláudia Herte de Moraes, do Programa Mão na Mídia (UFSM/FW); e o professor Reges Schwaab, do milpa – laboratório de jornalismo (POSCOM/UFSM).

Link para acesso à transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/live/9lx9zk35Oc4

 

Fernanda Damacena é advogada, consultora e pesquisadora. Realizou pós-doutorado na área de concentração Direito Socioambiental e Sustentabilidade. É doutora e mestra em Direito, além de especialista em Direito do Estado. Visiting Research Fellow na UWA Law School – Austrália.

Sônia Bridi é jornalista, escritora e repórter especial, com vasta experiência em reportagens investigativas e coberturas de questões ambientais e sociais. Foi correspondente da Rede Globo em Londres, Nova Iorque, Pequim e Paris. Autora de Laowai – aventuras de uma repórter brasileira na China (2008) e Diário do Clima (2012).

Luís Eduardo Gomes é graduado e mestre em Comunicação Social, com especialização na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). É repórter do site Sul21 desde 2015 e sócio desde 2020. Possui passagens anteriores pelo Portal Terra e pelo Diário Gaúcho.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-3431

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes